Logo Passei Direto
Buscar

Legislação Empresarial e Tributária A3

User badge image
Jonas Lins

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

João subscreveu uma nota promissória em favor de Paulo. Além da denominação “nota promissória”, a cártula, devidamente assinada por João, contém a promessa pura e simples de pagar a Paulo a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a indicação da data em que foi emitida e do lugar onde foi passada, mas não prevê nem a época do pagamento, nem o lugar onde este deve ser realizado. Nesse caso, a cártula
a) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação do lugar do pagamento, considera-se como tal o domicílio de Paulo, independentemente de onde o título foi passado.
b) não vale como nota promissória, pois a indicação da época do pagamento é requisito essencial do título.
c) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento, este só poderá ser exigido trinta dias após a sua apresentação ao subscritor do título.
d) não vale como nota promissória, pois a indicação do lugar onde o pagamento deve ser realizado é requisito essencial do título.
e) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento, considera-se o título à vista.

Com relação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.
a) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor e dos seus coobrigados.
b) A extensão dos efeitos da falência a outras pessoas jurídicas e físicas confere legitimidade à massa falida para figurar nos polos ativo e passivo das ações nas quais figurem os atingidos pela falência.
c) O deferimento do processamento da recuperação judicial enseja o cancelamento da negativação do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito e nos tabelionatos de protestos.
d) A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, aplicando-se aos casos de desconsideração da personalidade jurídica.
e) Compete ao juízo falimentar deixar de conceder, com fundamento na análise econômico-financeira do plano de recuperação aprovado pelos credores, a recuperação judicial ou a sua homologação extrajudicial.

De acordo com o que estabelece o Código Tributário Nacional, a contribuição de melhoria é um tributo que pode ser cobrado:
E) de sujeito passivo que teve seu imóvel valorizado em decorrência da realização de obra pública.
B) como consequência do aumento do faturamento dos estabelecimentos comerciais próximos ao local em que foi realizada a obra pública que atraiu a freguesia.
A) em decorrência da valorização de imóvel de propriedade da pessoa jurídica de direito público que nele realizou benfeitorias.
C) como resultado da melhoria do fluxo viário de determinada região, em razão de obra pública realizada em suas cercanias.
D) em decorrência da melhoria da qualidade de vida de uma região, com o consequente aumento do valor dos imóveis ali localizados, ocasionada pela remoção das indústrias poluentes daquela área.

Com relação à nota promissória, analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.( ) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.( ) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.( ) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.
( ) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.
( ) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.
( ) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.
( ) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.
a) F / V / V / F.
b) V / V / V / V.
c) F / F / F / V.
d) V / V / F / F.
e) V / F / V / V.

Com relação às contribuições de melhoria, é correto afirmar:
a) decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
b) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
c) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
d) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
e) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

Um compositor e um cantor celebraram contrato de sociedade (X&Y Ltda.), cujo objeto compreende a cessão de direitos patrimoniais de autor e de voz, de que são titulares. O cantor, todavia, que era sócio minoritário, foi excluído da sociedade, ficando ela com um único sócio. Neste caso,
a) a sociedade se dissolverá, necessariamente, após seis meses da resolução em relação a um dos sócios, se não for recomposta, e tanto o compositor como o cantor poderão constituir Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. cujo objeto seja o recebimento de remuneração pela cessão dos direitos patrimoniais de autor ou de voz.
b) a sociedade se dissolverá necessariamente, por falta de pluralidade de sócios, que só poderão exercer suas atividades como empresários individuais.
c) a sociedade não se dissolverá, podendo permanecer com um sócio e ela própria, como sócia de si mesma, por prazo indeterminado, e o sócio excluído poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para o exercício de suas atividades de cantor.
d) o contrato de sociedade é nulo, por ilicitude do objeto e cada um dos sócios deverá receber seus haveres e passar a exercer suas atividades, recebendo suas remunerações como pessoas físicas.
e) o cantor poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para a prestação de serviços e o recebimento de remuneração pela cessão de direitos patrimoniais de voz; a sociedade X&Y Ltda., se não for reconstituída no prazo de cento e oitenta dias, se dissolverá, salvo se o compositor requerer a transformação do registro da sociedade para empresário individual ou para Empresa Individual de Responsabilidade Ltda.

