Buscar

SIMULADO DISCURSIVAS – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO DISCURSIVAS – METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
1. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, muitas histórias registradas por Heródoto, um historiador grego da Antiguidade, tinham caráter fabuloso, pois mencionavam gigantes, monstros 
marinhos, pessoas que eram metade homem e metade animal etc. No entanto, esse historiador reunia duas características essenciais que valem para os historiadores da atualidade. Quais são essas características? 
RESPOSTA: A atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro. 
 
2. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, responda: Na perspectiva da abordagem tradicional, o que significa aprender História? 
RESPOSTA: Em uma abordagem tradicional, aprender História significa montar uma tabela na qual possamos relacionar nomes, eventos, datas e locais, além de decorar esses dados para uma eventual aprovação nos exames. Isso não significa compreender, analisar, comparar ou discutir. 
 
3. “Sem a História, porém, não seriamos capazes de nos localizar no tempo e perderíamos, assim, parte de nossa identidade”. (VASCONCELOS, 2007). Com base na citação acima , descreva um texto explicativo sobre em que consiste o estudo da História. 
RESPOSTA: O estudo da história nos leva a compreender os fatos e acontecimentos do passado. As ações e atitudes dos personagens do passado dão origem a determinados resultados em seu próprio contexto histórico, e nos leva a compreender o presente. As experiências do passado são experiências humanas e, portanto, têm muito a ver com a vida das pessoas hoje. Conhecendo as experiências do passado, compreendemos com mais facilidade o mundo que vivemos. (VAS CONCELOS, 2007p. 25) 
4. O estudo de História na Educação Básica esteve durante muito tempo preso ao modelo que hoje chamamos “História Tradicional”. Apresente três aspectos do currículo escolar que caracterizam essa concepção. 
RESPOSTA: Priorização aos atos políticos a partir da memorização de datas, nomes, locais e algumas palavras -chave. Descrição da ação de indivíduos de grande proeminência na esfera pública: reis, presidentes, generais, líderes revolucionários. Compreensão do processo de formação do estado a partir de documentos oficiais. A ênfase recai na memorização em que os alunos são vistos como sujeitos passivos no processo ensino -aprendizagem. Avaliação baseada em informações fragmentadas e isoladas do contexto. 
5. As fontes documentais são imprescindíveis na pesquisa histórica assim como para o ensino de História. Sobre o uso de documentos históricos como recurso didático no ensino. Indique 3 (três) desses materiais e quais a possibilidades de empregá-los em sala de aula da educação básica. 
RESPOSTA: O uso desse tipo de material em sala de aula é facilitado pelo acesso que podemos ter a muitos deles, como por exemplo: certidões de nascimento, carteiras de identidade, escrituras, cédulas de dinheiro, cartas e imagens. 1)Identidade: é possível desenvolver atividades sobre a origem do nome, idade, o contexto histórico em que nasceu. 2)Cartas: analisar os interesses e propósitos, ou as informações, o texto pode servir de debate para o estudo. 3)Imagens: permite analisar e compreender o passado. 
6. Considere o fragmento de texto a seguir: “O historicismo de Ranke promovia a ideia única e ‘possível’ de resgatar o passado histórico em sua totalidade. O historiador, para Ranke, deveria ser objetivo no momento da produção, isto é, para recuperar os dados únicos e irreproduzíveis dos atos humanos, deveria deixar suas paixões e interpretações longe de suas análises, apoiando-se somente na narração dos documentos oficiais. Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Leopold von Rank e limitou o domínio do trabalho do historiador, definindo o que a História poderia ou não estudar. Para ele, se os historiadores se preocupassem com cada detalhe insignificante do passado, o estudo da História jamais chegaria a uma síntese abrangente. Sob quais aspectos (assuntos) o domínio do estudo da História deve ser limitado segundo Ranke? 
RESPOSTA: Ranke limitou o domínio do estudo da Historia à política e à religião.
7. Considere o fragmento de texto a seguir: “Historicamente a memória f oi adquirindo seu potencial histórico de objeto para ilustrar a realidade, assim também a cultura midiática foi ganhando seu espaço para entender a configuração atual de sociedade em que inseridos os sujeitos dividem seu significado ora diferentes, ora iguais, e que também ajuda ao entendimento que apenas a reflexão da realidade humana social que é histórica é capaz de construir o sujeito. A partir das aulas e os conteúdos do livro-base, explique a relação existente entre memória individual, memória coletiva e memória histórica. 
 
