Buscar

questão espaço não escolar

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Ao refletirmos que a identidade de gênero pode ser compreendida como a auto percepção sobre o masculino e o feminino independente da representação biológica. E essa percepção é construída pelos fatores sociais e culturais predominantes na formação do sujeito sendo um elemento constituinte da identidade, mas não definidor dessa mesma identidade, pois seu desenvolvimento ocorre desde o nascimento na interação entre o indivíduo e os outros.
Com base nessas ideias, analise as afirmações abaixo:
I. A escola é um ambiente propício para a troca em que se pode propiciar aos alunos debates, conversas, jogos e brincadeiras sobre a sexualidade, suas relações de conflito e as contradições.
II. Importante que a escola propicie uma intervenção conservadora, baseada na reprodução, enfocando o corpo biológico deslocado de sua dimensão social, cultural, afetiva, prendendo-se efetivamente ao corpo.
III. A Educação formal deve contribuir para reproduzir o sexismo através do conteúdo do ensino, dos estereótipos presentes na interação formal, da orientação escolar e profissional indicada por preconceito de gênero.
IV. A escola precisa preocupar-se em realizar um trabalho que leve à reflexão das formas mais sutis de discriminação que estão presentes na linguagem, nos gestos, na divisão do espaço, nos símbolos e códigos existentes em seu interior.
Podemos considerar correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, IV.
b. III, IV.
c. I, IV.
d. I, III, IV.
e. I, II, III, IV.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O olhar da educação não formal sobre o papel dos movimentos sociais ou mesmo o olhar dos movimentos sociais, que se organizam pela educação não formal, deve pressupor, portanto, essa relação indis-sociável entre as relações sociais marcadas historicamente pelo trabalho e o impacto sobre os processos excludentes que geram o preconceito. Isso significa um outro olhar sobre a história, sobre a sociedade, sobre as relações humanas e sobre o outro. Não se trata de um olhar conservador, tradicional, hegemônico e classista, mas sim:
Escolha uma:
a. A educação não formal não segue nenhuma instância legal para seu funcionamento.
b. Os dois tipos de formação (formal e não formal) são classificatórios, e só tem sucesso quem tiver uma boa formação e melhor formação de caráter.
c. Uma atenção especial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cursos de educação a distância, fazem parte da educação não formal.
d. Um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana.
Não se trata de um olhar conservador, tradicional, hegemônico e classista, mas sim um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana. Contudo, não se concebe enfrentamento sem conhecimento. Esse é o papel e a intencionalidade da educação, seja escolar ou em espaço não escolar. Para tal, os movimentos sociais e culturais crescem. Pautam suas ações no emblemático papel de buscar a unidade na diversidade, sem diluir ou pulverizar a compreensão do cidadão de direito, indepen¬dente de gênero, raça, classe, cor. O que se deve destacar é que todos somos cidadãos de direito.
e. A educação formal não segue as instâncias legais para seu funcionamento.
Feedback
A resposta correta é: Um olhar que possa contribuir para que o histórico preconceito social e cultural seja enfrentado ao longo da existência humana..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme visto na disciplina, a algumas décadas atrás a Educação em espaço não formal era voltada a formação de mão de obra qualificada para lidar com automação, computadores de alta tecnologia e microeletrônica. Para tanto, a formação do trabalhador a partir da própria empresa ganha espaço nesse contexto, fator que evidenciou outro ramo da educação não formal, a chamada Educação empresarial. Sobre este assunto, é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. A educação não formal organizou-se no Brasil com movimentos da camada capitalista.
b. A pedagogia empresarial passa a assumir essa nova configuração de educação não formal, articulando a formação do trabalhador ao ideário da lógica empresarial.
