Buscar

Unidade_07_-_Gestão_de_Pessoas (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Unidade 07:
Higiene, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho:
Conceito e Programa de Higiene no Trabalho.
Saúde Ocupacional.
Segurança no Trabalho.
Programas de Segurança.
Prevenção de Acidentes.
Normas Regulamentadoras: CIPA, Ergonomia, PCMSO e Equipamentos de Proteção Individual.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Conceito e Programa de Higiene no Trabalho:
A higiene no trabalho pode ser entendida como o conjunto de normas e procedimentos voltados para a proteção da integridade física e mental do trabalhador, procurando resguardá-lo dos riscos de saúde relacionados com o exercício de suas funções e com o ambiente físico onde o trabalho é executado. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Os esforços nesta área buscam o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos à saúde dos empregados, visando a prevenção das doenças ocupacionais, ou seja, aquelas relacionadas à profissão. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Seus principais objetivos são:
• Eliminar ou minimizar os fatores que propiciam o surgimento das doenças profissionais.
• Reduzir os efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho.
• Prevenir o agravamento de doenças, lesões ou deficiências apresentadas pelos empregados.
• Favorecer a execução da Produtividade.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
O escopo, ou área de abrangência, da higiene no trabalho envolve três funções básicas:
• Medicina Preventiva - Visa estabelecer a prevenção e o controle das principais doenças que costumam se manifestar na população, evitando que os empregados da organização sejam por elas atingidos. Os exames médicos periódicos são um exemplo deste tipo de ação.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• Prevenção Sanitária - Está voltada para a preservação de condições adequadas de higiene no ambiente de trabalho, como combatendo os possíveis focos de contaminação. São exemplos de ações neste sentido o tratamento da água, e a manutenção do asseio nas instalações sanitárias.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• Medicina Ocupacional - Visa a adaptação do empregado à sua função, ao enquadramento do trabalhador em cargo adequado às suas aptidões fisiológicas e a proteção contra riscos resultantes da presença de agentes prejudiciais à saúde. Como exemplo de procedimentos relacionados à essa função, podemos citar a realização de exames médicos admissionais e periódicos e o desenvolvimento de programas de reabilitação e readaptação funcional.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Saúde Ocupacional:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem-estar físico, mental e social, prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
A Saúde Ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. 
Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Os problemas mais frequentes dos profissionais que lidam com a Saúde Ocupacional são as fraturas, os cortes e as distensões por acidentes no trabalho, os distúrbios por movimentos repetitivos, os problemas de visão e de audição e as doenças causadas pela exposição a substâncias anti-higiênicas ou radioativas, por exemplo. 
Também se podem deparar com o estresse causado pelo trabalho ou pelas relações laborais.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Segurança no Trabalho:
A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 
Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Conceito de Acidente de Trabalho:
Conforme dispõe o art. 19 da Lei n.º 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Esses acidentes não causam repercussões apenas de ordem jurídica. 
Nos acidentes menos graves, em que o empregado tenha que se ausentar por período inferior a quinze dias, o empregador deixa de contar com a mão-de-obra temporariamente afastada em decorrência do acidente e tem que arcar com os custos econômicos da relação de empregado. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
O art. 21 da Lei n.º 8.213/91 equipara ainda a acidente de trabalho:
I - o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, haja contribuído diretamente para a morte do segurado, para redução ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido lesão que exija atenção médica para a sua recuperação.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em consequência de:
a) ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho.
b) ofensa física intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho.
c) ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
d) ato de pessoa privada do uso da razão.
e) desabamento, inundação, incêndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de força maior
III - a doença proveniente de contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:
a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa.
b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão-de-obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado.
d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
§ 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Anualmente, aproximadamente 330 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo e 160 milhões de novos casos de doenças ocupacionais surgem, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Ainda segundo a OIT, há o registro de mais de 2 milhões de mortes relacionadas aos acidentes de trabalho, das quais 1,574 milhão ocorreram por doenças ocupacionais, 355 mil por acidentes e 158 mil por acidentes de trajeto.
