Buscar

RESENHA WORLD TRADE CENTER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Católica de Salvador
Escola de Engenharia
Disciplina: Introdução à Engenharia
Turma: 85
Aluno (ª): 
Data: 30/08/2013
Resenha
World Trade Center – Aspectos Relevantes da Engenharia
O World Trade Center foi um complexo de edifícios, também conhecido como as torres gêmeas, situado em Manhattan, New York, Estados Unidos. As torres foram inauguradas em 1973 como o maior arranha-céu do mundo, sua estrutura foi vislumbrada por todo o mundo pelo fato de ser extremamente robusta e segura para a época. O engenheiro responsável, Leslie Robertson, com apenas 34 anos na época, desenvolveu uma estrutura que resistisse à grande força do vendo, ao impacto de um terrorismo e ao seu próprio peso sem perder o espaço de áreas úteis como acontecia nos edifícios da época. Em 1993 o WTC passou por um ataque a bomba, que foi devidamente controlado, porém, seis pessoas morreram e todo o estrago foi devidamente restaurado. Oito anos depois, em 11 de setembro de 2001 as torres foram atingidas por dois aviões sequestrados por integrantes do grupo terrorista Al-Qaeda, ataque terrorista que marcou a historia dos estadunidenses, as duas torres gêmeas foram abaixo.
Após o atentado muitos aspectos foram estudados, o que causou a queda das torres, porque todas as tecnologias utilizadas não foram suficientes, o que poderia ter sido feito para que as torres continuassem de pé. O projeto muito bem argumentado do WTC iniciou-se com a construção de um muro subterrâneo para manter as águas do rio Hudson fora de todo o complexo, para isso foram escavados 917 metros cúbicos de material. Os maiores prédios construídos até então utilizaram a técnica de grade de vigas que reproduzia uma grande resistência, porém os pilares precisavam ser muito robustos, que ocasionada em uma grande perda de espaço. Foi pensando nisso que Robertson decidiu eliminar a maioria dessas colunas, transferindo-as para fora do prédio, resultando em um esqueleto, que ganhou a função de suportar parte do peso do prédio, a força aplicada pelo contraventamento. E no centro do prédio ele idealizou um núcleo interno de vigas de aço, onde ficavam os elevadores e escadas de emergência, e para amarrar o esqueleto com o núcleo, utilizou de treliças de aço no piso de cara andar. 
Para revestir as treliças, em vez de concreto, foi utilizado um material inovador para a época, a espuma de poliuretano, resistente ao fogo e leveza. E para proteger a estrutura mais um novo material, o drywal, leve e a prova de fogo, porem sem resistência alguma ao impacto. Ao ser atingida, a Torre Norte foi golpeada no núcleo, criando um enorme buraco entre os andares X e y, todos os andares acima disso estavam isolados, não havia como descer pois as escadas haviam sido destruídas, porem, inicialmente as escadas de emergência abaixo estavam livres para as pessoas evacuarem o prédio, mas não durou muito tempo para que o fogo se espalhasse. No impacto, muito combustível foi derramado e todos os elementos decorativos do prédio pegaram fogo, carpetes, cortinas, plásticos, e a única coisa que protegia as escadas – o drywal foi destruído com o impacto e logo incêndio chegou às escadas de emergência. Já a Torre Sul foi atingida na diagonal, ocasionando a destruição de um lado inteira do esqueleto entre os andares atingidos, o que ocasionou no desequilíbrio e desconheço com o núcleo. A Segunda torre atingida suportou menos tempo em pé que a primeira, pois o que amarrava toda a estrutura foi destruído e a ação do fogo sobre o aço foi mais rápida, os pilares e vigas esquentaram tanto ao ponto de perderem suas funções estruturais, acabando por ceder provocando um colapso progressivo, um andar caindo sobre o outro.
A causa real da queda nas duas torres não foi o impacto do avião como muitos pensam, se as paredes que protegiam o núcleo fossem mais resistentes, o fogo não teria se espalhado tão severamente pela parte estrutural e as escadas e elevadores ficariam livres para a fuga das pessoas, porem, paredes desse porte aumentaria consideravelmente a carga de cada andar e deixaria de ser um projeto tão extraordinario.

Outros materiais