Espera-se que o acadêmico saiba que o berço da educação não formal veio de jovens e adultos trabalhadores que, por meio de organizações sociais, buscaram a complementação das necessidades sentidas por ele, claro que com a lógica do empregador.
c. A educação de jovens e adultos gerou na atualidade, o que chamamos de educação em espaço não escolar. Foram eles que reivindicaram o fechamento das escolas formais e defenderam a inexistência de um sistema de ensino curricular nacional.
d. A educação continuada é estimulada dentro das empresas para as pessoas que exercem altos cargos na mesma.
e. Foi no chão das fábricas e das empresas que a educação não formal surgiu e implicou a lógica da formação dos administradores e demais integrantes da equipe diretiva.
Feedback
A resposta correta é: A pedagogia empresarial passa a assumir essa nova configuração de educação não formal, articulando a formação do trabalhador ao ideário da lógica empresarial..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitos autores têm discutido as relações entre educação e política no século XX. Com base nas ideias defendidas no livro da disciplina, numa concepção progressista de educação e no pensamento de Freitag, Saviani e Freire, leia as afirmativas abaixo sobre essa relação e assinale a alternativa correta:
I. A educação tem uma dimensão política e não é neutra, tem um caráter ideológico, formador, emancipador e intencional. Nesse sentido, segundo Freitag, a educação se baseia “em uma filosofia de vida, uma concepção de homem e sociedade’’.
II. O ato de educar está ligado a um projeto político, econômico, social e cultural.
III. Saviani defende o caráter emancipador da educação e, com base na pedagogia histórico-crítica, considera que é importante democratizar o acesso ao conhecimento universal, social, filosófico e político. O conhecimento é construído por todos e expressa a identidade e a história de um grupo político social ou cultural, sendo assim humanizador e integrador.
IV. Na década de 1960, Freire vê a educação como um ato político em si e como via de conscientização da classe trabalhadora de sua condição de opressão e para enfrentar as condições econômicas, sociais que a oprimem.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e IV.
b. I, II e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. I, II, III e IV.
A educação tem uma dimensão política e não é neutra, tem um caráter ideológico, formador, emancipador e intencional. . Nesse sentido, segundo Freitag, a educação se baseia ‘em uma filosofia de vida, uma concepção de homem e sociedade’’. Desde modo, o ato de educar está sempre ligado a um projeto político, econômico, social e cultural. Saviani (1980) defende o caráter emancipador da educação e, com base na pedagogia histórico-crítica, considera que é importante democratizar o acesso ao conhecimento universal, social, filosófico e político. O conhecimento é construído por todos e expressa à identidade e a história de um grupo político social ou cultural, sendo assim humanizador e integrador. Além disso, na década de 1960, Freire vê a educação como um ato político em si e como via de conscientização da classe trabalhadora de sua condição de opressão e para enfrentar as condições econômicas, sociais e políticas que a oprimem.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme visto na disciplina, as formas de oferta e atendimento para a educação não formal são diferentes. Constituem se como práticas às vezes isoladas, mas que se voltam para práticas sociais, não somente vislumbrando o atendimento, mas a análise do real para sua intervenção no sentido de conhecê lo e exigir direitose conquistas. Sabe-se que é preciso conceber a educação ofertada em diferentes ambientes, isto é, deve ser concebida também em:
Escolha uma:
a. Penitenciárias para ressocialização.
b. Hospitais, nas classes de alfabetização de adultos e no sistema prisional.
Sabe-se que é preciso conceber a educação ofertada em diferentes ambientes, como em hospitais, nas classes de alfabetização de adultos e no sistema prisional, carrega uma abordagem comum quando se concebe a relação educação e trabalho. É preciso ter claro que todos os atendidos, educandos e educadores, são parte de um mesmo mundo, o qual deve ser analisado e transformado ao longo da história.
c. Clubes, academias e grandes empresas.
d. Asilos e Educação de Jovens e Adultos.
e. Escolas públicas, ou seja, escolas municipais e estaduais.
Feedback
A resposta correta é: Hospitais, nas classes de alfabetização de adultos e no sistema prisional..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O trabalho é muito importante para a vida do homem e tem sido estudado por vários autores. Tendo como base as teorias de Marx e Lukács sobre o trabalho, avalie as afirmações abaixo sobre o trabalho e a relação com a educação:
I. Assim como ocorre com a educação, o trabalho é intencional, pois o homem precisa se vestir, se alimentar e se defender.