Segundo dados estatísticos da Previdência Social, em 2001, no Brasil, ocorreram cerca de 340 mil acidentes de trabalho, colocando-nos entre os países com maior número de acidentes de trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Programas de Segurança:
• PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
• PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
• PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho.
• PCA: Programa de Conservação Auditiva.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Programas de Segurança:
• PPR: Programa de Proteção Respiratória.
• PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos.
• PCV: Programa de Conservação Vocal.
• PPRPS: Programa de Prevenção de Riscos em • Prensas e Similares.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: NR 7 - estabelece o controle de saúde físico e mental do trabalhador, em função de suas atividades, e obriga a realização de exames médicos admissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de um exame médico periódico. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: NR 9 - estabelece que todos os empregadores e instituições são obrigados a promover ações que visem preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho: NR 18 - o PCMAT na Indústria da Construção é um plano que estabelece condições e diretrizes de segurança do trabalho para obras e atividades relativas à construção. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Estabelece um sistema de gestão em segurança do trabalho nos serviços relacionados à construção, através da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que irá administrar a obra, além de garantir a saúde e a integridade física de todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente na realização de uma obra ou serviço (trabalhadores da construção, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes e visitantes).
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PCA: Programa de Conservação Auditiva: NR 7 - Portaria 19/98 MTE – deve sempre estar perfeitamente integrado com o PCMSO e o PPRA. Ele compreende as seguintes atividades: Avaliação dos níveis de ruído da exposição dos trabalhadores a este agente; Audiometria no pré-admissional, seis meses após a admissão e anualmente; Acompanhamento dos limiares auditivos dos trabalhadores; Orientação ao trabalhador e à empresa sobre os possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre medidas preventivas.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PPR: Programa de Proteção Respiratória: NR 09/NR 15 - tem a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, visando garantir uma completa proteção do trabalhador contra os riscos existentes no ambiente de trabalho. Com a finalidade de garantir o uso correto dos equipamentos de proteção respiratória, os trabalhadores devem receber treinamento de uma pessoa qualificada (conforme Instrução Normativa IN n.º 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, da CLT e das NRs 6 e 9).
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos: NR 22 - está baseado e visa atender a NR n.º 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração, constante na portaria 3214/78 do MTE. Contempla uma série de ações desenvolvidas no âmbito de cada setor, visando antecipar, reconhecer, avaliar, monitorar, registrar e divulgar os dados referentes aos fatores de riscos ocupacionais originados dos processos de trabalho, bem como priorizar e analisar a eficácia da implantação de melhorias indispensáveis à preservação da saúde e da integridade física do trabalhador.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PCV: Programa de Conservação Vocal: tem como objetivo realizar o treinamento vocal e prevenção à saúde ocupacional, propiciando melhora e qualidade do atendimento, bem-estar no trabalho, com conseqüente aumento da produtividade. O programa atende a todos os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho, como operadores de telemarketing, professores, representantes de vendas, entre outros.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
• PPRPS: Programa de Prevenção de Riscos em • Prensas e Similares: NR 12 - é um planejamento estratégico e sequencial de medidas de segurança que devem ser implantadas em prensas e equipamentos similares, com o objetivo de garantir proteção adequada à integridade física e à saúde dos trabalhadores. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Com o intuito de evitar acidentes com operadores de máquinas, o PPRPS surgiu como um anexo de uma convenção em que três partes interessadas se uniram: os Sindicatos dos Empregadores juntamente com a Fiesp, os Sindicatos dos Trabalhadores e o Ministério do Trabalho e Emprego, que representa o governo.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Prevenção de Acidentes:
