Buscar

AD1 2 2 IDPP APU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� INCLUDEPICTURE "http://www.proppi.uff.br/posgraduacao/sites/default/files/logo_uff_brasao.jpg" \* MERGEFORMATINET ���� INCLUDEPICTURE "http://www.revistaon.com.br/images/stories/cidade/tresrios/2010/junho/inscricoes_cederj.jpg" \* MERGEFORMATINET ���
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UNIDADE DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Aluna: Juliana Cristina Ribeiro Matrícula: 17113110247
AD1 2/2 – 2018/1
Instituições de Direito Público e Privado
Algumas normas jurídicas são promulgadas (como essa lei estadual, p.ex.: proíbe a cobrança de ICMS nas contas de serviços públicos estaduais a igrejas e templos de qualquer culto), já outras são sancionadas (como essa lei estadual, p.ex.:  cria o selo de “empresa comprometida com a diversão responsável” no âmbito do estado do Rio de Janeiro).
Esclareça (5 a 10 linhas) qual a diferença no processo legislativo entre uma norma promulgada e outra sancionada?
Uma lei não entra em vigor imediatamente, ela deverá ser sancionada, promulgada e publicada para ter validade jurídica. Sancionar se refere ao ato de dar sanção a uma lei, decreto ou texto similar, ou seja, ao ato de aprovar, validar ou ratificar um documento de caráter legislativo. E é através da sanção, que o Poder Executivo concorda com o projeto de lei. Promulgar significa introduzir a nova lei no compendio jurídico brasileiro. É reconhecê-la como válida e ordenar seu cumprimento por todos. Para que isso ocorra, o ato seguinte para o aperfeiçoamento do processo legislativo será a publicação da lei, decreto ou texto similar, tornando oficialmente público o documento de caráter legislativo. É por isso que todas as leis são publicadas no diário oficial (da União, dos estados/DF e dos municípios, dependendo de qual esfera que emitiu aquela decisão). Assim, a sanção e a promulgação são etapas do processo legislativo.
REFERÊNCIA:
_____________ Promulgação e publicação de leis. Blog: Para entender direito/UOL – 16/04/2010. Disponível em: <http://direito.folha.uol.com.br/blog/promulgao-e-publicao-de-leis>. Acesso em: 28 fev. 2018.
_____________ Sancionar e promulgar. Dicionário on-line: Dúvidas de Português. Disponível em: <http://duvidas.dicio.com.br/sancionar-e-promulgar/>. Acesso em: 28 fev. 2018.

Outros materiais