II. É a partir do trabalho que o homem age sobre a natureza adaptando-a as suas necessidades de sobrevivência. Segundo Lukács o trabalho tem uma dimensão ontológica, sendo assim, próprio do ser humano.
III. Segundo Marx (1996), o capitalismo explora o trabalhador, já neste sistema, o mesmo consome os meios de produção, mas vende sua força de trabalho (que vira mercadoria) ao patrão para viver e fica alienado, não tendo controle do tempo nem podendo, às vezes, comprar o bem que produz. Assim, o capitalismo tem uma lógica contraditória e excludente, oprimindo uma classe sobre a outra e fazendo com que o trabalho tenha, ao mesmo tempo, um caráter alienador e humanizador.
É correto o que afirma:
Escolha uma:
a. Todas estão corretas.
É a partir do trabalho que o homem age sobre a natureza adaptando-a ás suas necessidades de sobrevivência, e atua conscientemente, se relaciona, e se faz homem É por isso, segundo Lukacs, (1976-1981) que o trabalho tem uma dimensão ontológica, sendo assim próprio do ser humano. Assim, o trabalho tem um lado humanizador e é relevante na educação formal e na não formal. Logo, assim como ocorre como a educação , o trabalho é intencional, pois o homem precisa se vestir, se alimentar e se defender. Além disso, segundo Marx (1996), o capitalismo explora o trabalhador, já neste sistema , o mesmo consome os meios de produção , mas vende sua força de trabalho (que vira mercadoria) ao patrão para viver e fica alienado, não tendo controle do tempo nem podendo, às vezes, comprar o bem que produz. Assim, o capitalismo tem uma lógica contraditória e excludente, oprimindo uma classe sobre a outra e fazendo com que o trabalho tenha, ao mesmo tempo, um caráter alienador e humanizador.
b. Apenas a II está correta.
c. Apenas II e III.
d. Apenas I e III.
e. Apenas I e II.
Feedback
A resposta correta é: Todas estão corretas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Brasil foi colonizado pelos portugueses e espanhóis, à custa da exploração de indígenas e negros. Os indígenas resistiram os processos de escravidão, levando os europeus a escravizar os africanos. Em relação às populações historicamente marginalizadas e discriminadas é correto afirmar:
I. Pelo fato dos indígenas não cederem às exigências dos colonizadores, motivou os europeus trazerem para o Brasil, de forma compulsória, negros de vários países da África, com língua, costumes e tradições diferentes.
II. Como os escravocratas de misturaram as diversas etnias africanas e desconhecendo o território e a língua falada no Brasil facilitou o processo de escravização dos negros.
III.Com o advento da Constituição de 1988, aumentou mais a questão de escravidão no Brasil.
Diante das afirmativas supracitadas, é correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
O contato entre colonizadores e indígenas se deu de forma violenta. Os povos indígenas, legítimos donos de terra, foram subjugados, socialmente inferiorizados e culturalmente desconsiderados. O fato de os indígenas terem resistido das mais diversas formas ao processo de escravização, motivou o europeu a escravizar os africanos. Assim, foram trazidos da África, com línguas, costumes e tradições diferentes. O fato de os escravocratas misturarem as diversas etnias africanas, aliado ao desconhecimento do território brasileiro, da floresta e da língua falada no Brasil, facilitou o processo de escravização. Porém, a Constituição de 1988, estabeleceu bases mais éticas e justas para a convivência social no país, ressaltando o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais.
b. I e II.
c. III.
d. I , II e III.
e. II e III.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Luciano (2006, p. 28) “Não existe nenhum povo, tribo ou clã com denominação de índio. Cada índio pertence a um povo com etnia com denominação própria: Guarani, Yanomami, Kulina, Madjá...”. Com essa afirmação, o autor pretende esclarecer que:
I. Os índios se tratam como parentes, o termo índio hoje significa que compartilham direitos coletivos, a história de colonização e a luta pela autonomia sociocultural de seus povos diante da sociedade global.