Prevenção de Acidentes é o conjunto de atividades destinadas a impedir essa ocorrência, evitando assim custos adicionais desnecessários a operação da empresa através da preservação dos meios em pessoal e material.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Ao tratarmos de prevenção de acidentes, não podemos nos referir somente ao homem ou mesmo a fábrica, mas, de uma maneira global: ao homem que opera a máquina, a fábrica que será mantida pelo homem, e ao meio no qual se desenvolverá essa atividade, seja o ambiente fabril com suas condições estruturais, seja o meio ambiente, ou mesmo o meio social em que vive esse homem.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
São três os elementos, definidos no trinômio “HOMEM – MEIO – MÁQUINA”, que constituem a base e o objetivo de toda a atividade de prevenção e, envolvendo pelo menos dois deles, os acidentes ocorrem e continuarão ocorrendo, a menos que uma análise efetiva desses três elementos seja levada a efeito para, a partir daí, serem postas em práticas medidas corretivas eficazes e objetivas.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Em primeiro lugar, é essencial que a coletividade esteja consciente de que a prevenção de acidentes é fator estimulante de qualquer atividade econômica praticada.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Deve ser estimulada uma consciência para a gravidade de um descuido com aspectos de aparente “pouca importância”, e também que essa preocupação deve ser levada para o dia-a-dia da atividade, tornando necessária a disseminação de uma real mentalidade de segurança no seio da coletividade, com especial atenção para as áreas da motivação, educação e supervisão.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Normalmente, um acidente é o resultado imediato de uma decisão errada, sendo que podem contribuir para esse aspecto falhas no treinamento ou planejamento, deficiências de ordem psicológica, ou até mesmo determinadas características individuais que podem ocasionar uma diminuição no estado de preocupação com as situações de risco, fazendo com que essa seja até mesmo ignorado.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Entretanto, é possível, através de uma efetiva campanha, manter-se alto o nível de atenção aos riscos existentes. É primordial que se produzam mecanismos de proteção ao ser humano, e que podem ser localizados nos estágios de treinamento, educação e conscientização.
Em hipótese alguma, o ser humano deve ser visto apenas como instrumento de trabalho, pois é nele que se encontra a capacidade de realizá-lo, logo, dele depende essa realização.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Normas Regulamentadoras: CIPA, Ergonomia, PCMSO e Equipamentos de Proteção Individual:
CIPA: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é uma comissão formada por empregados da empresa para trabalhar em busca de saúde e segurança do trabalho. A norma que regulamenta a CIPA nas empresas
é a NR 5.
O membro da CIPA é um funcionário que divide o seu tempo de trabalho entre exercer a função para o qual foi contratado e exercer o trabalho voluntário de prevenção. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
O objetivo das ações da CIPA é observar e relatar as condições de risco no ambiente de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.
Portanto sua missão é preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores.
Seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização entre os integrantes da empresa, ela deve ser a ponte que liga direção e empregados. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
E de forma criativa e participativa deve opinar na forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando à humanização do trabalho e conseqüente melhoria nas condições de trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
ERGONOMIA: A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção. 
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
O ergonomista tem diante de si as seguintes tarefas. 
A primeira é estudar a ocupação, a fim de determinar o que o operador ou usuário de um determinado equipamento terá de fazer. 
Em um segundo momento ele deve considerar, como principal na relação com o homem, o que ele tem que ver e ouvir.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
PCMSO: a sigla significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. A Norma Regulamentadora – NR 7 – através da Portaria 3214/78 regulamenta o PCMSO. A NR 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do  Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Sendo então, um programa que em conjunto com os demais, somará forças em prol da saúde dos trabalhadores.
Tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos agravos a saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Equipamentos de Proteção Individual:
O Equipamento de Proteção Individual - EPI é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC:
São dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
*
GESTÃO DE PESSOAS II 
Programação
Como o EPC não depende da vontade do trabalhador para atender suas finalidades, este (o trabalhador) tem maior preferência pela utilização do EPI, já que colabora no processo minimizando os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresenta diversos riscos ao trabalhador.
Portanto, o EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer proteção parcialmente.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais