Buscar

AV 2 DIREITO CONSTITUCIONAL III 5°

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	
	  DIREITO CONSTITUCIONAL III
	
	Simulado: CCJ0021_SM_201202243347 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): REGINALDO ALEXANDRE DA SILVA
	Matrícula
	Desempenho: 8,0 de 10,0
	Data: 19/11/2014 14:18:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202392001)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a assertiva correta:
		
	 
	Não é permitida a criação de mais de uma organização sindical, representativa de uma mesma categoria profissional, em uma mesma base territorial.
	
	É facultada aos sindicatos a participação nas negociações coletivas de trabalho.
	
	O aposentado não tem direito a participar de organização sindical.
	
	A contribuição para custeio do sistema confederativo da representação sindical é obrigatória para todos os membros da categoria profissional.
	
	A fundação de sindicato deverá ser homologada no órgão estatal competente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202392056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão 37 - Exame 01 - OAB-RJ) A Constituição da República Federativa do Brasil é:
		
	 
	Rígida, porque a sua alteração depende de processo qualificado, diverso do adotado para a reforma de lei ordinária;
	
	Democrática, porque a proposta de emenda que implique em abolir o voto direto, secreto, universal e periódico depende de plebiscito, além, de aprovação por três quintos dos votos dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional
	
	Semi-rígida, porque só pode ser alterado mediante proposta de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal, Presidente da República ou de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa dos seus membros;
	
	Flexível, porque admite alteração através de emenda;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202387648)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FEPESE - 2010 - SEFAZ-SC - Analista Financeiro - Parte I De acordo com a Constituição Federal de 1988, não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos ao setor privado:
		
	 
	As empresas públicas e as sociedades de economia mista.
	
	As fundações públicas, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
	
	As empresas públicas e as fundações públicas.
	
	As empresas públicas, apenas.
	
	As sociedades de economia mista, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202387638)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	MPE-GO - 2009 - MPE-GO - Promotor de Justiça
Analisar as seguintes afirmações indicando, em seguida, a alternativa correta:
I - O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante garantia de vaga a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência.
II - Os Estados incumbir-se-ão de assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual e os Municípios incumbir-se-ão de assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal.
 III - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
IV - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.
		
	 
	Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
	 
	Todas afirmações estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmações I e II estão corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202387632)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	CESPE - 2010 - MPE - ES - Promotor de Justiça
 A cidade representa a expansão criativa do homem, pois resulta da ação humana como agente modificador da natureza para a criação e ampliação do espaço urbano. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
		
	 
	A competência para ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades e garantir o bem-estar de seus habitantes é do município.
	
	No ordenamento brasileiro, não há previsão de usucapião especial de imóvel urbano.
	
	O Estatuto da Cidade não disciplina o planejamento municipal, pois isso deve ser feito pelo plano diretor.
	
	O estudo de impacto ambiental, apesar de constituir instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente, só pode ser empregado no meio natural.
	
	A matéria urbanística não foi abordada, nem de modo indireto, pelo legislador constituinte; só existe regulamentação do tema nos planos diretores estaduais.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202387650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	CESPE - 2009 - PGE-PE - Procurador de Estado Chega de ação.
Queremos promessas. Assim protestava o grafite, ainda em tinta fresca, inscrito no muro de uma cidade, no coração do mundo ocidental. A espirituosa inversão da lógica natural dá conta de uma das marcas dessa geração: a velocidade da transformação, a profusão de ideias, a multiplicação das novidades. Vivemos a perplexidade e a angústia da aceleração da vida. Os tempos não andam propícios para doutrinas, mas para mensagens de consumo rápido. Para jingles, e não para sinfonias. O direito vive uma grave crise existencial. Não consegue entregar os dois produtos que fizeram sua reputação ao longo dos séculos. De fato, a injustiça passeia pelas ruas com passos firmes e a insegurança é a característica da nossa era. Na aflição dessa hora, imerso nos acontecimentos, não pode o intérprete beneficiar-se do distanciamento crítico em relação ao fenômeno que lhe cabe analisar. Ao contrário, precisa operar em meio à fumaça e à espuma. Talvez esta seja uma boa explicação para o recurso recorrente aos prefixos pós e neo: pós-modernidade, pós-positivismo, neoliberalismo, neoconstitucionalismo. Sabe-se que veio depois e que tem a pretensão de ser novo. Mas ainda não se sabe bem o que é. Tudo é ainda incerto. Pode ser avanço. Pode ser uma volta ao passado. Pode ser apenas um movimento circular, uma dessas guinadas de 360 graus. L. R. Barroso. Neoconstitucionalismo e constitucionalização do direito. O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil. In: Internet: (com adaptações). Tendo o texto acima como motivação, assinale a opção correta a respeito do constitucionalismo e do neoconstitucionalismo.
		