II. Para o autor, a manutenção do modo de viver indígena significa: organizar trabalhos, dividir bens, educar filhos, contar histórias de vida, praticar rituais e tomar decisões acerca da vida coletiva. [...]
III. Os índios são povos de hoje, que representam uma parcela significativa da população brasileira e que por sua diversidade cultural, territórios, conhecimentos e valores ajudaram a construir o Brasil.
IV. É certo que no Brasil de hoje ainda muitos brasileiros veem os índios como preguiçosos, improdutivos, empecilhos para o desenvolvimento.
v. Os índios são vistos por toda sociedade como valiosos protetores das florestas, dos rios, e possíveis salvadores do planeta doente em função da ambição de alguns homens brancos que estão devastando tudo o que encontram pela frente.
As alternativas corretas correspondem a letra:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V.
b. I, II, III e IV.
Infelizmente, os índios não recebem o valor que merecem. Esquecemos que eles são os verdadeiros protetores das florestas e possíveis salvadores do planeta doente em função da ambição dos homens brancos. Ainda são vistos como preguiçosos e improdutivos.
c. II, IV e V.
d. I, II, III, IV e V.
e. II, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na Antiguidade a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie, ou seja, gerar, amamentar, criar e outras atividades relacionadas ao fazer doméstico. Assim é correto afirmar que:
I. As mulheres tinham grande valor para a sociedade.
II. O trabalho desenvolvido pelas mulheres tinham pouco valor na sociedade.
III. As mulheres eram muito respeitadas pela sociedade.
IV. As mulheres cortesãs eram as únicas a terem um pouco de conhecimento.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III.
b. II e IV.
Na Antiguidade, a mulher tinha como tarefa central a reprodução da espécie (gerar, amamentar e criar) e outras atividades ligadas ao plano doméstico ( fiar , tecer), que eram consideradas de pouco valor para a sociedade. A arte e a política tinham um espaço de discussão próprio e eram atividades exclusivas dos homens. Conhecer e pensar eram coisas proibidas às mulheres e, quando permitidas, o eram apenas às cortesãs.
c. II, III e IV.
d. I e IV.
e. I, II, e III.
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos papéis da escola é desconstruir o mito da democracia racial visando a promoção da igualdade racial. Emconsonância com esta afirmativa, analise as afirmativas abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, no que diz respeito ao papel da escola na promoção da igualdade racial:
( )Seja instrumento de ascensão social da classe trabalhadora.
( )Construa uma sociedade civil forte.
( )Promova uma sociedade mais democrática.
( )Valorize as contribuições culturais dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro.
( )Promova o espaço social para a construção de identidades pessoais e sociais visando à formação integral do ser humano.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta :
Escolha uma:
a. V , V, V , V e V.
Todas sugerem uma ação eficaz para que o racismo seja banido do espaço escolar bem como da sociedade em geral.
b. F , F, V, F e F.
c. V, F , V, V e F.
d. V , F, V, V e V.
e. V , V, V. V e F.
Feedback
A resposta correta é: V , V, V , V e V..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O nome “cigano” designa muitos povos espalhados por quase todas as regiões do mundo. Povos com diferentes cores, crenças, religiões, costumes, rituais, que, por razões às vezes difíceis de compreender. Mas, apesar de todas as divergências, algumas características permitem traçar um perfil comum a esses grupos. São elas:
I. Espírito viajante uma vez que todos são nômades. Os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar.
II. Não criam raízes, têm uma noção de propriedade diferente da ocidental – estão sempre fazendo negócios.
III. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar.
IV. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança.
V. A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
A alternativa que corresponde às características do povo cigano se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. II, III, IV e V.
