Buscar

PPCP - APOL 3 / NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 2 – Planejamento, Programação e Controle de Produção – NOTA 100
Questão 1/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Estoque é dinheiro parado. Como em muitos casos não há como trabalhar sem ele, é preciso gerir bem esse fluxo para minimizar o seu custo – não importa se os estoques são de matérias-primas, materiais de consumo (almoxarifado), de projetos em andamento (no caso de serviços) ou ainda de produtos acabados. O primeiro passo para gerir o estoque é classificar os itens de forma a separar os de maior impacto na produção. Adaptado de http://exame.abril.com.br/pme/como-nao-perder-dinheiro-com-estoque-do-seu-negocio/ para fins acadêmicos. Para fazer a separação dos itens existem ferramentas que auxiliam nesta operação como, por exemplo, a Classificação ABC. Observe as afirmações a seguir sobre esta classificação:
I. Os produtos A indicam uma pequena demanda altamente valorizada.
II. Os produtos C representam uma grande demanda pouco valorizada.
III. Os produtos B tem itens com importância e quantidades médias. 
Assinale a opção correta quanto as afirmações sobre a Classificação ABC:
	
	A
	Somente a afirmação I é correta
	
	B
	Somente a afirmação II é correta
	
	C
	Somente a afirmação III é correta
	
	D
	As afirmações I, II e III são corretas
Questão 2/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Uma boa gestão do estoque inclui fazer um estoque mínimo de segurança pois, nas indústrias, é preciso ter estoques de matérias-primas para garantir a produção contínua. Gerenciar bem o estoque mínimo diminui o risco de não se ter os itens necessários para a manufatura dos produtos por conta de problemas inesperados, como imprevistos com o fornecedor, atrasos na entrega, ou até uma demanda que não foi prevista. Assinale a opção correta quanto ao que se deve observar ao calcular o estoque mínimo de segurança:
	
	A
	Os custos de produção e armazenagem do item
	
	B
	Os custos de aquisição do estoque de segurança e os custos de manufatura do 
item a ser reposto
	
	C
	Os custos do esgotamento do item e os custos de manutenção dos estoques de 
segurança
	
	D
	Os custos de reposição do estoque e o custo de venda dos itens
Questão 3/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
Após a realização do plano de produção, no longo prazo, e do plano mestre de produção, no curto prazo, se faz necessário conhecer quanto e em qual momento (em que sequência) será necessário produzir para atender a demanda de um determinado produto. Tal conhecimento se deve à necessidade de a produção elaborar a definição da quantidade de trabalho a ser alocado em cada centro de trabalho e determinar a ordem em que as tarefas serão realizadas, seu o início e o fim de cada tarefa. Assinale a opção correta quanto a qual etapa do PPCP estas atividades fazem parte:
	
	A
	Planejamento da produção
	
	B
	Programação da produção
	
	C
	Controle da produção
	
	D
	Produção dos bens e serviços
Questão 4/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
A situação ideal quanto ao gerenciamento dos estoques de uma empresa é trabalhar com o conceito just in time, no qual só há entrega do fornecedor na hora de vender ou usar o item na produção. No entanto, muitas situações indicam a necessidade de se fazer estoques. Assim, itens estocados que representam mais em termos financeiros ou que podem parar a produção, precisam ser monitorados com cálculos como o de lote econômico de compra. Adaptado de http://exame.abril.com.br/pme/como-nao-perder-dinheiro-com-estoque-do-seu-negocio/ para fins acadêmicos. O cálculo do lote econômico de compra auxilia na gestão de estoque pois:
	
	A
	O lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem, é mínimo para o período considerado.
	
	B
	O lote econômico é a quantidade máxima de material a ser adquirida a cada mês, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem, é o adequado para o período considerado.
	
	C
	O lote econômico é a quantidade mínima de material a ser adquirida para manter cada operação de manufatura funcionando, independente dos custos de estocagem para o período considerado.
	
	D
	O lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem, é máximo para o período considerado.
Questão 5/5 - Planejamento, Programação e Controle da Produção
 "Um sistema que será considerado, a partir de agora, semente que ficará à disposição dos órgãos brasileiros e das entidades que representam o setor agrícola que poderão acessar e escolher qual o melhor projeto sob a ótica da carga, para o escoamento da produção", anunciou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, durante o lançamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária, em março de 2018, em Brasília. O sistema é aberto para qualquer cidadão que queira fazer uso de dados, como mapas, quadros evolutivos, gráficos, localização de áreas de escoamento e encontrar oportunidades ou gargalos para seu negócio ou estudo. A plataforma on-line foi desenvolvida pela Embrapa Territorial e mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais. O sistema fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos, atuais e futuros, para ampliar a competitividade de dez cadeias agropecuárias brasileiras: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos. Juntas, essas dez cadeias representam mais de 90% da carga agropecuária do País. A plataforma disponibiliza mapas com dados dos últimos 17 anos sobre área e volume de produção, quantidades exportadas e destinos das principais cadeias produtivas em cada microrregião, estado ou região. A tecnologia cruza dados numéricos, gera tabelas, gráficos e mais de 100 mil mapas dinâmicos. Inclui dados georreferenciados dos modais logísticos utilizados (rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e portuário) para enviar a produção e receber insumos (fertilizantes, máquinas, defensivos etc.). Também possui informações sobre milhares de estruturas de armazenagem e unidades processadoras identificadas e geocodificadas. Adaptado de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32403031/sistema-de-inteligencia-territorial-estrategica-da-macrologistica-agropecuaria-e-lancado-no-ministerio-da-agricultura
O fornecimento deste tipo de base de dados auxilia as organizações a elaborar suas estratégias produtivas com mais acurácia, pois para estabelecer um plano estratégico de produção são necessárias:
	
	A
	Informações internas às organizações que poderão ser encontradas na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	B
	Informações externas às organizações, que nem sempre são de fácil obtenção, e serão de mais fácil acesso na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	C
	Informações sobre a escolha da organização quanto aos seus critérios de desempenho que estarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.
	
	D
	Informações sobre o plano de produção desenvolvido pela organização, que ficarão disponíveis na plataforma on-line desenvolvida pela Embrapa.

Outros materiais