A nota promissória que não contenha expressamente a cláusula à ordem é transmissível por via de endosso?
(A) Sim, exceto se o sacador nela tiver inserido no título a cláusula não à ordem.
(B) Sim, mas o endossante, via de regra, não responde pelo pagamento do título.
(C) Sim, mas o endossante, via de regra, deverá notificar o emitente.
(D) Não, exceto se contiver autorização expressa no título inserida pelo emitente.
(E) Não, exceto pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos.

Conforme a Lei n° 5.172/66, que dispõe sobre o sistema tributário nacional, entende-se por Tributo:
a) obrigação que tem por fato gerador uma situação dependente atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
b) toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
c) tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
d) toda prestação pecuniária compulsória, em moeda corrente ou estrangeira, ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei.
e) obrigação que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Todas as hipóteses abaixo são de decretação de falência, exceto:
a) o devedor dá ou reforça garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
c) sem relevante razão de direito, o devedor não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a quarenta salários mínimos na data do pedido de falência.
d) o devedor transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, mesmo havendo o consentimento de todos os credores e ele ficando com bens suficientes para solver seu passivo.
e) o devedor ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento.
a) o devedor dá ou reforça garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
c) sem relevante razão de direito, o devedor não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a quarenta salários mínimos na data do pedido de falência.
d) o devedor transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, mesmo havendo o consentimento de todos os credores e ele ficando com bens suficientes para solver seu passivo.
e) o devedor ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

João subscreveu uma nota promissória em favor de Paulo. Além da denominação “nota promissória”, a cártula, devidamente assinada por João, contém a promessa pura e simples de pagar a Paulo a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a indicação da data em que foi emitida e do lugar onde foi passada, mas não prevê nem a época do pagamento, nem o lugar onde este deve ser realizado. Nesse caso, a cártula
a) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação do lugar do pagamento, considera-se como tal o domicílio de Paulo, independentemente de onde o título foi passado.
b) não vale como nota promissória, pois a indicação da época do pagamento é requisito essencial do título.
c) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento, este só poderá ser exigido trinta dias após a sua apresentação ao subscritor do título.
d) não vale como nota promissória, pois a indicação do lugar onde o pagamento deve ser realizado é requisito essencial do título.
e) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento, considera-se o título à vista.

Com relação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.
a) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor e dos seus coobrigados.
b) A extensão dos efeitos da falência a outras pessoas jurídicas e físicas confere legitimidade à massa falida para figurar nos polos ativo e passivo das ações nas quais figurem os atingidos pela falência.
c) O deferimento do processamento da recuperação judicial enseja o cancelamento da negativação do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito e nos tabelionatos de protestos.
d) A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para cobrir o passivo, aplicando-se aos casos de desconsideração da personalidade jurídica.
e) Compete ao juízo falimentar deixar de conceder, com fundamento na análise econômico-financeira do plano de recuperação aprovado pelos credores, a recuperação judicial ou a sua homologação extrajudicial.

De acordo com o que estabelece o Código Tributário Nacional, a contribuição de melhoria é um tributo que pode ser cobrado:
E) de sujeito passivo que teve seu imóvel valorizado em decorrência da realização de obra pública.
B) como consequência do aumento do faturamento dos estabelecimentos comerciais próximos ao local em que foi realizada a obra pública que atraiu a freguesia.
A) em decorrência da valorização de imóvel de propriedade da pessoa jurídica de direito público que nele realizou benfeitorias.
C) como resultado da melhoria do fluxo viário de determinada região, em razão de obra pública realizada em suas cercanias.
D) em decorrência da melhoria da qualidade de vida de uma região, com o consequente aumento do valor dos imóveis ali localizados, ocasionada pela remoção das indústrias poluentes daquela área.