Muito embora os ciganos não se sentem pertencentes a um único lugar, nem todos os ciganos são nômades. Muitos desses povos conseguem adaptar-se em determinada região e permanecer residência. No entanto, não deixam de seguir seus costumes e tradições. Eles não gostam de se submeter a leis e a regras que não sejam as deles. Prezam, acima de tudo, a liberdade. Mesmo assim, alguns deles podem até se estabelecer por muito tempo em um mesmo lugar. É em torno da família que uma comunidade cigana se organiza. Há um líder, sempre um homem, nomeado por mérito e não por herança. V - A sociedade cigana é patriarcal. Ao se casar, o homem vira o responsável pelo sustento do lar. A mulher passa a morar com a família do marido e deve cuidar dele, dos sogros, da casa e dos filhos.
b. II, IV e V.
c. I, II, III e IV.
d. II, III e IV.
e. I, II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: II, III, IV e V..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Parte superior do formulário
O trabalho e as formas de relação trabalhista vêm se modificando ao longo da história, porém a dimensão educativa do trabalho sempre existiu e não desaparece. Os papéis da educação formal (escolar) e da não formal (em outros espaços) trazem consigo uma similitude histórica, social e política, sobre a qual o ato de educar se fundamenta. A partir dessa visão, assinale a alternativa que indica uma conclusão que não é válida para esse contexto:
Escolha uma:
a. O trabalho é considerado algo essencial para a sobrevivência humana, contudo não contribui para o desenvolvimento intelectual do sujeito crítico e atuante em sociedade, por ser mecânico e repetitivo.
b. Por meio do trabalho, o homem modifica estruturas biológicas e psíquicas, potencializando ações do corpo e desenvolvendo funções mentais superiores.
c. O trabalho é intencional, concebido a partir da ação humana de maneira pensada, coletiva e socializante.
d. O trabalho tem um viés contraditório, uma vez que é humanizador e, ao mesmo, tempo alienador.
e. No modo de produção capitalista, o trabalhador vive em um movimento complementar entre se emancipar e se alienar.
O movimento que o trabalhador está submetido na sociedade capitalista, entre o emancipar-se e alienar-se, não é complementar, é na verdade, contraditório e conflituoso. Por outro lado, o trabalho é sim, intencional e contraditório, além de modificar estruturas biológicas e psíquicas.
Feedback
A resposta correta é: O trabalho é considerado algo essencial para a sobrevivência humana, contudo não contribui para o desenvolvimento intelectual do sujeito crítico e atuante em sociedade, por ser mecânico e repetitivo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Trabalho entendido como princípio educativo tem uma estreita vinculação com a Educação no espaço não escolar. Compreender a relação entre a trajetória profissional e as ações educativas fora das instituições educacionais abre um leque de possibilidades inovadoras aos profissionais da educação. No que se refere a essa relação, analise as sentenças a seguir, classificando-as em V para Verdadeiras e F para Falsas.
( ) É sobre o fundamento da Aprendizagem Profissional que se expressa a origem e a história da educação em espaço não escolar.
( ) A relação entre educação e trabalho pode ser entendida como
um “guarda-chuva” conceitual que abriga várias formas de manifestação educativa em espaços não escolares, como por exemplo: educação no sistema prisional, movimentos sociais, educação hospitalar, entre outras.
( ) A educação não formal é aquela que se concebe apenas no seu familiar, tendo em vista que a educação formal se concebe no ambiente escolar.
( ) O trabalho como principio educativo não leva em conta a bagagem de conhecimentos produzidos pelo sujeito em ambiente não formal, apenas os conhecimentos cientificamente construídos em ambiente formal.
( ) A educação pública, formal ou não formal, precisa ir ao encontro das necessidades históricas dos trabalhadores e suas famílias, para que a educação seja significativa e adaptada à realidade do mundo do trabalho.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, V.
b. F, V, F, F, V.
