Buscar

Desafio Profissional 4° semestre



Continue navegando


Prévia do material em texto

PEDAGOGIA
 Tutora EAD: Cláudia Macharete Bezerra de Araujo
DESAFIO PROFISSIONAL
2017
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao projeto que será realizado pela recém-chegadacoordenadora na escola. Nele serão apresentados novos métodos elaborados em um plano de ação, que auxiliará os professores a refletirem nas maneiras que estão ministrando suas aulas.
A proposta a seguir será de uma análise sobre a importância de se trabalhar a literatura infantil e o brincar dentro das salas de aula, de como essa prática irá ajuda a expandir o conhecimento dos alunos preparando-os para um futuro promissor.
DESENVOLVIMENTO
O tema que será tratado nesse plano de ação refere-se ao mundo da imaginação infantil.
Ao observar o plano de uma aula atual dos professores, percebe-se a necessidade de um novo método de ensino que desenvolva a ludicidade no cotidiano dos alunos da educação infantil.
Foi notado pela coordenadora Paula que o ato de ler, brincar e a ludicidade estavam sendo deixados de lado pelos professores da escola.
OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
Aprimorar nos educadores, novas práticas a serem abordadas refletindo sobre a importância da ludicidade, leitura e do brincar na educação infantil.
Fazer com que o educador retome praticas lúdicas próprias para que seu trabalho venha ter resultados;
 JUSTIFICATIVA SOBRE A RELEVÂNCIA DO TEMA
O trabalho do mediador é proporcionar aos seus alunos situações em que eles possam vivenciar diversas experiências, desenvolver sua autonomia e a capacidade de fazer escolhas, criar vínculos sociais, o professor precisa se apropriar de novos conhecimentos necessários à promoção do desenvolvimento cognitivo de qualidade a todos os envolvidos.
A criança tem a necessidade de expressar sua imaginação, nos gestos,nas oralidades e nas brincadeiras.
Segundo Kishimoto (2002) brincar é uma atividade que acompanha a criança desde o nascimento no interior do seu núcleo familiar e tem prosseguimento a partir da relação que a criança estabelece com outras crianças.
A ludicidade não está relacionada com um momento de brincadeira, mas a situação de envolvimento, prazer e espontaneidade daquele que está brincando, a mesma precisa ser entendida como uma linguagem própria da criança, portanto ao brincar a criança expressa suas ideias e emoções, constrói relações e testa hipóteses.
O RCNEI- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- afirma caber ao professor a organização de situações para que as brincadeiras ocorram de maneira mais diversificada possível, a fim de proporcionar às crianças a possibilidade de escolherem os temas, os objetos, os papeis e companheiros, com quem brincar, bem como os jogos, para assim elaborarem de forma pessoal e independente seus sentimentos, suas emoções, conhecimentos e regras sociais (Brasil,1998b:29)
Lembrando também que o direito da criança ao brincar é previsto no ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente no Art.16 parágrafos IV.
Outro assunto que é de estrema importância no dia a dia de uma sala de aula da educação infantil é a literatura. O contato com livros, a contação de histórias a maneira de como o professor irá transmitir a história lida e proporcionar a fantasia para as crianças, os objetos que serão usados para contar essa história, tudo isso é uma situação lúdica que o professor irá intermediar para sua turma. 
A literatura infantil torna a criança mais criativa abrindo seu horizonte para novas ideias, tornando-a mais crítica, ajudando a desenvolver concentração e atenção. O aluno aprende a analisar fatos desenvolvendo sensibilidade e criatividade. Através de lindas histórias aprende-se a escutar os sentimentos que envolvem o próximo.
Porém, para uma criança não basta apenas ler, mas deve-se trabalhar o prazer pela leitura, começando pelos pais e dando continuidade pelo professor, ao incentiva-los a essa prática, eles irão adquirir o hábito da leitura tornando-se futuramente um adulto sábio, culto e dinâmico. Elas devem ser incentivadas a deixar fluir sua imaginação ao olhar as belas ilustrações que contém nas obras infantis, pois a literatura infantil da pré-escola tem a intenção na formação de futuros leitores letrados, que venham corresponder adequadamente as demandas sociais da leitura e escrita.
A Literatura Infantil, bebida desde o nascimento em doses sabiamente ministradas, gera uma saudável dependência, que dá à criança e ao adolescente a força e o empenho necessários para realizarem a leitura do mundo, base indispensável aos seus projetos de vida. (VELOSO & RISCADO, 2002, p.29).
Contos,brincadeiras,imaginação tudo isso é indispensável na educação infantil, a criança precisa ser criança, viajar em sua imaginação, fantasiar que é uma princesa, ou um super-herói, precisa ter ao seu redor brinquedos que façam-na pensar de tal forma. E o mais importante, ter ao seu dispor um profissional que a veja como criança em construção, e que possibilite a riqueza necessária para que ela viva no mundo infantil que lhe é passageiro.
