Buscar

ATIVIDADE 6

Prévia do material em texto

Maria Luiza Pereira Neviani
Nathalia Maria Gonçalves Roldão
Rodrigo Costa Laud
Silvana Gimenez
ATIVIDADE 6: CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclo Hidrológico
1. Represente o ciclo hidrológico a partir de um fluxograma.
 
 
 ATMOSFERA
 
INTERCEPÇAO
SUPERFICIE
TERRESTRE
ÁGUA 
FREATICA
AQUIFEROS
oceano
CORREGOS
RIACHOS
RIOS
PRECIPITAÇÃO
Esc. superficial
Esc. subterraneo
Esc. subterraneo
evaporação
Evp.
evp
2. Em quais compartimentos da biosfera a água pode ser armazenada? Como ela está distribuída?
A água pode ser armazenada na hidrosfera e na atmosfera. Ela está distribuída entre água doce e água salgada e não é só encontrada em estado líquido (mares, rios, lagos e oceanos), mas também a encontramos em estado sólido (geleiras) e gasoso (água atmosférica). 
3. Discuta como a presença de vegetação modifica o fluxo de água através de um ecossistema.
 A vegetação auxilia de várias formas o fluxo da água, entre elas temos uma melhor taxa de infiltração, visto que em áreas compactadas a infiltração é bem menor; controle no processo de erosão; atuação como barreiras e interceptação da precipitação, que distribui e condiciona a água reduzindo o escoamento superficial.
 
Ciclo do carbono
4. Plantas terrestres e aquáticas utilizam fontes de carbono diferentes. Quais são elas?
As plantas terrestres absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, provenientes das atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis ou de processos naturais como o vulcanismo.
As plantas aquáticas têm acesso a duas fontes de carbono na forma inorgânico, bicarbonato e dióxido de carbono.
5. Como o intemperismo pode influenciar na disponibilidade de carbono em ecossistemas aquáticos?
O intemperismo e a erosão provocam a liberação dos íons Ca2+ e HCO3-, que podem ser lixiviados para os oceanos. Os organismos marinhos assimilam esses íons e os usam para construção de suas conchas carbonatadas. Quando esses organismos morrem, as conchas depositam-se, acumulando-se como sedimentos ricos em carbonatos. Esse sedimento de fundo, participando do ciclo tectônico, pode migrar para uma zona cuja pressão e calor fundem parcialmente os carbonatos. A formação desse magma libera CO2 que escapa para a atmosfera pelos vulcões. Podendo se combinar novamente com a água da chuva, completando o ciclo.
 
Ciclo do fósforo
6. Como ocorre o transporte do fósforo dos ecossistemas terrestres para os sedimentos oceânicos?
O fósforo chega aos corpos hídricos quase exclusivamente por lixiviação de rochas intemperizadas em água pluvial que ou sofre escorrimento superficialmente no solo ou é infiltrada e vai para lençóis freáticos. Chegando no oceano o fósforo precipita e sedimenta formando novas rochas.
7. Como este elemento pode voltar a constituir um ecossistema terrestre?
Se, por algum processo geológico ou oceanográfico (como as ressurgências) por exemplo, as rochas sedimentares, contendo fósforo, voltem a superfície, elas podem, novamente, sofrer o processo de intemperismo e assim disponibilizar fósforo para ser assimilado por organismos ou ser lixiviado outra vez, seguindo seu ciclo biogeoquímico.
 
Ciclo do nitrogênio
8. Como ocorre a fixação do nitrogênio atmosférico no solo?
O processo começa na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias como amônio (NH3+) e nitrato (NO3), que são aproveitados por seres vivos. Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores, que aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio. Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, que retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia. A amônia formada e consumida por leguminosas, por exemplo, retorna ao solo quando as mesmas morrem e são degradadas bactérias decompositoras, liberando no solo o nitrogênio de suas moléculas orgânicas na forma de NH3+
9. Explique os processos que permitem o retorno do nitrogênio a atmosfera.
O retorno do nitrogênio para a atmosfera ocorre pela desnitrificação. As bactérias desnitrificantes são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta à atmosfera, fechando o ciclo.
 
Ciclo do enxofre
10. O ciclo do enxofre possui uma fase atmosférica e uma fase litosférica. Explique como isso ocorre.
O ciclo do enxofre possui uma fase atmosférica e uma fase litosférica de magnitude semelhante. O enxofre é encontrado em sua grande parte em sedimentos e na crosta terrestre. No reservatório terrestre, os microrganismos têm função vital, pois realizam o processo de oxidação ou de redução química. Este sedimento de enxofre é encontrado principalmente nas proximidades de vulcões, e somente é absorvido pelas plantas por intermédio de bactérias ou quando dissolvido em água, tornando-se ionizado. Dessas reações, resulta a recuperação do enxofre dos sedimentos mais profundos.
Sua incidência na atmosfera se dá em virtude das explosões vulcânicas e ações humanas. Na crosta e na atmosfera, paralelamente, o enxofre é encontrado em menor quantidade. Na atmosfera decorrem processos geoquímicos e meteorológicos, tais como erosão, ação da chuva, além de processos biológicos de produção e decomposição.

Continue navegando