A primeira sentença está incorreta, pois o fundamento para a educação informal (em espaço não escolar) não é a aprendizagem profissional (que abrange a educação formal também), mas sim o próprio Trabalho. A segunda frase está correta, a relação educação-trabalho é o guarda-chuva a partir do qual se organizam as subáreas da educação em espaços não escolares. A terceira e quarta sentenças são falsas, tendo em vista que a educação não formal ocorre em todos os ambientes da sociedade, não se restringindo ao seio familiar e o trabalho como principio educativo considera, sim, os conhecimentos prévios do sujeito fazendo uma relação entre trabalho e educação, pois ambos caminham juntos, partindo do pressuposto que a escola forma o sujeito para o mundo do trabalho.
A quinta sentença está correta, pois o contexto de vida dos trabalhadores deve ser a base para organização dos sistemas educativos formais ou informais.
c. Nenhuma das Alternativas.
d. V, F, F, V, F.
e. F, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, F, F, V..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Vygotsky defende que é pela socialização que o homem adquire e usa a linguagem, cria símbolos, desenvolve a memória e a capacidade de abstração e adquire conhecimento. Levando em conta as ideias de Vygotsky e de Gohn (2000), nessa perspectiva pedagógica histórico–critica e da psicologia social, analise as afirmações abaixo sobre o papel da mediação e a forma como o conhecimento deve ser ensinado e aprendido na educação formal (escolar) e na não formal (não escolar):
I. Segundo as ideias de Vygotsky, para ser ensinado e aprendido, o conhecimento deve ser mediado e sistematizado.Assim, o mediador (professor ou educador social, por exemplo) tem um papel vital na transmissão da herança cultural produzida pelo homem.
II. A mediação de um conhecimento de maneira intencional, planejada e sistematizada não condiciona o desenvolvimento humano, seja conceitualmente, cognitivamente e coletivamente. É nessa perspectiva que a abordagem históricocultural e, portanto, a psicologia social encontra seu maior fundamento na escola russa de Augusto Comt.
III. Segundo Gohn (2000) ,na educação não formal,o educador social deve atuar selecionando, sistematizando, transmitindo e organizando conhecimentos para tornar possível a aprendizagem.
IV. O educador social deve atuar como um motivador e facilitador da aprendizagem para torná-la possível e seguir a lógica da educação bancária para transmitir o conhecimento.
V. Tanto a educação escolar quanto a não escolar devem ser espaços de diálogo, de análise das condições reais que determinam a vida da comunidade dando consciência aos sujeitos das relações de opressão, das lutas e conquistas sociais.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e V.
Segundo as ideias de Vygotsky, para ser ensinado e aprendido, o conhecimento deve ser mediado e sistematizado. Assim, o mediador (professor ou educador social, por exemplo) tem um papel vital na transmissão da herança cultural produzida pelo homem. Segundo Gohn (2000) , o educador social deve atuar selecionando , sistematizando transmitindo e organizando conhecimentos para tornar possível a aprendizagem e não agir como um motivador e facilitador da aprendizagem para torná-la possível e nem seguir a lógica da educação bancária para transmitir o conhecimento. Além disso, Fank (2011) defende que tanto a educação escolar quanto a não Escolar devem ser espaços de diálogo, de analise das condições reais que determinam a vida da comunidade dando consciência aos sujeitos das relações de opressão, das lutas e conquistas sociais. A mediação de um conhecimento de maneira intencional, planejada e sistematizada condiciona o desenvolvimento humano, seja conceitualmente, cognitivamente e coletivamente. É nessa perspectiva que a abordagem históricocultural e, portanto, a psicologia social encontra seu maior fundamento na escola russa de Vygotsky.
b. I e III.
c. I, II, III e IV.
d. Somente a V.
e. I, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, III e V..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No início da década de 1930 ocorreram muitas mudanças políticas, econômicas e educacionais no Brasil como a crise da oligarquia cafeeira, a industrialização crescente, o aumento da urbanização e o fortalecimento da burguesia. Até essa época não havia uma política educacional estatal voltada aos trabalhadores. Os funcionários públicos e do comércio, os operários, assim como os intelectuais estavam insatisfeitos com a situação social, política e educacional vigente. Em pleno Governo Vargas, ocorreu o Manifesto dos Pioneiros da educação nova. Levando essas informações em conta, assinale a alternativa correta sobre esse manifesto, que reivindicou:
Escolha uma:
a. Uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Anísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação.