Com relação à nota promissória, analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.( ) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.( ) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.( ) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.
( ) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título.
( ) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.
( ) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.
( ) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.
a) F / V / V / F.
b) V / V / V / V.
c) F / F / F / V.
d) V / V / F / F.
e) V / F / V / V.

Com relação às contribuições de melhoria, é correto afirmar:
a) decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
b) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
c) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
d) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
e) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.

Um compositor e um cantor celebraram contrato de sociedade (X&Y Ltda.), cujo objeto compreende a cessão de direitos patrimoniais de autor e de voz, de que são titulares. O cantor, todavia, que era sócio minoritário, foi excluído da sociedade, ficando ela com um único sócio. Neste caso,
a) a sociedade se dissolverá, necessariamente, após seis meses da resolução em relação a um dos sócios, se não for recomposta, e tanto o compositor como o cantor poderão constituir Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. cujo objeto seja o recebimento de remuneração pela cessão dos direitos patrimoniais de autor ou de voz.
b) a sociedade se dissolverá necessariamente, por falta de pluralidade de sócios, que só poderão exercer suas atividades como empresários individuais.
c) a sociedade não se dissolverá, podendo permanecer com um sócio e ela própria, como sócia de si mesma, por prazo indeterminado, e o sócio excluído poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para o exercício de suas atividades de cantor.
d) o contrato de sociedade é nulo, por ilicitude do objeto e cada um dos sócios deverá receber seus haveres e passar a exercer suas atividades, recebendo suas remunerações como pessoas físicas.
e) o cantor poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para a prestação de serviços e o recebimento de remuneração pela cessão de direitos patrimoniais de voz; a sociedade X&Y Ltda., se não for reconstituída no prazo de cento e oitenta dias, se dissolverá, salvo se o compositor requerer a transformação do registro da sociedade para empresário individual ou para Empresa Individual de Responsabilidade Ltda.

A nota promissória que não contenha expressamente a cláusula à ordem é transmissível por via de endosso?
(A) Sim, exceto se o sacador nela tiver inserido no título a cláusula não à ordem.
(B) Sim, mas o endossante, via de regra, não responde pelo pagamento do título.
(C) Sim, mas o endossante, via de regra, deverá notificar o emitente.
(D) Não, exceto se contiver autorização expressa no título inserida pelo emitente.
(E) Não, exceto pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos.

Conforme a Lei n° 5.172/66, que dispõe sobre o sistema tributário nacional, entende-se por Tributo:
a) obrigação que tem por fato gerador uma situação dependente atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
b) toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
c) tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
d) toda prestação pecuniária compulsória, em moeda corrente ou estrangeira, ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei.
e) obrigação que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Todas as hipóteses abaixo são de decretação de falência, exceto:
a) o devedor dá ou reforça garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
c) sem relevante razão de direito, o devedor não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a quarenta salários mínimos na data do pedido de falência.
d) o devedor transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, mesmo havendo o consentimento de todos os credores e ele ficando com bens suficientes para solver seu passivo.
e) o devedor ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento.
a) o devedor dá ou reforça garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos.
c) sem relevante razão de direito, o devedor não paga, no vencimento, obrigação líquida materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a quarenta salários mínimos na data do pedido de falência.
d) o devedor transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, mesmo havendo o consentimento de todos os credores e ele ficando com bens suficientes para solver seu passivo.
e) o devedor ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento.

