Buscar

NEOLIBERAL- NACIONAL DESENVOLVIMENTISTA- PÓS NEOLIBERAL BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As principais características do Estado nacional-desenvolvimentista surgiram no Brasil na década de 30 com Getúlio Vargas que apresentou medidas de modernidade, como por exemplo um Estado central e como núcleo organizador da sociedade onde o governo tem um controle social muito grande das medidas de mudanças, outro aspecto importante é que neste período houve o avanço da industrialização e consequentemente da urbanização. Neste período também houve um espírito nacionalista que antes não era visível e um evento simbólico desta característica foi a queima das bandeiras de cada estado regional por Getúlio Vargas, presidente na época, que mantinha o controle social e político por meio do controle da fiscalização, como por exemplo o sindicalismo (não-autônomo). Também como característica do Estado nacional-desenvolvimentista era o novo planejamento, que tinha como medidas abertura do capital estrangeiro, liberação de créditos para as instituições privadas, enfatizado no governo de Juscelino Kubitschek com o famoso plano de metas 50 anos em 5.
A crise desse modelo de se por volta da década de 90, porque houve uma baixa capacidade de investimento que levou a insatisfação popular principalmente depois da crise do petróleo que envolveu uma baixa no crescimento, uma maior concentração de renda e desemprego, portanto não atendendo mais a demanda social e perdendo o controle tanto econômico quanto social. Um ano simbólico desta crise foi a entrada do Brasil no FMI devido sua incapacidade de pagar suas dívidas e então perdendo financiamento que é a base do modelo nacional-desenvolvimentista além de uma crise da exportação e uma crise fiscal que reduziu seu crédito fiscal, diminui a poupança pública, perdendo então, sua capacidade de ação.
A transição para um estado neoliberal na década de 90 no Brasil, teve como características uma aproximação do Estado com funções mínimas, logo com redução das funções empresariais do governo deixando a iniciativa privada como prioridade destas funções visando as finanças em equilíbrio, redução dos privilégios de funcionários públicos. Outros aspectos importantes foram uma maior disciplina fiscal, ou seja cortar gastos como por exemplo por meio da redução das políticas sociais. Visto que tenha como meta um controle da inflação e um aumento do desenvolvimento econômico.
Com a economia agora estabilizada as exigências da sociedade mudaram de forma a querer mais emprego o que este modelo não estava atendendo.
Surge o estado pós-neoliberal, com os dois governos do presidente Lula e hoje com a presidenta Dilma. Trazendo uma nova hegemonia política, com posicionamento híbrido, pois adota medidas tanto liberais quanto nacional-desenvolvimentistas, sendo claro sempre tendendo a um lado do que a outro.
Algumas funções antes pertencentes exclusivamente ao Estado passam a instituições privadas com a fiscalização do Estado.
Há uma busca de apoio social, uma coalização de apoio, um convencimento de modo a formar um canal de diálogo com a oposição, uma ação coletiva na qual a sociedade esteja ciente do modelo vigente, sendo o Estado como centro, consolidador e organizador da sociedade.

Outros materiais