RESPOSTA: A memória individual está relacionada às lembranças pessoais da vida dos indivíduos. A memória coletiva pode estar ligada a lembranças de experiências que não vivenciamos, que nos f oram contadas por amigos ou parentes. Podemos saber muita coisa sobre o passado porque existem livros e documentos antigos, bem como quadros, monumentos, depoimentos orais etc. Esses materiais são chamados fontes históricas. Ao lermos livros ou mesmo realizarmos pesquisas por meio de documentos antigos e outros vestígios do passado, estaremos contribuindo para a construção e manutenção da memória histórica. 
8. “O espírito aventureiro do ser humano, a curiosidade pela busca de explicações, a perspicácia em driblar problemas, o esplendor de toda uma civilização, a substancial evolução dos antigos povos até nossa era recente das mídias, passo a passo registrado pelos estudiosos, pesquisadores, arqueólogos, historiadores, nos dão a dimensão do quão magnânimo é conhecer a História para entendermos nossa própria existência e nossa importância dentro do contexto em que vivemos”. Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, qual o objetivo do estudo da História? 
Resposta: A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc.
9. “A Grécia Antiga é berço da Civilização Ocidental, dela herdamos muitos conhecimentos como a Filosofia, a ciência e também a História. Os primeiros historiadores daquela esplêndida civilização foram Heródoto (480 -425 a.C.) e Tucídides (460 -400 a.C.) . Os dois abordavam em seus estudos os conflitos e as guerras no mundo antigo. Tucídides escreveu sobre a Guerra do Peloponeso, e Hérodoto descreveu as Guerras Médicas”. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -base, quais as características essências dos registros produzidos por Heródoto e Tucídides e que contribuem para os historiadores da atualidade? 
RESPOSTA: O historiador grego Heródoto, reunia duas características que valem para os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro.Tucídides não se contentava somente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.
10. Considere a seguinte citação: “O cristianismo apostólico era baseado nas narrativas dos primeiros discípulos de Jesus. Eles contavam que o messias havia morrido na cruz para salvar a humanidade, e aos seguidores cabia a missão de espalhar sua mensagem pelo mundo. Essa tradição começou a ser registrada por volta dos anos 30 e 40 do século 1, em livros, como os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João. Esses textos eram lidos por muitos grupos que os consideravam os relatos mais antigos e precisos da vida de Cristo ”. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, qual a contribuição do cristianismo para a História? 
RESPOSTA: O cristianismo contribuiu para entendermos a História do gênero humano, pois se apresentou desde a criação do mundo até a vinda do Reino de Deus. A história da criação do mundo envolve um momento fundamental para o cristianismo que é o nascimento de Cristo. É inegável que a narrativa bíblica influenciou e continua influenciando o modo como entendemos a História nos dias de hoje (livro-base p. 46).
11. “Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral”. De acordo com os conteúdos, muitas histórias registradas por Heródoto, um historiador grego da Antiguidade, tinham caráter fabuloso, pois mencionavam gigantes, monstros marinhos, pessoas que eram metade homem e metade animal etc. No entanto, esse historiador reunia duas características essenciais que valem para os historiadores da atualidade. Quais são essas características? 
RESPOSTA: O historiador grego Heródoto, reunia duas características que valem par a os historiadores até os dias de hoje: a atenção para os detalhes e a preocupação em separar o falso do verdadeiro. 
12. “A universalização da educação é uma realidade na maioria dos países ocidentais; porém, no dizer de Gadotti [...], uns receberam mais educação do que outros. A igualdade entre os homens permanece um sonho ainda muito distante do nosso planeta. “Apesar de tudo, a escola como instituição destinada a todos e faz parte do nosso cotidiano e das obrigações da família e do Estado para com suas crianças e adolescentes”. De acordo com os conteúdos, responda: Na perspectiva da abordagem tradicional, o que significa aprender História?
RESPOSTA: Em uma abordagem tradicional, a prender História significa montar uma tabela na qual possamos relacionar nomes, eventos, datas e locais, além de decorar esses dados para uma eventual aprovação nos exames. Isso não significa compreender, analisar, comparar ou discutir, significa apenas memorizar.
13. O que é História? Para que serve a História? Qual é seu maior objetivo? 
RESPOSTA: A História é o estudo do ser humano em sociedade ao longo do tempo. O estudo História cria ou reforça a nossa identidade social. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado. E seu maior objetivo é proporcionar ao aluno melhor compreensão da sociedade, pois somos seres sociais e culturais. 
14. Com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Historia ao longo do ensino Fundamental (...) dentre outros aspectos, os alunos deverão ser capazes de: 
RESPOSTA: Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, re conhecendo semelhança e diferença entre eles.
15. Concepção de História desenvolvida por Voltaire? 
RESPOSTA: A História deve-se distinguir da literatura, uma vez que trata de fatos verdadeiros e não de ficções, mas deve ater-se a sua principal tarefa, que é a instrução moral.
16. Conceitue a relação entre memória individual; memória coletiva e memória histórica: 
RESPOSTA: A memória individual diz respeito às vivencias de um indivíduo em particular. A memória coletiva é o conjunto de fatos lembrados por uma coletividade e por fim, a memória histórica é o estudo sistemático das sociedades ao longo do tempo. 
17. Em relação à educação na concepção de Émile Durkheim no início d o século XX, como esse sociólogo define a educação?
RESPOSTA: A educa ção deveria incutir nas crianças, nos adolescentes e nos jovens os conhecimentos e valores necessários para que eles reproduzissem a vida social das gerações maduras. 
18. O uso de documento histórico no ensino de história nos anos iniciais é uma das recomendações da historiografia renovada, p orem, deve-se a tentar que o mesmo pode ser utilizado de duas maneiras pelo professor em sala de aula: como ilustração ou como fonte histórica. Apresente as diferenças entre essas duas propostas de abordagens: 
RESPOSTA: No primeiro caso, ilustração serve apenas como reforço da aula do professor ou do livro didático, no sentido literal do termo, apenas para ilustrar o conteúdo a ser ensinado. Enquanto que como fonte histórica essa abordagem possibilita ao aluno compreender o passado e o presente, estabelecer relações temporais, compreender um dado acontecimento histórico bem como a ação de diversos sujeitos presentes em seu tempo.

Continue navegando