Prévia do material em texto

03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 1/6
Local: BS-C-3-304 / BS-C-3 / BS-C / BS 
Acadêmico: 229243
Aluno: Jonas Alves Lins da Silva 
Avaliação: A3
Matrícula: 15202874 
Data: 2 de Julho de 2018 - 19:40 Finalizado
Correto Incorreto Anulada  Discursiva  Objetiva Total: 3,00/10,00
1  Código: 1821 - Enunciado: João subscreveu uma nota promissória em favor de Paulo. Além da
denominação “nota promissória”, a cártula, devidamente assinada por João, contém a promessa
pura e simples de pagar a Paulo a quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), a indicação da data em
que foi emitida e do lugar onde foi passada, mas não prevê nem a época do pagamento, nem o
lugar onde este deve ser realizado. Nesse caso, a cártula
 a) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação do lugar do pagamento,
considera-se como tal o domicílio de Paulo, independentemente de onde o título foi passado.
 b) não vale como nota promissória, pois a indicação da época do pagamento é requisito
essencial do título.
 c) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento, este
só poderá ser exigido trinta dias após a sua apresentação ao subscritor do título.
 d) não vale como nota promissória, pois a indicação do lugar onde o pagamento deve ser
realizado é requisito essencial do título.
 e) vale como nota promissória, sendo que, à falta de indicação da época do pagamento,
considera-se o título à vista.
 
Alternativa marcada:
b) não vale como nota promissória, pois a indicação da época do pagamento é requisito
essencial do título.
0,00/ 1,00
2  Código: 3604 - Enunciado: Com relação à recuperação judicial, à extrajudicial e à falência do
empresário e da sociedade empresária, assinale a opção correta.
 a) A decretação da falência ou o deferimento do processamento da recuperação judicial
suspende o curso da prescrição e de todas as ações e execuções em face do devedor e dos seus
coobrigados.
 b) A extensão dos efeitos da falência a outras pessoas jurídicas e físicas confere legitimidade
à massa falida para figurar nos polos ativo e passivo das ações nas quais figurem os atingidos
pela falência.
 c) O deferimento do processamento da recuperação judicial enseja o cancelamento da
negativação do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito e nos tabelionatos de
protestos.
 d) A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e
dos administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no
próprio juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua
insuficiência para cobrir o passivo, aplicando-se aos casos de desconsideração da personalidade
jurídica.
 e) Compete ao juízo falimentar deixar de conceder, com fundamento na análise econômico-
financeira do plano de recuperação aprovado pelos credores, a recuperação judicial ou a sua
homologação extrajudicial.
 
Alternativa marcada:
d) A responsabilidade pessoal dos sócios de responsabilidade limitada, dos controladores e dos
administradores da sociedade falida, estabelecida nas respectivas leis, será apurada no próprio
0,00/ 1,00
03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 2/6
juízo da falência, independentemente da realização do ativo e da prova da sua insuficiência para
cobrir o passivo, aplicando-se aos casos de desconsideração da personalidade jurídica.
3  Código: 5244 - Enunciado: De acordo com o que estabelece o Código Tributário Nacional, a
contribuição de melhoria é um tributo que pode ser cobrado
 a)
de sujeito passivo que teve seu imóvel valorizado em decorrência da realização de obra pública.
 b)
como resultado da melhoria do fluxo viário de determinada região, em razão de obra pública
realizada em suas cercanias.
 c)
como consequência do aumento do faturamento dos estabelecimentos comerciais próximos ao
local em que foi realizada a obra pública que atraiu a freguesia.
 d)
em decorrência da melhoria da qualidade de vida de uma região, com o consequente aumento
do valor dos imóveis ali localizados, ocasionada pela remoção das indústrias poluentes daquela
área.
 e)
em decorrência da valorização de imóvel de propriedade da pessoa jurídica de direito público
que nele realizou benfeitorias.
 
Alternativa marcada:
b)
como resultado da melhoria do fluxo viário de determinada região, em razão de obra pública
realizada em suas cercanias.
0,00/ 1,00
4  Código: 1837 - Enunciado: Com relação à nota promissória, analise as afirmativas, assinalando
com V as verdadeiras e com F as falsas.( ) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do
emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao
vencimento do título.( ) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória
prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta.( ) O devedor
somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na
nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial.( )
Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um
título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do
negócio jurídico subjacente.Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA.
 a) F / V / V / F.
 b) V / V / V / V.
 c) F / F / F / V.
 d) V / V / F / F.
 e) V / F / V / V.
 
