A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Apol Artes e Cultural Popular Artes Visuais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“[...] Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura popular, de forma que as gerações futuras sintam-se não só herdeiras, mas também valedoras de gigantesco e precioso tesouro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lino, Jorge. Cultura popular: sua diversidade e importância. <https://trendr.com.br/cultura-popular-sua-diversidade-e-importância-96446407feec>. Acesso em 24 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que apresenta o que os autores entendem por “popular” nesse livro:
	
	A
	Simples.
	
	B
	Do senso comum.
	
	C
	Da população.
	
	D
	Do povo.
	
	E
	Da cultura.
Questão 2/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Como diz aquele velho ditado que ‘a voz do povo é a voz de Deus”, penso que, no caso da religião popular, seria conveniente afirmar que ‘a crença do povo é a crença em Deus’, ou seja, cada grupo religioso possui a sua própria forma de busca e de compreensão acerca do mundo divino”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alan. Religiosidade Popular: A Crença Do Povo É A Crença Em Deus. <periodicos.ufpb.br/index.php/dr/article/download/20461/11325>. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra uma característica dominante dos mitos, das lendas e das narrativas populares:
 
	
	A
	Domínio da criatividade.
	
	B
	Domínio da língua escrita.
	
	C
	Domínio da oralidade.
	
	D
	Domínio da legalidade.
	
	E
	Domínio da interpretação.
Questão 3/10 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“A construção narrativa, em suma, é um procedimento que, sem dúvida, ajuda a estruturar e tornar compreensível a experiência de vida, não de forma solitária, mas sim, note-se, por meio da sociabilidade e do contato dialógico com o outro”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores < http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf >. Acesso em 18 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre as lendas, analise as proposições:
I. As lendas contêm elementos e personagens fantásticos e, muitas vezes, têm a função de reguladoras da vida cotidiana.
II. Diferente do mito, as lendas não sofrem modificações, independendo dos contextos sociocultural e histórico.
III. As lendas podem ter caráter local, ou seja, estão ligadas a determinada comunidade, mas também podem ocorrer em diversas regiões de um país.
IV. As lendas se apresentam como narrativas orais, mas, diferentemente do mito, não têm a função primordial de explicar a origem das coisas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 4/10 - Arte e Cultura Popular
Atente para a seguinte citação: 
“A definição de Religiosidade Popular parece tão multifacetada quanto suas manifestações. Em termos gerais podemos dizer que se trata de um conjunto composto por ressignificações de crenças e ritos das religiões oficiais, tendo incorporado elementos de tradições de ancestrais constituintes da cultura local”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Carla; STOZ, Eduardo. Religiosidade popular na perspectiva da educação popular e saúde. <http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/sites/default/files/arquivos/ReligiosidadePopular.pdf >. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, sobre a religiosidade popular a serviço do cotidiano, analise as proposições:
I. No espaço rural, onde há falta de médicos, os benzedores são a primeira opção.
II. A legitimidade das práticas se constrói nas narrativas das próprias benzedeiras, misturando-as a fatos e milagres.
III. Atualmente, as benzedeiras destacam a sua legitimidade relatando curas de doenças.
IV. No contexto das grandes cidades e das regiões metropolitanas, é inexistente o trabalho das benzedeiras. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 5/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Os mitos, como se sabe, são, em princípio, narrativas sagradas relatando fatos que teriam ocorrido num tempo ou mundo anterior ao nosso e que, em geral, tentam explicar a origem e a existência das coisas” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZEVEDO, Ricardo. Conto popular, literatura e formação de leitores. <http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Contos-populares.pdf>. Acesso em 18 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra quais aspectos devemos considerar ao analisar um mito:
	
	A
	Aspectos simbólicos e características alegóricas.
	
	B
	Aspectos da escrita e características dos personagens.
	
	C
	Aspectos orais e características do fato ocorrido.
	
	D
	Aspectos centrais do fenômeno e características dos personagens.
	
	E
	Aspectos culturais e características simbólicas.
Questão 6/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“O objeto artesanal pode se tornar um testemunho, uma revelação da relação homem e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALGADO, Mara; FRANCISCATTI, Kety. Contraponto entre arte, artesanato e trabalho:  a falsa diferenciação e a atrofia da fantasia. <http://www.ip.usp.br/laboratorios/lapa/versaoportugues/2c43a.pdf >. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre arte e artesanato, analise as proposições a seguir:
I. O termo artesanato é utilizado para se referir a objetos produzidos em série, utilitários ou não.
II. O artesanato se insere no contexto moderno, no qual a arte é um produto passível de ser comercializado.
III. As condições sociais e culturais presentes no entorno interferem na concepção de artesanato e da arte.
IV. Os elementos de identidade cultural comunitária ou regional encontra-se fora das reflexões sobre a produção da arte e do artesanato. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 7/10 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte excerto de texto: 
“Como tradição viva de um povo, o ex-voto denuncia as práticas típicas de representação de temas cruciais à existência.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Leonidas et al.  O corpo em estado de graça:  ex-votos, testemunho e subjetividade. <http://www.scielo.br/pdf/psoc/v22n1/v22n1a15.pdf >. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre o ex-votos, analise as afirmações a seguir:
I. Os ex-votos se referem a uma promessa desfeita, ou seja, quando o fiel desagrega a fé ao seu santo de devoção.
II. Os ex-votos são elementos que demonstram visual e materialmente a dimensão da religiosidade popular do brasileiro.
III. Os ex-votos são objetos oferecidos em santuários como forma de agradecimento a graças recebidas.
IV. Os ex-votos são uma maneira de comunicação entre esfera humana e sagrada. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV