Buscar

Economia brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Após muitos anos de ditadura militar no Brasil, marcados pela censura institucionalizada e pela forte repressão, tem-se início um processo de abertura política em sentido da redemocratização no país. A pressão feita aos militares ao longo dos últimos anos da década de 1970 e da década de 1980 garantiu ao final do processo o retorno das eleições diretas para presidente e o restabelecimento da democracia no país.
Entre os anos de 1968 e 1973 o Brasil viveu um intenso crescimento econômico que foi capaz de colocar o país entre as principais economias do mundo. Essa situação de boa condição brasileira foi extremamente aproveitada pelos militares para disfarçar a realidade opressora que a ditadura oferecia. o governo se utilizava do momento de crescimento econômico e do controle dos meios de comunicação para enganar a população, apresentando um país estável e crescente nas mãos dos militares, enquanto ações desrespeitosas eram tomadas. O povo permaneceu massificado durante todo o período do chamado milagre econômico, em geral as pessoas não tinham conhecimento do que de fato vinha ocorrendo no Brasil e quando sabiam tinham medo de se expressarem.
O processo de abertura política teve início no ano de 1974, coincidindo justamente o término do período de grande crescimento econômico. Todo o desenvolvimento brasileiro era garantido através de empréstimos, mas após o período frutífero veio uma forte inflação e aumento da dívida externa que deixou o país em uma situação financeira desconfortável, em decorrência da alta dos juros internacionais, do aumento do preço do petróleo e do desequilíbrio na balança orçamentária brasileira.
A crise econômica trouxe como consequência uma crise política, neste momento a população passou a ficar descontente com o regime. Como a censura e a repressão ainda eram vigentes, o povo começou a se manifestar em voz baixa contra as atitudes do governo. Quando o general Ernesto Geisel assumiu o cargo de presidente, a sociedade já estava descontente e economia continuava vivendo momentos ruins. O presidente sabia que seria necessário fazer algo para sustentar o regime e reduzir a insatisfação da população, então apresenta alternativas de mudança do governo e da repressão. Em seus discursos declarava que o Brasil entraria em um processo de abertura política, mas que este seria feito de forma lenta, gradual e segura.
Naquele momento, passado o ápice econômico da ditadura, todos eram afetados pelos problemas econômicos, até mesmo os militares de baixo escalão enfrentavam a inflação em suas casas, o que gerou o descontentamento dentro das próprias Forças Armadas.
Por conta de tudo que ocorria ao longo dos anos, as eleições de 1982, estaduais e municipais, expressaram nas urnas a insatisfação do povo com os militares e apontaram a queda do regime. Em 1984 teve início a campanha Diretas Já que apoiava o projeto de lei do deputado federal Dante de Oliveira com a proposta de eleições diretas para presidente. Foi um dos maiores movimentos sociais do país.
Em 1985 foi eleito para presidente, ainda por voto indireto, Tancredo Neves, que acabou falecendo antes de assumir o cargo. Em seu lugar assumiu José Sarney decretando o fim da ditadura, mas curiosamente Sarney e seus aliados eram todos do PDS, oriundo do antigo partido oficial do governo, a ARENA.
abertura comercial brasileira adotada desde o final dos anos 80 trouxe consigo ao menos duas peculiaridades em relação às tentativas anteriores de liberalização do comércio: reduzida capacidade de reversibilidade e a intensidade com que foi conduzida. A abrangência e rapidez do processo de abertura comercial sugeria a possibilidade de uma ruptura dos coeficientes de longo prazo das variáveis explicativas da demanda de importações. 3. Nessa época o governo passou a incentivar as exportações o que provocou a falência de varias industrias nacionais, contribuindo para o que foi uma fase de altíssimo nível de desemprego. Em contrapartida a concorrência gerada pelas mercadorias tornou melhor a qualidade dos produtos nacionais, provocando significativa redução de preços. 4. Industrias que surgiram nessa época no setor automobilístico: Honda; Toyota; Renault; Peugeot entre outras... Também investimentos em industrias já instaladas no Brasil, como a Ford 5. Com a abertura do comercio, surge a privatização e também a concessão de serviços. Como tudo vida, a privatização teve seus pontos positivos e negativos. Entre os positivos, as empresas submetidas a isso deixavam de depender de recursos governamentais e não pagar seus impostos, para enfim, depois da privatização ficarem mais lucrativas, aumentarem o numero de exportações e pagaram varias somas de impostos para o governo. 6. Uma das principais criticas ao processo de privatização e concessão refere-se ao destino dado ao dinheiro arrecadado pelo estado, direcionando ao pagamento de juros da divida interna. 7. *Capital especulativo é um montante de recursos alocado sem a intenção de gerar lucro via trabalho ou produção. Com a privatização e a abertura da economia brasileira houve ingresso de capital estrangeiro de setores produtivos. Com capital estrangeiro no setor produtivo, a economia estrangeira reduziu sua dependência do capital especulativo*, tornando-a mais solida e bem estruturada. 8. * Somatória de todas as transações econômicas realizadas por um paiz. Para equilibrar a balança de pagamentos*, as estratégias principais foram: Incentivo as exportações; Aumento no fluxo de investimentos estrangeiros e, A internacionalização de empresas estrangeiras. 9. Por fim foi acelerada a modernização de alguns setores da economia,fazendo aumentar a competitividade dos setores da economia, nossa produção agrícola e industrial no mercado internacional. 
Download

Continue navegando