Buscar

Avaliação Consultoria Interna 13-11-2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201301586803 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301586803 - SOLANGE GUEDES
	Professor:
	ANA CLAUDIA MAIA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 13/11/2014 09:03:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201301741793)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Definição do Papel do Consultor Interno se caracteriza por proporcionar:
		
	 
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	 
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno de forma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
	
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301882238)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Consultoria Interna é um serviço prestado pelos funcionários da empresa às outras áreas de negócio, através de:
		
	
	avaliação de desempenho de todos os integrantes das áreas clientes.
	 
	diagnósticos e intervenções técnicas com o propósito de identificar necessidades dos clientes.
	
	elaboração de soluções que existem no portfólio da área prestador de serviço.
	
	realização de projetos disponíveis na área de prestação de serviço.
	
	reuniões e discussões produtivas para a eficácia da organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301877970)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Livia é uma profissional da área de TI com mais de 10 anos de experiência atuando em multinacionais do setor. Em conversa com um amigo, Livia identifica uma oportunidade. Ela percebe que muitas organizações não estão adequadamente estruturadas em TI e, por isso, somam perdas importantes que impactam diretamente no negócio. O amigo então lhe pergunta por que ela não empresta a sua experiência à essas organizações. Ela diz que não saberia como fazer isso, pois não possui estrutura nem pretende deixar seu atual emprego para se dedicar à prestação desse tipo de serviço. O amigo então lhe diz que isso não é problema, pois ela pode participar de uma consultoria associada. Essa prática se caracteriza:
		
	
	por ser exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Estes profissionais mantêm vínculo empregatício com as empresas de consultoria. Portanto, atuam apenas nas organizações clientes da empresa de consultoria da qual são empregados.
	
	pela prática de um profissional qualificado que atua de forma independente sem vínculo empregatício com a organização cliente, tampouco com empresas de consultoria. São contratados para executar um projeto específico e podem possuir estrutura própria em escritório ou home office.
	
	por ser exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring,counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	pela seleção de um funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização.
	 
	por ser exercida por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos especializados de forma eventual. Não há, portanto, vínculos permanentes desses profissionais com a consultoria. Quando o projeto termina, também terminam as atuações desses profissionais (ad hoc).
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302234855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
		
	
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	
	As afirmações I, II e III são falsas.
	
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	 
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301741804)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
		
	 
	Estratégico
	
	Operacional
	
	Assistencial
	
	Assessoria
	
	Administrativo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301715236)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como Consultor responsável pela elaboração de um projeto de Revisão de Estrutura na rede de farmácias - Pharmus você adotaria quais etapas para desenvolver a sua proposta?
		
	 
	e) Levantamento, Diagnóstico, Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	
	a) Levantamento, Diagnóstico e Desenvolvimento
	
	b)Diagnóstico, Aplicação e Revisão
	
	d) Diagnóstico, Desenvolvimento e Aplicação
	
	c) Desenvolvimento, Implantação e Implementação
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301741798)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Questionamentos Infindáveis é:
		
	
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	 
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	 
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamentee a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301851535)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Em qual situação a empresa deve implantar uma consultoria interna de RH?
		
	
Resposta: Uma empresa deve implantar uma consultoria quando os resultados não estam sendo atingidos de acordo com a estratégia, onde a gestão é centralizada, tendo em vista que os serviços de uma consultoria está em diagnosticar problemas e sugerir soluções par situações problemas e dessa forma facilitar a tomada de decisão dos gestores, descentralizando as informações, alem disso a empresa que investir em seus colaboradores indo de encontro as reais necessidades dele terá diferencial nos seus processos para se destacar no mercado.
	
Gabarito: A área de Recursos Humanos deve estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu aos aspectos requeridos na questão.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301799865)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna. Você concorda com a afirmação? Explique.
		
	
Resposta: Concordo. O maior diferencial das organizações são as pessoas, isso significa que o RH tem que preparar estrategicamente as pessoas para desenvover os processos dentro das empresas, por essa razão a mibha concordancia parte de um principio que a consultoria interna de Rh e uma estrategia para avaliar e analizar se os processos da empresa está indo bem ou não, nesse ultimo caso precisa de propor ideias para a melhoria continua, sendo assim a area de RH com uma atuação mais voltada para consultoria poderá descentralizar as informações e facilitando os processos com eficiencia para ter objetivos com eficacia.
	
Gabarito: Concordo. Nos últimos anos, a Consultoria Interna de RH manifestou-se como um fator importante numa nova ordem organizacional fundamentada nas competências e na polivalência dos colaboradores. Sua importância tem sido evidente desde a formulação das políticas de gestão de pessoas até a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu aos aspectos requeridos na questão.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301883064)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No decorrer da implementação, quando os consultores internos estão prestando atendimento aos seus clientes nas respectivas áreas de atuação, e esses profissionais atuam in loco (no local) e em permanente parceria com os dirigentes e seus colaboradores, haverá o acompanhamento e o controle de como, e até que ponto, o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. Estamos nos referindo a que etapa do processo?
		
	
	Encerramento.
	
	Abertura.
	
	Finalização.
	
	Aprovação.
	 
	Manutenção

Outros materiais