	
	O neoconstitucionalismo não autoriza a participação ativa do magistrado na condução das políticas públicas, sob pena de violação do princípio da separação dos poderes.
	
	No neoconstitucionalismo, a Constituição é vista como um documento essencialmente político, um convite à atuação dos poderes públicos, ressaltando que a concretização de suas propostas fica condicionada à liberdade de conformação do legislador ou à discricionariedade do administrador.
	
	A democracia, como vontade da maioria, é essencial na moderna teoria constitucional, de forma que as decisões judiciais devem ter o respaldo da maioria da população, sem o qual não possuem legitimidade.
	
	O neoconstitucionalismo tem como marco filosófico o póspositivismo, com a centralidade dos direitos fundamentais, no entanto, não permite uma aproximação entre direito e ética.
	 
	O constitucionalismo pode ser definido como uma teoria (ou ideologia) que ergue o princípio do governo limitado indispensável à garantia dos direitos em dimensão estruturante da organização político-social de uma comunidade. Nesse sentido, o constitucionalismo moderno representa uma técnica de limitação do poder com fins garantísticos.7a Questão (Ref.: 201202387629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FCC - 2009 - DPE - MT - Defensor Público Considerando-se as normas constitucionais a respeito da seguridade social, é correto afirmar que
		
	
	asseguram o direito público subjetivo à educação fundamental.
	
	é inconstitucional norma estadual que vincule cinco décimos por cento de sua receita tributária líquida a programa de apoio à inclusão e promoção social.
	
	o acesso ao sistema único de saúde depende de contribuição à seguridade social, nos termos da lei.
	 
	a pessoa portadora de deficiência que comprove não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, nos termos da lei, tem direito ao recebimento de um salário mínimo de benefício mensal.
	
	a assistência social deve ser prestada a quem dela necessitar, mediante contribuição à seguridade social, paga nos termos da lei.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202385967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
"Prova: CESPE - 2009 --MPE-RN - Promotor de Justiça"
Acerca do constitucionalismo, assinale a opção incorreta.
		
	
	A origem do constitucionalismo remonta à antiguidade clássica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestações desse movimento constitucional em busca de uma organização política fundada na limitação do poder absoluto.
	 
	O constitucionalismo moderno representa uma técnica específica de limitação do poder com fins garantidores.
	
	As constituições do pós-guerra promoveram inovações por meio da incorporação explícita, em seus textos, de anseios políticos, como a redução de desigualdades sociais, e de valores como a promoção da dignidade humana e dos direitos fundamentais.
	
	O neoconstitucionalismo é caracterizado por um conjunto de transformações no Estado e no direito constitucional, entre as quais se destaca a prevalência do positivismo jurídico, com a clara separação entre direito e valores substantivos, como ética, moral e justiça.
	
	O neoconstitucionalismo caracteriza-se pela mudança de paradigma, de Estado Legislativo de Direito para Estado Constitucional de Direito, em que a Constituição passa a ocupar o centro de todo o sistema jurídico.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202392084)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na concretização dos direitos sociais, a criação do direito pelo juiz a partir da solução do caso concreto encontra um grande óbice representado pela escassez de recursos orçamentários do Estado e que a melhor doutrina denomina de:
		
	 
	Reserva do possível fática;
	
	Reserva do possível jurídica;
	
	Dificuldade contramajoritária;
	
	Dificuldade legislativa.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202387615)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	CESPE - 2008 - STJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa Marque verdadeiro ou falso.
		
	 
	As normas que estabelecem diretrizes e objetivos a serem atingidos pelo Estado, visando o fim social, ou por outra, o rumo a ser seguido pelo legislador ordinário na implementação das políticas de governo, são conhecidas como normas programáticas.
	 
	As normas que estabelecem diretrizes e objetivos a serem atingidos pelo Estado, visando o fim social, ou por outra, o rumo a ser seguido pelo legislador ordinário na implementação das políticas de governo, não são conhecidas como normas programáticas.
		
	
	
	 Voltar
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando