Buscar

As concepções da matemática nos dias atuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADEDE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICA
PROFESSOR: LILIAN
02 SET. 2014
Aline Maria dos Reis
As concepções da matemática nos dias atuais
O conceito de que matemática é um bicho de sete cabeças foi difundido há décadas, e ainda hoje ouvimos de alunos, pais e inclusive de professores a repetição da frase mais clichê da história “matemática é difícil”. Que ela é complexa ninguém nega, nem mesmo os especialistas, que afirma que em algum momento da vida escolar já tiveram dificuldades nessa matéria, porém a dificuldade da matemática advém de um pensamento errôneo, que causa nas crianças em fase de aprendizado uma repulsa preconcebida.
A matemática realmente possui um nível de dificuldade um pouco maior que as outras disciplinas, desde que ela deve vir de um aprendizado gradativo, ou seja, começasse a trabalhar do mais fácil para o mais complexo, o que a torna uma matéria que necessita uma boa base para a sequência ocorrer com menos dificuldade. Ela ainda é uma matéria que exige do educando um nível de atenção e concentração muito grande, é fato que uma vírgula deslocada para o local errado, faz com que toda a conta fique errada, saber interpretar um problema é outro empecilho para o completo ensino da matéria. 
Especialistas afirmam que para o aprendizado verdadeiro é necessário que a matemática tenha um “porque”, que tenha uma razão, os alunos precisam entender a importância dela em suas vidas, e em que momento do dia eles iram precisar de uma equação de 2° grau, assim é necessário que o educando tenha contato com o concreto.
A forma como a matemática vem sendo passada á décadas, pode ser outro fator para o seu nível elevado de dificuldade, o professor passa no quadro a matéria, explica uma vez – explica outra se alguém questionar – e depois passa um exercício de fixação, o educando por sua vez , em grande parte, não entende a explicação do professor – nem da segunda vez – copia o exercício no caderno e começa a vê-lo como impossível, difícil e inútil. 
Atualmente o cenário não mudou muito, ainda há as aulas expositivas com suas situações-problemas, e alguma porcentagem dos alunos continuam achando-a impossível, difícil e inútil, assim professores buscam novas formas de ensinar. 
Os novos recursos metodológicos, como atividades individuais, em dupla e em grupo, na sala, em casa e fora do ambiente da sala de aula, possibilita ao educando outras possibilidades de aprendizagem, as novas tecnologias sugere outra ferramenta para o professor se utilizar, como jogos e programas de computador.
Há também outras formas de avaliação, que não se baseiam apenas em notas do certo e do errado, onde a avaliação é contínua, e o professor tem a possibilidade de perceber as dificuldades da cada aluno e rever seu planejamento de acordo com o aprendizado da turma. 
Dessa forma vemos que o ensino da matemática ainda hoje é complexo, tanto para quem ensina como para quem aprende, e que novas formas de ensinar estão entrando nas salas de aula, ajudando a melhorar a compreensão e internalização do conhecimento no aluno, e que a maior dificuldade do educando é realmente entender a necessidade da matemática.

Outros materiais