Elisane Fank explica que o Manifesto dos Pioneiros da educação reivindicou uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica rompendo com hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Aluísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação. A educação gratuita é obrigatória até o Ensino Médio completo, portanto a alternativa E esta incorreta.
b. Uma educação pública, laica, e obrigatória rompendo com a hegemonia da igreja católica na educação na época, sendo que todos os membros do movimento defendiam que a escola deveria ter o mesmo papel.
c. Uma educação pública, mas sem romper com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época.
d. Uma educação pública, gratuita, laica e obrigatória, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época, mas sem que nenhum dos membros do movimento defendesse uma educação emancipadora.
e. Uma educação pública, gratuita para todas as camadas populares, sem fazer distinções culturais ou sociais, porém não obrigatória, tendo em vista que a aprendizagem é subjetiva a cada sujeito.
Feedback
A resposta correta é: Uma educação pública, gratuita, obrigatória e laica, rompendo com a hegemonia da Igreja Católica na educação na época. Porém, havia uma diferença no papel da escola entre as propostas dos membros do movimento: Fernando de Azevedo propunha uma educação moderna que desenvolvesse o setor produtivo, mas Florestan Fernandes e Anísio Teixeira defendiam uma educação emancipadora e progressista para diminuir as desigualdades sociais objetivando uma reforma social pela educação..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Ao longo da história, a escola tem expressado interesses econômicos, políticos e sociais. Nas décadas de 1960 e 1970, paralelamente à adoção da Pedagogia Tecnicista, pensadores como Althusser, Bourdier e Passeron desenvolveram teorias sobre a escola. Levando em conta esse contexto, assinale a alternativa correta sobre as ideias desses pensadores:
Escolha uma:
a. Althusser, Bourdier e Passeron pesquisadores renomados das questões educacionais desenvolveram teorias com criticas a família, como sendo responsável pelo fracasso escolar.
b. Althusser, Bourdier e Passeron elogiaram a escola, vendo- a como um espaço de emancipação.
c. Althusser, Bourdier e Passeronnão fizeram críticas ao papel da escola.
d. Althusser, Bourdier e Passeron criticaram a escola, vendo-a como um espaço de reprodução do poder.
Elisane Fank explica que pensadores como Althusser, Bourdier e Passeron nas decadas de 1960 e 1970, paralelamente à adoção da Pedagogia Tecnicista, criticaram a escola, vendo-a como um espaço de reprodução do poder, tendo assim uma visão pessimista sobre a Educação Escolar. Portanto, para esses pensadores a escola não é vista como um espaço de emancipação.
e. Althusser, Bourdier e Passeron não fizeram críticas ao papel da escola.
Feedback
A resposta correta é: Althusser, Bourdier e Passeron criticaram a escola, vendo-a como um espaço de reprodução do poder..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O povo brasileiro foi formado por pessoas de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Essa mistura de raças produziu o que somos hoje. Assim, é possível dizer que:
I. A mistura das culturas foi um fator positivo
PORQUE
II. Cada uma delas trouxe suas contribuições na formação do povo brasileiro
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são falsas.
b. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
c. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
O povo brasileiro foi formado por representantes dos quatro continentes, em uma miscigenação sem igual, com cada povo trazendo suas contribuições para a formação do povo brasileiro.
d. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
e. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Leia: “A educação sexual é dada primeiramente pela família, seguindoestereótipos que são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos. Essas construções se fundamentam nas diferenças biológicas e é dentro da família, primordialmente, que se dá essa ‘naturalização’ de um processo que é cultural” (LOPES, FARIAS, 2011, p. 37) Interprete o fragmento acima e escolha a alternativa que representa a ideia das autoras.
