Buscar

Prova discursiva Instituições e Contexto emprendedor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - Instituições e Organização do Estado
A Lei nº 9.279/96, que regulamenta as patentes de invenção no Brasil, foi o resultado de pressões internacionais para que o Brasil protegesse com mais vigor os direitos dos inventores. Esta regulação traz vantagens consideráveis ao dono de uma criação intelectual. 
Elenque algumas das vantagens concedidas ao criador intelectual a partir da proteção trazida com a regulação dos direitos autorais.
Nota: 25.0
	Os avanços tecnológicos não serviam apenas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Eles também se prestavam a dar às empresas e às nações vantagens competitivas sobre as demais.
1)o Estado protege o inventor por um certo período (geralmente 20 anos). Após este prazo o invento se torna de domínio público, com todos os seus detalhes acessíveis aos interessados.
2)o “Direito da Propriedade Industrial” minimiza os efeitos da imaterialidade das invenções por meios legais, buscando garantir o uso exclusivo pelo titular da patente.
3)O desrespeito à patente, graças à evolução das leis, possibilita ao titular da invenção obter indenizações, destruição dos produtos fabricados indevidamente, além de punições na esfera criminal.
Questão 2/4 - Corporações e Contexto Empreendedor
Para melhor atender a um determinado grupo de clientes, as empresas tendem a agrupar seus clientes ou segmentos de clientes de acordo com algumas caraterísticas, tais como: tamanho, área de atuação, renda, atividade, profissão, comportamentos ou atributos que possam definir um determinado grupo de clientes. Entre as possibilidades de segmentação temos: mercado de massa, nicho de mercado, mercado segmentado, mercado diversificado e mercado multilateral.
Explique a segmentação por MERCADO DE MASSA.
Nota: 25.0
	Mercado de Massa: o objetivo do mercado de massa está em atender ao público em geral, ou seja, nesse ramo todo e qualquer consumidor é importante para o negócio. Exemplo: lojas com produtos e serviços que atendem a todos os públicos, sem definição de classe social, escolaridade, renda ou outra segmentação (Aula 04, p. 09).
Questão 3/4 - Instituições e Organização do Estado
Em que medida podemos fundamentar que as ideias de Adam Smith, como a de livre comércio entre as nações e livre concorrência, conflitavam com o modelo econômico que sustentava o Mercantilismo?
Nota: 25.0
	Resposta esperada: O mercado, profundamente estudado por Adam Smith (1723-1790) em seu livro “A Riqueza das Nações”, não precisaria ser regulado pelo governo. A ação estatal seria a responsável por deformações da oferta e da procura, afetando os preços e os lucros. Smith acreditava que o mercado, livre das amarras do Estado, era capaz de ajustar naturalmente as suas próprias falhas, em benefício da comunidade. “A harmonia social e econômica resultaria da livre concorrência e da interação de interesses e forças econômicas” (STRECK; MORAIS, 2001, p.54).
Um dos seus argumentos mais conhecidos, e também mais polêmicos, era a existência de uma força natural, presente apenas em ambiente de livre comércio, e que ele chamava de “mão invisível”. Ele afirmava que havendo a possibilidade de livre desenvolvimento dos interesses econômicos, esta “mão invisível” infalivelmente levaria a economia a um ponto de equilíbrio saudável, em benefício de todos.
Seguindo este raciocínio, Smith obviamente discordava da noção mercantilista de “pacto colonial”, que determinava que as colônias europeias espalhadas pelo mundo somente podiam comercializar com as respectivas metrópoles. Ele acreditava que se houvesse livre comércio entre as nações, todos sairiam lucrando. Para ele a livre-concorrência seria o ingrediente essencial de uma economia eficiente (SANDRONI, 1999, p. 566.).
Esta concepção conflitava diretamente com o Mercantilismo, modelo econômico que, como vimos, valorizava o protecionismo. A concepção liberal da economia irá então adotar o conceito do “laisser-faire, laissez-passer” (“deixe fazer, deixe passar”), onde se ataca a postura das monarquias de então, que dificultavam a entrada em seus territórios de produtos estrangeiros. A Inglaterra, primeiro país a experimentar a Revolução Industrial, será uma defensora radical do laisser-passer.
Questão 4/4 - Corporações e Contexto Empreendedor
A criação de um empreendimento se mostra bem custoso e complexo. Porém, atualmente, deve-se ter em mente outras preocupações relacionadas em reduzir as discrepâncias sociais e ambientais. É recomendado ao empreendedor que antes de partir para o planejamento e ação, um momento de reflexão, de conscientização para que o empreendedor busque novos parâmetros que deem sustentação ao seu negócio. Uma das ações para se atingir essa sustentabilidade é adotar o desenvolvimento local sustentável.
Defina o desenvolvimento local sustentável.
Nota: 25.0
	O aluno deve deixar claro que de acordo com Schneider e Branco (2012, p. 102) o desenvolvimento local sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.

Outros materiais