Alternativa marcada:
a) F / V / V / F.
0,00/ 1,00
5  Código: 5245 - Enunciado: Com relação às contribuições de melhoria, é correto afirmar:
 a)
0,00/ 1,00
03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 3/6
São instituídas para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária,
tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da
obra resultar para cada imóvel beneficiado.
 b)
A lei relativa à contribuição de melhoria observará, dentre outros requisitos mínimos, a
publicação prévia dos seguintes elementos: memorial descritivo do projeto, orçamento do custo
total da obra, determinação de que o custo total da obra deverá ser financiado pela contribuição,
delimitação da zona beneficiada, determinação do fator de absorção do benefício da valorização
para toda a zona ou para cada uma das áreas diferenciadas, nela contidas.
 c)
São tributos largamente utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios
quando da realização de obras públicas, em decorrência da praticidade e da rápida tramitação
dos procedimentos para a definição do montante a ser cobrado a título de contribuição de
melhoria.
 d)
Poderão ser instituídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de
suas respectivas atribuições, não havendo previsão legal para que possam ser cobradas pela
União.
 e)
Para calcular a contribuição de melhoria, o poder público deve considerar apenas o custo da
obra sem a necessidade de verificar a valorização que da obra resultar para cada imóvel
beneficiado.
 
Alternativa marcada:
c)
São tributos largamente utilizados pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios
quando da realização de obras públicas, em decorrência da praticidade e da rápida tramitação
dos procedimentos para a definição do montante a ser cobrado a título de contribuição de
melhoria.
6  Código: 1948 - Enunciado: É CORRETO afirmar que o Princípio da Anterioridade Nonagesimal
previsto no art. 150, III, “c”, da Constituição da República Federativa do Brasil, não seaplica
 a) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias
decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a
importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou
nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de
crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos
extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do
imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto
sobre a propriedade predial e territorial urbana.
 b) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias
decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a
importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou
nacionalizados; ao imposto sobre a renda e os proventos de qualquer natureza; ao imposto sobre
operações de crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos
extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do
imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto
sobre a propriedade predial e territorial urbana.
 c) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias
decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a
importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou
nacionalizados; ao imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de
crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos
0,00/ 1,00
03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 4/6
extraordinários, previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do
imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto
sobre a propriedade predial e territorial urbana.
 d) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter
urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos
estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao
imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio,
seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no
art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade
de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e
territorial urbana.
 e) aos empréstimos compulsórios instituídos nos casos de investimento público de caráter
urgente e de relevante interesse nacional; ao imposto sobre a importação de produtos
estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados; ao
imposto sobre produtos industrializados; ao imposto sobre operações de crédito, câmbio,
seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos extraordinários previstos no
art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade
de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto sobre a propriedade predial e
territorial urbana.
 
Alternativa marcada:
a) aos empréstimos compulsórios que sirvam ao atendimento de despesas extraordinárias
decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência; ao imposto sobre a
importação de produtos estrangeiros; ao imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou
nacionalizados; ao imposto sobre serviços de qualquer natureza; ao imposto sobre operações de
crédito, câmbio, seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários; aos impostos
extraordinários previstos no art. 154, II, do Texto Constitucional; à fixação da base de cálculo do
imposto sobre a propriedade de veículos automotores e à fixação da base de cálculo do imposto
sobre a propriedade predial e territorial urbana.
7  Código: 3581 - Enunciado: Um compositor e um cantor celebraram contrato de sociedade (X&Y
Ltda.), cujo objeto compreende a cessão de direitos patrimoniais de autor e de voz, de que são
titulares. O cantor, todavia, que era sócio minoritário, foi excluído da sociedade, ficando ela com
um único sócio. Neste caso,
 a) a sociedade se dissolverá, necessariamente, após seis meses da resolução em relação a
um dos sócios, se não for recomposta, e tanto o compositor como o cantor poderão constituir
Empresa Individual de Responsabilidade Ltda. cujo objeto seja o recebimento de remuneração
pela cessão dos direitos patrimoniais de autor ou de voz.
 b) a sociedade se dissolverá necessariamente, por falta de pluralidade de sócios, que só
poderão exercer suas atividades como empresários individuais.
 c) a sociedade não se dissolverá, podendo permanecer com um sócio e ela própria, como
sócia de si mesma, por prazo indeterminado, e o sócio excluído poderá constituir uma Empresa
Individual de Responsabilidade Limitada, para o exercício de suas atividades de cantor.
 d) o contrato de sociedade é nulo, por ilicitude do objeto e cada um dos sócios deverá
receber seus haveres e passar a exercer suas atividades, recebendo suas remunerações como
pessoas físicas.
 e) o cantor poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para a
prestação de serviços e o recebimento de remuneração pela cessão de direitos patrimoniais de
voz; a sociedade X&Y Ltda., se não for reconstituída no prazo de cento e oitenta dias, se
dissolverá, salvo se o compositor requerer a transformação do registro da sociedade para
empresário individual ou para Empresa Individual de Responsabilidade Ltda.
 
