Buscar

AD2 2017 1 HOTELARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Consórcio Cederj
Curso de Licenciatura em Turismo – EAD
Disciplina de Hotelaria
Prof.: William Cléber Domingues Silva
Aluna: Grazielle Heguedusch dos Santos
Matrícula: 14116100022
Polo: Macaé
AD2
Fortaleza inaugura hotel especializado para crianças, o Corujinha Hotel Infantil
Você, papai ou mamãe, que precisa sair para um evento, ou quer curtir um momento a dois e não sabe com quem deixar seus filhos, já pode ficar despreocupado. Foi inaugurado em Fortaleza um lugar especializado para receber as crianças enquanto os pais se ausentam: o Corujinha Hotel Infantil.
Segundo a Gerente executiva do hotel, Elaine Holanda, a ideia do Corujinha surgiu ao perceber, em uma viagem com seu marido, que as famílias que tinham crianças pequenas não participavam da programação noturna. Com isso, eles deduziram que o motivo seria porque elas muitas vezes ficavam cansadas de todos os passeios do dia e, por isso, não conseguiam acompanhar os pais à noite.
“Nesse momento, pensamos: como não existe um lugar para deixar as crianças enquanto os pais saem um pouco, aproveitam a noite? Constatamos que Fortaleza também é uma cidade com essa demanda muito forte, de pais que não tem onde, nem com quem deixar seus filhos em conforto e segurança. Já voltamos da viagem com o propósito de abrir um hotel infantil. Inclusive com o nome de Corujinha, cujo significado remete a proteção, guarda, atenção e cuidado”, ressalta a Gerente executiva.
Localizado na rua Silva Paulet, o hotel conta com o serviço de estadia de crianças a partir de 6 meses, para diária ou final de semana. O check in pode ser feito a partir de 6h até às 22h e as crianças podem ficar o tempo que os pais achem necessário, sob os cuidados das monitoras, que têm formação acadêmica em Pedagogia, Psicologia ou têm experiência no trabalho com crianças.
“Procuramos seguir a linha montessoriana no sentido da valorização da autonomia da criança e de suas próprias percepções. Assim, não temos rotinas. A criança é livre para fazer o que sentir vontade e o nosso papel é proporcionar alternativas diversas para cada faixa etária”.
Além de livros e almofadas espalhados em diversos lugares, o hotel também dispõe de espaços próprios para bebês e crianças menores, com toda a estrutura adequada e equipamentos como cineminha, camarim, cama elástica, um palco artístico e a chamada “Sala do Tudo”, que reúne brinquedos variados, desde jogos de tabuleiro até pula-corda. Além de tudo isso, o hotel também está com uma novidade: pacotes para festinhas de aniversário e noites do pijama, que são chamados de “Festa no Ninho”.
Dormir em cabaninhas, brincar na casa da árvore ou no castelo medieval; navegar no navio pirata; jogar na sala de games ou no campinho de futebol; simular a vida cotidiana na mini-cidade (com escolinha, hospital, mercadinho, posto de combustível, etc.) ou na casinha são algumas das atrações oferecidas às crianças. Todo o hotel foi planejado para ser atrativo para elas, desde a sua entrada – com um jogo de amarelinha indicando o caminho até a recepção – até a escolha das cadeiras e da decoração dos banheiros.
Outro ponto que os pais não precisam se preocupar no hotel é com a alimentação e a segurança das crianças. A empresa Papinha da Mamãe, da empresária Amanda Gomes, é a responsável por toda a alimentação servida no hotel, atendendo inclusive as crianças com restrições alimentares. “Para as crianças que passam a noite, o café da manhã é por conta do hotel”, destaca Elaine. No quesito segurança, todos os ambientes são monitorados por câmeras e o acesso pelos pais é viabilizado através de um sistema de cadastro.
O Corujinha Hotel Infantil funciona 24 horas, todos os dias e os valores da estadia diferenciam de acordo com os planos de check-in.
