Buscar

AV - EDUCAÇÃO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201202464459 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202464459 - ELISANGELA APARECIDA DE OLIVEIRA MESQUITA
	Professor:
	REGINA FATIMA CURY AZEVEDO
	Turma: 9010/AA
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 11/11/2014 08:57:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201202570650)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Secretaria Municipal de Educação-Florianópolis/2006- questão adaptada). O termo "Alunos Portadores de Deficiência Visual" fala de pessoas que apresentam que tipo de sintoma?
		
	
Resposta: O sintoma apresentado por estas pessoas é a cegueira ou a baixa visão.
	
Gabarito: Cegueira ou baixa visão.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202570657)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	(Secretaria Municipal de Educação-Campinas/2008 - questão adaptada). Qual o papel do intérprete em uma escola que se pretende inclusiva e bilíngue para casos de deficiência auditiva?
		
	
Resposta: Em uma sala com alunos com deficiência auditiva é fundamental a presença de um intérprete, pois ele transmitirá a mensagem do professor para LIBRAS, a língua brasileira de sinais utilizada pelos deficientes auditivos.
	
Gabarito: Traduzir as informações para Libras, mediar a relação com o professor; garantir a relação do aluno surdo com os alunos ouvintes; promover a relação do aluno surdo com as demais pessoas da comunidade escolar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202552191)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
		
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203086685)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo da história do homem observamos que a visão social sobre a questão da deficiência sofre transformações que influenciam diferentes movimentos sociais em relação à pessoa com uma deficiência. Na Idade Antiga, aproximadamente entre os anos de 4000 /3500 a.C. até 476 d.C., podemos afirmar que o movimento característico em relação a uma pessoa com deficiência que melhor define o comportamento social dessa época é de:
		
	
	Participação social
	
	Integração social
	
	Inclusão social
	 
	Exclusão social
	
	Neutralidade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202755217)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
		
	
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	 
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem.
	
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos.
	
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202751599)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fábio cursou o segundo ciclo do ensino fundamental (6ºano de escolaridade) no final da década de 90. Seu processo educacional, neste período,seguiu o modelo de educação especial, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93934/96). O jovem continuou seus estudos até concluir o curso de jornalismo. Fábio é portador de paralisia cerebral: tetraplégico e impossibilitado de usar a comunicação oral (se comunica, através da escrita com o pé direito). O sucesso educacional de Fábio aconteceu porque a lei 9394/96 garantiu:
		
	
	A permanência de Fábio no Ensino Regular, desde que a família garantisse todo atendimento necessário para permanência do aluno na escola. A mãe de Fábio, era obrigada a permanecer junto do filho todo o período de aula.
	 
	A inclusão de Fábio na Escola Regular, garantindo as adaptações necessárias e a matrícula do aluno no centro educacional especializado, no turno contrário ao da sua turma do ensino regular.
	
	A frequência do aluno somente numa escola especial de qualidade, com profissionais especializados e com todo equipamento necessário para atendimento ao aluno especial.
	
	Professores especiais acompanhando o processo educacional de Fábio em sua residência. O aluno recebia atenção individual de professores nas disciplinas: básicas: matemática, Português, História, Geografia e Ciências.
	
	A matrícula de Fábio em turma regular, sem a preocupação com a implementação de adaptações curriculares necessárias para integração do aluno ao processo educacional.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202552772)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição.
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio.
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é:
		
	
	V F F
	
	F F V
	
	F F F
	 
	V F V
	
	V V V
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202552298)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Todos nós sabemos que a exploração do ambiente com os nossos vários sentidos é uma forma bastante eficiente de aprendizagem. Uma situação especial de desenvolvimento ocorre com crianças que apresentam deficiência física. Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao desenvolvimento cognitivo das crianças portadoras de deficiência física.
( )Deficiência física implica necessariamente em deficiência intelectual, pois o ser humano deve ser visto numa integralidade.
( ) A deficiência física pode alterar a relação da pessoa portadora com o ambiente físico e cultural e diminuir a sua motivação em aprender devido às barreiras existentes.
( ) Nos quadros de deficiência física há um comprometimento do desenvolvimento sensório-motor, por ter as experiências com o ambiente limitas em função do quadro motor.
( ) O professor e o mediador da aprendizagem devem estimular as criança portadora de deficiência física para que ela construa os esquemas de conhecimento comuns em cada faixa etária e possa chegar até ao estágio lógico-formal.
A sequência correta é?
		
	 
	F V V V
	
	V F V V
	
	V V F F
	
	F V F V
	
	V F F V
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202552282)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Deficiência auditiva é a privação parcial ou total, congênita ou adquirida, do sentido de ouvir. Assinale a única questão que NÂO podemos considerar como fator de risco para deficiência auditiva:
		
	
	Rubéola materna nos primeiros meses de gestação.
	
	Alcoolismo ou uso de drogaspelos pais, antes e durante a gestação.
	
	Meningite, principalmente a bacteriana.
	
	Asfixia severa no nascimento.
	 
	Falta de estabilidade emocional entre os genitores.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202751834)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado. Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem:
		
	
	e o desenvolvimento do processo de condicionamento em uma única linguagem artística, valorizando a reprodução de modelos.
	
	O desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, favorecendo momentos de reflexão individual para aprendizagem.
	 
	a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
	
	o exercício de adestramento motor, a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal, sem lugar para a livre expressão e o desenvolvimento do processo de criação nas diferentes linguagens artísticas.
	
	a inclusão em espaço educacional que favorece o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e do condicionamento do aluno aos valores culturais necessários para vida em sociedade.

Outros materiais