Buscar

Literatura Surda Análise das piadas

Prévia do material em texto

Análise das piadas
Título: “O leão e o surdo”
Assunto: Na piada há a presença de um personagem surdo que viaja para a África com o seu interprete, e lá fazem um passeio turístico e encontram um leão surdo.
Informações recorrentes:
Na piada há a presença de dois personagens surdos e de um intérprete;
 Nessa narrativa identifica-se um processo de identificação cultural do leão com o sujeito surdo, porque ambos são surdos, por isso o leão resolve atacar o interprete porque era ouvinte, porém o surdo explica que o interprete o auxilia na comunicação, então o leão poupa sua vida.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=6fVIw4xTi3o
Título: “A corrida”
Assunto: A piada refere-se a uma corrida, sendo que um dos participantes é surdo. Ao dar a largada surdo não percebe o som, na segunda tentativa o uso do balão em um canhão, mas o balão demorou demais para aparecer, então na última tentativa colocaram uma luz, mas está era muito forte e cegou todos.
Informações recorrentes:
Mundo surdo X o ouvinte (modalidades);
A equipe técnica procura adaptar métodos para atender a modalidade visual do surdo.
Link: http://tvines.com.br/?p=734
Título: “Madeira”
Assunto: Um lenhador tenta derrubar uma árvore surda, ele grita: -Madeira... A árvore não caiu, então quando seu amigo faz a datilologia M-A-D-E-I-R-A a árvore cai.
Informações recorrentes:
Mundo ouvinte X surdos;
Modalidades distintas;
Personagem surdo;
Remissão ao uso da Língua de Sinais.
Link: http://tvines.com.br/?p=735
Título: “ Chapeuzinho vermelho surda”
Assunto: O lobo (ouvinte), pergunta a chapeuzinho (surda) para onde ela vai, mas ela não compreende, ele gesticula e pede para que ela leia os lábios, ela fica com medo e aponta para onde vai. O lobo ao chegar na casa da vovó, se depara com uma festa a fantasia da comunidade de idosos surdas.
Informações recorrentes:
Personagens surdos;
Mundo surdo e ouvinte;
Presença de aspectos da cultura surda (reunião de surdos, festas);
Imposição da Língua oral sobre o uso da Libras (quando o Lobo faz com que chapeuzinho leia os lábios dele).
Link: http://tvines.com.br/?p=736
Conclusões: 
Constata-se que as piadas analisadas apresentam personagens surdos protagonistas, aspectos culturais da cultura surda e do cotidiano da vida dos surdos, uso da Língua sinais, apresentação de episódios que remetem à acontecimentos vida do surdo como por exemplo: a dificuldade na comunicação existentes entre surdos e ouvintes, o desconhecimento da Libras por parte dos ouvintes, tentativas de imposição da língua oral e outros. No geral, as piadas em Língua de sinais apresentam em sua narrativa os episódios envolvendo a comunidade surda na perspectiva do humor por meio da utilização da língua de sinais.

Continue navegando