Revista Mundo Petit. Fortaleza inaugura hotel especializado para crianças, o Corujinha Hotel Infantil. Disponível em: <http://revistamundopetit.com.br/2017/04/
Com base no texto acima, responda:
1 – Qual sua avaliação sobre o empreendimento “hotel para crianças”? Você investiria em um negócio como esse? Justifique sua resposta.
R: Avalio, segundo a descrição do texto acima, que os administradores estudaram profundamente o comportamento do público alvo (pais e crianças), para oferecer um produto de confiança e alta qualidade assim como os serviços nele agregados, como alimentação, monitoramento virtual em tempo real que pode ser realizado pelos pais e ambiente altamente atrativo para as crianças, entre outros itens que promovem maior segurança e comodidade aos pais e aos filhos simultaneamente. Certamente eu investiria nesse negócio sim, pois apesar da grande responsabilidade que exige com profissionais qualificados e investimentos em tecnologia, é um segmento muito promissor da Hotelaria com pouca oferta e grande demanda.
2 – Apresente pelo menos dois hotéis direcionados a públicos específicos. Feito isso, discorra sobre a relevância ou não da segmentação do mercado hoteleiro em sua região.
R: O hotel Blue Tree Towers Macaé, situado na área urbana, no bairro do Pecado (bairro nobre da cidade de Macaé), é direcionado ao segmento de Turismo de Negócios e o Hotel Fazenda Bom viver, situado em área rural, no distrito do Sana é direcionado ao Ecoturismo. Os dois hotéis são de fundamental importância para o desenvolvimento turístico da cidade, apesar de atenderem segmentos totalmente distintos. 
O segmento de Turismo de Negócios é composto por três fatores: Viagens corporativas, eventos corporativos e viagens de incentivo e o fato de a cidade de Macaé ser destaque como pólo petroquímico, atrai empresas e trabalhadores do mundo todo, segundo pesquisas da Associação Brasileira dos Gestores de Viagens Corporativas (ABGev), o turismo de negócios, ou turismo corporativo, é o segmento que mais cresce no país, movimentando milhões e gerando grande demanda de empregos diretos, além de ser um segmento estável, pois independente de alta ou baixa temporada, os empresários tem a necessidade de fazer negócios durante o ano todo. O hóspede corporativo é mais exigente e por isso há a necessidade de uma mão de obra e infra estrutura mais qualificada. Esse segmento de turismo, no caso de Macaé é de suma importância para o desenvolvimento da cidade, dada sua principal fonte econômica que é voltada para extração, insumos e refinarias de petróleo. Já o segmento de Ecoturismo está voltado para o lazer e proteção do meio ambiente, tendo em vista a riqueza de biodiversidade da região serrana da cidade de Macaé, o distrito do Sana, que é uma APA (Área de Proteção Ambiental), é altamente atrativo para turistas oriundos de todo o globo terrestre que buscam vivenciar e usufruir de ambientes rurais e naturais, esse tipo de turismo possibilita a proteção desse imensurável patrimônio, o segmento de Hotelaria voltado para esse segmento também é bastante exigente, depende de alta infra estrutura com uma maior preocupação socioambiental, tendo em vista sua localização e os interesses de seu público alvo. Apesar de serem distintos os segmentos acima citados, são de suma importância para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da cidade de Macaé, tendo em vista que a Hotelaria além de gerar diretamente muitos empregos, atrai empreendimentos e consumidores para diversos outros setores econômicos do município e da região, além de esses hotéis citados terem compromisso socioambiental. 
Referências Bibliográficas:
SILVA, W. C. Domingues. CASTRO, D. Costa. MORAES, E. Albertino. JUNIOR, F. G. S. Neves. Hotelaria. Vol. 2. Fundação CECIERJ – Consórcio CEDERJ. R. de Janeiro. 2013. 
http://www.turismo.gov.br ;
http://www.abeoc.org.br/tag/abgev/ ;
http://abgev.blogspot.com.br/ ;
https://alagev.org/ .

Continue navegando