Buscar

TCC PROJETO MABIELE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
1 TEMA
A Tecnologia na Educação
DELIMITAÇÕES DO TEMA
A Tecnologia na Educação para o Ensino Fundamental
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como problema de pesquisa veio a seguinte pergunta:como a tecnologia pode ajudar na Educação?
3 JUSTIFICATIVA
 A Tecnologia vez avançando cada vez mais, e integrar a tecnologia na educação e um modo de chamar mais a atenção dos alunos e proporcionar maior qualidade da Educação.
 Este projeto tem como relevância apresentar a importância da utilização dos meios tecnológicos como forma de enriquecer a prática pedagógica em sala de aula. Assim parte-se para uma perspectiva voltada para o desenvolvimento de um processo contínuo no que se refere à construção das habilidades de leitura e escrita dos educandos, minimizando o problema do fracasso escolar. As escolas atuais propõem o letramento e a alfabetização das crianças através de contato com vários t gêneros textuais, com destaque para os vários livros literários e didáticos. Hoje com a evolução da tecnologia principalmente o computador, a criança ao ficar inserida nesse contexto, amplia seus conhecimentos, desenvolvendo sua capacidade de leitura de mundo. 
 Ao entrar em contato com o mundo da informática, ela enriquece sua existência , pois são inúmeros os benefícios que essas maquinas oferecem, vão construindo seu conhecimento de linguagem / escrita de maneira prazerosa, criativa e diversificada além de atingir os objetivos pedagógicos da educação infantil.
 Ao trabalhar com a tecnologia na educação os alunos tem mais acesso ao conhecimento e também podem ter mais acesso a mais informações, ao trabalharmos em sala de aula usando a tecnologia os alunos ficam mais interessados nas aulas e aprendem muito mais os alunos tendo acesso a tecnologia na sala de aula eles ficarão mais interessados e evitando assim, faltas consecutivas.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Buscar meios de trabalhar na educação de modo que os alunos se interessem mais pelas aulas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Introduzir a tecnologia no ambiente educacional
Conhecer os meios de como trabalhar com a tecnologia na educação.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Como ainda os alunos do ensino fundamental esta formando seus conceitos e sua educação, introduzir a tecnologia na sala de aula pode ser uma boa tática para que os alunos aprimorem seus conhecimentos e interajam mais em sala de aula os alunos necessitam de coisas que os distraiam e ao mesmo tempo as passem informações e conhecimento um dos métodos e a tecnologia que tem muitos recursos para nos ajudar na hora de passar nossos conhecimentos para nossos alunos, nossos alunos estão cansados de terem sempre o mesmo tipo de aulas, por isso precisamos inovar e a tecnologia e um bom método.
O avanço constante das tecnologias digitais faz com que tenhamos de nos manter em constante atualização e no caso dos professores isso é fundamental uma vez que são os autores responsáveis pela educação falam dos alunos.
Bueno ( 1999, pag.87) por sua vez conceitua a tecnologia como:
	Um processo continuo através do qual a humanidade molda, modifica, e gera a sua qualidade de vida. Há uma constante necessidade do ser humano de criar, [sic] a sua capacidade de interagir com a natureza, produzindo instrumentos desde os mais primitivos até os mais modernos, utilizando-se de um conhecimento cientifico para aplicar técnicas e modificar, melhorar, aprimorar os produtos oriundos do processo de interação deste com a natureza e com os demais seres humanos [sic].
Alguns motivos para introduzir a tecnologia na educação, aprimorar a qualidade da educação, ajudar a elevar os índices de desenvolvimento da educação básica, ajuda a tornar as aulas mais atraentes e inovadoras, etc.
No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador.  Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
Gatti (1993, pag.62), a respeito da inovação na educação, afirma que,
	Sempre que uma inovação surge no horizonte dos educadores, observa-se, em alguns, deslumbramentos em função das possibilidades aventadas por essas inovações e, em outros, ceticismo crônico provocado quer pela decepção que professores diretores e técnicos em educação vem acumulando com as políticas e propostas de inovações educacionais mal implantadas ou descontinuadas pelos sucessivos governos, quer pela acomodação natural que temos a nossas funções e pelo incômodo que inovações podem provocar, na medida em que estas exigem alterações de comportamentos e uso de espaço e tempo já bem cristalizados.
METODOLOGIA
O uso da tecnologia pode ser proveitoso no estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o aluno adote uma postura mais participativa. A escola trabalha de duas maneiras: recorre a objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, para dar suporte às aulas, e estimula a pesquisa dos alunos na internet, com a orientação do professor sobre como encontrar a informação desejada de forma segura e a partir de fontes confiáveis. Mas os professores também devem tomar muito cuidado, pois nas redes sociais tem muitas coisas impróprias e ate mesmo coisas que os alunos não devem ter acesso, então a escola deve ter um dispositivo que bloqueia o uso de algumas redes sociais e deixar somente os cites que o professor quer trabalhar com o aluno.A escola deve trabalhar de duas maneiras: recorrer a objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos, para dar suporte às aulas, e estimula a pesquisa dos alunos na internet, com a orientação do professor sobre como encontrar a informação desejada de forma segura e a partir de fontes confiáveis.
Os docentes devem ter habilidade tecnológica e conhecimento dos recursos da web necessários para utilizar a tecnologia na aquisição de disciplinas adicionais e conhecimento pedagógico em apoio ao desenvolvimento profissional do professor.
REFERÊNCIAS
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA:Claudine educação e tecnologia. blogspot.com/2012/04
Educação e Tecnologia: Projeto Educação e tecnologia
Educação e tecnologia. blogspot.com/2012/02/projeto educação e tecnologia.html
Livro- Educação e Novas Tecnologias um repensar: 2ª edição, Glaucia da Silva Brito, Ivonéia da Purificação.
Reflexões e uso da tecnologia ou metodologia Ensino Educação:
www.bonde.com.br /educação.
Tecnologias na educação: é preciso mudar a metodologia.
www.gazetadopovo.com.br/educação/tecnologias-na-educacao-e-preciso-mudar-

Outros materiais