Buscar

1 Introdução ao futsal

Prévia do material em texto

I- INTRODUÇÃO AO FUTSAL
1- HISTÓRICO DO FUTSAL
O futebol de salão foi criado em 1934, pelo prof. Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM (Associação Cristã de Moços), de Montevidéu (Uruguai), com o nome de "Indoor Football". Em 1936, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, da ACM, introduziram no Rio de Janeiro e em São Paulo e que passou a ser chamado futebol de salão, jogados com 5 atletas em quadras esportivas. Em 1958 foi criada a CBFS. Em 1970 é fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiação de 32 países. Em 1989, a FIFUSA faz fusão com a FIFA e altera o nome para FUTSAL. Em 2000, o Futsal participou como esporte-exibição os Jogos Olímpicos de Sidney e foi incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro.
2- VALORES DO FUTSAL
O futsal é um campo de conhecimento que possui as dimensões de SOCIALIZACAO (interagir), COOPERACAO (Ajuda) e AFETIVIDADE (menor agressividade).
O futsal é um ESPORTE COLETIVO que apresenta elementos comuns: um objeto de ação (bola); um objetivo (gol); uma oposição (adversário); uma cooperação (companheiro) e regras (respeito).
3- CAPACIDADES E HABILIDADES NO FUTSAL
HABILIDADE: é uma ação complexa e intencional envolvendo uma cadeia de mecanismos (sensorial, central e motor), que através do processo de aprendizagem, se torna organizada e coordenada em busca dos objetivos propostos.
O Futsal, através das aplicações de fundamentos e técnicas, colabora com o desenvolvimento das capacidades (qualidade) e HABILIDADES MOTORAS essenciais: LOCOMOTORA (correr, lateralidade, percepção espaço temporal), ESTABILIZADORA (equilíbrio) e MANIPULADORA (coordenação).
Na evolução das habilidades motoras do futsal participam as HABILIDADES BASICAS COMBINADAS (entre 7 e 12 anos) e as HABILIDADES ESPECIFICAS (após os 12 anos). As habilidades especificas apresentam três estágios: estagio de transição (aprender a treinar), estagio de aplicação (treinar a treinar, aprimoramento) e estagio de competição (treinar para resultados).
4- CUIDADOS NA APRENDIZAGEM DO FUTSAL
Os prejuízos da prática esportiva especializada precoce, apresenta resultados de pesquisas recentes: 
a) os riscos de tipo físico: lesões ósseas, articulares, musculares e cardíacas (ocasionadas pelo exagerado número de repetições do gesto técnico).
b) de tipo psicológico: altos níveis de ansiedade, estresse e frustração, sofrimento por fracassos e relatos negativos de infância não vivida. 
c) de tipo pobreza-motriz e automatismos motores extremamente rígidos causados pela especialização.
d) de tipo esportivo: desconhecimento das condições técnicas e atléticas para a pratica do futsal.
5- EXERCICIOS PRATICOS DE HABILIDADES NO FUTSAL