(   ) As autoras explicam que a educação sexual começa em casa. É neste meio que o menino aprende a ser homem e a menina, mulher. Para elas esse tipo de ensino naturaliza a sexualidade enquanto que isso é algo cultural.
 (  ) As autoras afirmam que educação sexual é prejudicial quando acontece em famílias que concebem a sexualidade como algo natural e não construído culturalmente.
(   ) As autoras abordam que as diferenças biológicas são essenciais para que a educação heterossexual se consolide na vida de seus filhos.
 (   ) as autoras apreciam a atitude de pais que abordam a educação sexual como algo limitado as diferenças biológicas. Para elas, quem nasce com pênis é homem e, com vagina, é mulher. Estes devem relacionar-se com pessoas do sexo oposto, natural, como desde o início dos tempos.
 (   )As autoras afirmam que a cultura dos pais em naturalizar as diferenças biológicas entre homens e mulheres revelam um excelente educação sexual.
Escolha uma:
a. F.V.V.F.
b. V.V.F.F.
c. F.V.V.F.
d. V.F.F.F.
A educação familiar tradicional rompe com esse posicionamento afirmando que ser homem ou mulher é natural e não
e. F.F.V.V.
Feedback
A resposta correta é: V.F.F.F..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Um dos marcos históricos na promoção da igualdade entre os seres humanos foi a Revolução Francesa, ocorrida em 1798. Ela se baseou em três palavras-chave: liberdade, igualdade e fraternidade, e trouxe mudanças não só para a França, mas para o mundo.
Dentro deste contexto, analise as seguintes afirmações:
I. A Revolução Francesa não trouxe igualdade para todos,
PORQUE
II. Às mulheres não tinham os mesmos direitos que os homens.
Em face destas afirmações, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
b. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
c. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
A Revolução Francesa trouxe a ideia de igualdade apenas para os cidadãos do sexo masculino. Eles detinham o monopólio do mundo político. Para as mulheres era reservado o mundo privado, o mundo do lar.
d. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
e. As duas afirmações são falsas.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Historicamente, a sociedade brasileira reserva papéis, tanto para os homens quanto para as mulheres, delimitando claramente o espaço de cada um. Diante do exposto, analise as seguintes afirmações:
I. De modo geral, os homens no Brasil não aceitam realizar trabalhos domésticos,
PORQUE
II. Não foram socializados para isso desde a infância
Em face destas afirmações, assinale a opção correta: 
Escolha uma:
a. A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
b. As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira.
A socialização das crianças no Brasil, de modo geral, delimita de forma clara o espaço doméstico como essencialmente um espaço feminino.
c. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não tem relação com a primeira.
d. As duas afirmações são falsas. 
e. A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: As duas afirmações são verdadeiras e a segunda completa a primeira..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O preconceito e a discriminação é tão cruel que os que sofrem disso chegam até mesmo esconder sua identidade. Sobre preconceito é correto dizer que:
I. Preconceito é um conjunto de valores e crenças estereotipadas que levam um indivíduo ou um grupo alimentar opiniões negativas a respeito do outro;
II. Preconceito e racismo é a mesma coisa. Ela se baseia em informações incorretas, incompletas e com ideias pré-concebidas.
III. Um tipo de preconceito mais frequente é o racismo. Ela é baseada na ideia de que existem raças superiores (brancos) e inferiores (negros).
Escolha uma:
a. As sentenças I e III estão incorretas.
b. As sentenças I e III estão corretas.
O preconceito existe pelas mais diversas diferenças étnico-raciais, revelam violência simbólica e extingue a ideia de que todos são iguais, pessoas de direitos e deveres comuns. O racismo é a mais frequente forma de preconceito e existe desde a colonização do Brasil.
c. As sentenças I e II estão corretas.
d. As sentenças II e III estão corretas.
e. As sentenças II e III estão incorretas.
Feedback
A resposta correta é: As sentenças I e III estão corretas..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando