Buscar

Prova( Trabalho) AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alunos: Anne Caroline Xavier Barbosa, Bianca Santos de Aguiar, Bruna Araujo da Silva, Carlos Henrique Gomes da Silva, Luis Claudio Ribeiro Motta Filho, Paula Rodrigues de Figueiredo e Tatiane da Silva Capitisqui. 
1) O Sr. Ricardo tinha anos de experiência na área alimentícia, com isso ele tinha uma visão muito boa desse setor, conseguiu ver na cidade de Curitiba uma ótima oportunidade para abrir uma empresa que explorasse o ramo de produção e venda de comida para entrega em domicilio, fez um estudo sobre o mercado local e achou um ótimo local para abrir a empresa e logo criou uma grande cozinha para atender a demanda local, fez um investimento inicial em matéria para organizar eventos, e ele tem uma visão de sempre procurar expandir as vendas da empresa, assim na década de 80 chegou a um faturamento de mais de 20 milhões. 
Por análise geral, investir em um empreendimento pioneiro é sempre um risco, já que não há experiência no mercado e não se sabe o resultado do projeto. Apesar de toda incerteza, o que vale é a visão empreendedora que neste caso foi de maior sucesso e esse sucesso foi se transformando em números. Posteriormente houve um problema de gestão, mas que não apagou a ideia empreendedora, visto que o mercado se abrangeu de forma positiva.
2) Sob a ótica da era da informação a empresa não dá indícios de uso de tecnologia nos processos. Em relação à gestão dos processos, prioritariamente houve uma divisão básica de funções, na qual destinava ao Ricardo cuidar das vendas e os demais sócios tratavam do financeiro e das demais atividades operacionais da empresa. Em relação ao planejamento da empresa para os períodos seguintes era baseado em estimativas de vendas estabelecidas pelo senhor Ricardo.
3) Visto o cenário interno da empresa, teve início com uma forte ligação do nível operário com o nível estratégico, no qual havia prática de colaboração de ideias junto aos superiores e o clima de trabalho era muito bom, fazendo com que os colaboradores vestissem a camisa da empresa. Posteriormente, à medida que a empresa foi crescendo, o contato dos colaboradores junto ao nível estratégico ia decaindo aos poucos até o momento em que o nível gerencial não mais permitia com isso os colaboradores eram mandados embora, muitos migravam para a empresa concorrente e outros se desmotivavam.
Pelo cenário externo, a empresa entrou no mercado como pioneira no ramo, agregando um serviço de qualidade máxima em todos os aspectos do negócio. Vinte anos depois houve uma drástica queda na receita levando até ao endividamento, isso se deu à uma série de problemas financeiros, trabalhistas e insatisfação interna. Em 1995 a empresa se deparou com um grande prejuízo e recorreu à empréstimos. Na mesma época seus principais concorrentes obtiveram os melhores resultados.
4) Em relação a qualidade, a empresa desde o inicio se esforçava para atender melhor seus clientes e oferecer um serviço qualificado, com o passar do tempo foram surgindo concorrentes dividindo os clientes e o cenário comercial mudou.
Agora em relação a motivação, havia treinamento dos funcionários e boa comunicação entre os setores. Depois de alguns anos surgiram conflitos, onde os funcionários eram embarrerados pelos mosqueteiros quanto a novas ideias, com consequência disso deu inicio a má qualidade nos processos da empresa.
No começo elas estavam alinhadas com o perfil, mas com passar do tempo elas começaram a sair do perfil, a empresa começou a parar de ter ideias empreendedoras e aos poucos começou a dar sinal de falência. 
5) No começo o Buffet comabem tinha como base da cultura organizacional de investir nos próprios funcionários, eles tinham direto á treinamentos constantes e de acordo com as suas funções de trabalho, sendo compatíveis com aquilo que eles exerciam no Buffet. Tinham também uma relação melhor com o Senhor Ricardo, tendo a liberdade de propor ideias de melhoria para o negócio, desta forma isso dava uma motivação maior para todos os funcionários que se sentiam mais úteis e participativos de tudo aquilo, isso tornava os funcionários mais preparados para atender cada cliente com qualidade e eficácia . Após o crescimento do Buffet, o Sr. Ricardo foi deixando de ouvir a opinião de seus funcionários, e deixando-os decepcionados em muitas situações. Foi retirada dos funcionários a liberdade de opinar e de propor novas ideias para o negócio. O Sr° Ricardo já não tinha mais o mesmo acesso á empresa pois seus sócios não permitiam e não tinha mais interesse nas atividades que ocorria dentro do Buffet, seu foco agora é apenas o aumento de capital e lucros do Buffet. Com todas essas mudanças que ocorreram na cultura do Buffet comabem uma das consequências foi a desmotivação de diversos funcionários, fazendo com que alguns deles pedissem demissão do Buffet para procurar empregos em outros Buffet’s concorrentes e os que permaneceram já não estavam satisfeitos e com isso foi gerando uma crise interna em todo o Buffet.

Outros materiais

Outros materiais