Buscar

PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Prévia do material em texto

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO RIO GRANDE DO SUL
POLO CURITIBA- PR
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
 ADIMA ARLETE IANECZ 
SEGURANÇA EM AÇÃO
AÇÕES EDUCATIVAS
CURITIBA
2018
 
 Ações Educativas 
 
São ações educativas que são implantadas com o intuito de modificar a cultura organizacional de forma positiva, atendendo às estratégias de saúde e segurança ocupacional prevista para empresa 
 
 PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 
	Empresa – Setores 
	 CAMPANHAS EDUCATIVAS 
	 Recepção 
Costura 
Montagem 
Secagem 
Expedição 
	1-Treinamento de Integração 
2- DDS- Diálogo de Segurança 
3-Placas de sinalização e conscientização 
4-CIPA- Designar pessoas para cumprir atribuições 
5-Brigada de Incêndio 
6- Certificados de Treinamentos em dia 
7-Fazer uso obrigatório de EPIs
	EMPRESA TERCEIRIZADA 
CONSTRUÇÃO CIVIL/ MONTAGEM DE ESTRUTURAS 
	Integração com os funcionários 
Certificados de treinamentos em dia 
DDS- Dialogo de Segurança 
Placas de sinalização e conscientização 
Fazer uso de coletes Refletivos 
Fazer uso obrigatório de EPIS 
Campanha de Alfabetização 
1- Treinamento de Integração: Apresentação da empresa, seus riscos, normas internas e procedimentos de segurança 
2- DDS- Dialogo Diário de Segurança: Destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo suas atividades diárias, essa em respeito a sua segurança, meio ambiente, saúde e qualidade.
3- Placas de sinalização e conscientização: Empresa deve seguir oque determina a NR-26, adotando as placas para indicar e advertir sobre riscos existentes em todos os locais de trabalho. As cores nas placas servem para identificar equipamento de segurança para delimitar áreas, alertar sobre tubulações ou que conduzem liquido e gases e advertir qualquer outro tipo de risco.
4- CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, é constituída pelo estabelecimento e mantida pelos funcionamentos nas empresas, que admitam trabalhadores como empregados regidos pela -CLT. Tem papel importante na empresa no âmbito de segurança e saúde do trabalho, pois busca tornar o ambiente mais seguro e saudável.
5- Brigada de Incêndio: Regulamentada pela NR -23 serve para que as pessoas segam as normas de segurança, de prevenção e atem no combate ao princípio de incêndio nos locais de trabalho e formada pelos próprios trabalhadores da empresa
6- Certificados de Treinamentos em dia: Documentos são muito importantes na Segurança do Trabalho, devemos sempre documentas todos treinamentos, certificados dos funcionários e solicitar mesmo para comprovar que funcionário está apto a função a ser exercida. Ter sempre checklist e documentos para evitar problemas com auditorias internas e externas, incluindo do MTE.
7- EPIs- Equipamentos de Proteção Individual: Incluem óculos, protetores auriculares, mascaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. 
Vamos falar sobre a importância dos EPIs- Equipamentos de Proteção Individual
 EPIs- Equipamentos de Proteção Individual, é importante para proteger os profissionais individualmente, reduzindo qualquer tipo de ameaça ou risco para trabalhador, que possa comprometer a sua capacidade de trabalho e sua vida durante e depois da atividade exercida. O uso do equipamento de proteção é determinado por uma norma técnica a NR-06, que estabelece que os EPIs sejam fornecidas de forma gratuita ao trabalhador para desempenho de suas funções dentro da empresa e também prevê quais são os equipamentos aceitados para proteção de cada parte do corpo, é de obrigação dos supervisores e da empresa garantir que os profissionais façam o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho seguindo todas as determinações da empresa, caso venha ser perdido ou danificado e de obrigação da empresa substitui-lo imediatamente. Dependendo do tipo de EPI. Alguns equipamentos são precisos ter treinamentos que oferecido pela empresa ao colaborador, já outros como luvas, capacetes são fáceis de serem utilizados. Usar o equipamento de forma adequada e responsável evita transtornos não só para o trabalhador, mais também para a empresa e garante o principal a saúde e segurança do colaborador.