Alternativa marcada:
1,00/ 1,00
03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 5/6
e) o cantor poderá constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, para a
prestação de serviços e o recebimento de remuneração pela cessão de direitos patrimoniais de
voz; a sociedade X&Y Ltda., se não for reconstituída no prazo de cento e oitenta dias, se
dissolverá, salvo se o compositor requerer a transformação do registro da sociedade para
empresário individual ou para Empresa Individual de Responsabilidade Ltda.
8  Código: 5216 - Enunciado: A nota promissória que não contenha expressamente a cláusula à
ordem é transmissível por via de endosso?
 a)
Sim, mas o endossante, via de regra, não responde pelo pagamento do título.
 b)
Sim, exceto se o sacador nela tiver inserido no título a cláusula não à ordem.
 c)
Não, exceto pela forma e com os efeitos de uma cessão ordinária de créditos.
 d)
Sim, mas o endossante, via de regra, deverá notificar o emitente.
 e)
Não, exceto se contiver autorização expressa no título inserida pelo emitente.
 
Alternativa marcada:
b)
Sim, exceto se o sacador nela tiver inserido no título a cláusula não à ordem.
1,00/ 1,00
9  Código: 5227 - Enunciado: Conforme a Lei n° 5.172/66, que dispõe sobre o sistema tributário
nacional, entende-se por Tributo:
 a)
obrigação que tem por fato gerador uma situação dependente atividade estatal específica,
relativa ao contribuinte.
 b)
toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não
constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa
plenamente vinculada.
 c)
tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou
potencial, de serviçopúblico específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua
disposição.
 d)
toda prestação pecuniária compulsória, em moeda corrente ou estrangeira, ou cujo valor nela se
possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei.
 e)
obrigação que tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal
específica, relativa ao contribuinte.
 
Alternativa marcada:
b)
toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não
constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa
plenamente vinculada.
1,00/ 1,00
03/07/2018 UNISUAM
http://unisuam.sgp.starlinetecnologia.com.br/unisuam/schedule/resultcandidatedetailprint/330124/9579ea96-321c-11e8-a5cd-0242ac110020/ 6/6
10  Código: 3616 - Enunciado: Todas as hipóteses abaixo são de decretação de falência, exceto:
 a) o devedor dá ou reforça garantia a credor por dívida contraída anteriormente sem ficar
com bens livres e desembaraçados suficientes para saldar seu passivo.
 b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso
ou fraudulento para realizar pagamentos.
 c) sem relevante razão de direito, o devedor não paga, no vencimento, obrigação líquida
materializada em título ou títulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a
quarenta salários mínimos na data do pedido de falência.
 d) o devedor transfere estabelecimento a terceiro, credor ou não, mesmo havendo o
consentimento de todos os credores e ele ficando com bens suficientes para solver seu passivo.
 e) o devedor ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes
para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domicílio, do local
de sua sede ou de seu principal estabelecimento.
 
Alternativa marcada:
b) o devedor procede à liquidação precipitada de seus ativos ou lança mão de meio ruinoso ou
fraudulento para realizar pagamentos.
0,00/ 1,00

Mais conteúdos dessa disciplina