DEFINIÇÃO DAS AÇÕES E ESTRATÉGIAS
Também será lançado o desafio aos professores de organizar uma brinquedoteca na escola. Eles poderão arrecadar brinquedos na sociedade, ou fazer uma ação entre amigos, venda de lanches da escola, gincanas, brechó. Com certeza esse espaço dentro da instituição será melhor usado e visitado pelos alunos com maior frequência.
Serão feitas reuniões mensais para tratar sobre a importância da leitura e do brincar na educação infantil, nelas iremos proporcionar visitas à biblioteca e a brinquedoteca da cidade para que os professores possam propiciar aos seus alunos momentos de interação e ludicidade.
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
Os materiais utilizados serão: livros, fantoches para teatros, brinquedos com materiais recicláveis, jogos interativos, materiais artísticos para decoração de ambientes.
AVALIAÇÃO SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS
Será elaborado um diário de turma onde será relatado o andamento das atividades propostas pelo professor no plano de aula, ele será revisado pela coordenadora semanalmente. Ao avaliar o projeto proposto aos professores à coordenadora irá visitar as salas com o intuito de observar a ornamentação artística do ambiente que concretizará uma mudança de planejamento para as crianças, as salas deverão ter repartições para atividades especificas, e espaços livres para facilitar a movimentação dos alunos, a colaboração para a criação da brinquedoteca própria da escola e a mesma sendo visitada pelas turmas nos períodos propostos pelos professores.
CONCLUSÃO
Ao término deste trabalho concluímos o quão importante é assumir uma postura lúdica para com os alunos durante todas as aulas na educação infantil. Na importância de trabalhar a literatura infantil e o brincar nas salas de aula, percebeu-se o papel fundamental do professor na formação das crianças, pois houve um aumento significativo do seu rendimento nas atividades propostas e eles demonstram mais empolgação no aprender, a formação do educador é essencial, pois é ele que irá criar desafios e proporcionar aulas que sejam criativas e atrativas, despertando o interesse pelos assuntos trabalhados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CEAD - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico. Disponível em: <http://cead.avaeduc.com.br/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4294>. Acesso em: 12 out. 2017.
CEAD-AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Organização e Metodologia da Educação Infantil.. Disponível em: <http://cead.avaeduc.com.br/mod/multimediaroomtwo/view.php?id=4802>. Acesso em: 12 out. 2017.
FERRONATO, Raquel Franco. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico: Análise do Aspecto Lúdico no Universo Infantil e sua Relação com a Educação Escolar. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. Disponível em: <http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330401%5DPED4_BRINQUEDOTECA_E_O_ELEMENTO_LUDICO/A1/%5B3%5DTema%2001/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/SEMI_Brinquedoteca_e_o_Elemento_Ludico_01.pdf.>.Acesso em: 15 out. 2017.
FERRONATO, Raquel Franco. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico: As relações entre o brincar, o jogar e o brinquedo. Caderno de Atividades. Anhanguera Educacional: Valinhos, 2015. Disponível em: <http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330401%5DPED4_BRINQUEDOTECA_E_O_ELEMENTO_LUDICO/A1/%5B6%5DTema%2004/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/SEMI_Brinquedoteca_e_o_Elemento_Ludico_04.pdf>. Acesso em: 15 out. 2017.
JARDIM, Tatiane M. S. Desafio Profissional de pedagogia: Brinquedoteca e o elemento Lúdico; Organização e Metodologia da Educação Infantil; Didática do Contar Histórias; Leitura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2017. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead >. Acesso em: 6 abr. 2017.
KUMADA, Kate Mamhy Oliveira. Organização e Metodologia da Educação Infantil: Os Espaços Educativos. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. Disponível em: <http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330409%5DPED4_ORGANIZACAO_E_METODOLOGIA_DA_EDUCACAO_INFANTIL/A1/%5B9%5DTema%2007/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/Semi_Organizacao_e_Metod_da_Ed_Infantil_07.pdf>. Acesso em: 03 out. 2017.
LOPES, Camila Lorena; NAVARRO, Elaine Cristina. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES LETRADOS. Revista Eletrônica Interdisciplinar, Mato Grosso, v. 1, n. 11, p. 15-19, 2014. Disponível em: <http://revista.univar.edu.br/index.php/interdisciplinar/article/view/253>. Acesso em: 02 ago. 2017.
NAVARRO, Mariana Stoeterau. O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. São Paulo: UNICAMP, 2009. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2693_1263.pdf>. Acesso em 2 ago. 2017.
SALCES, Claudia Dourado de. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico: A Brincadeira como Instrumento de Desenvolvimento da Criatividade. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. Disponível em: <http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330401%5DPED4_BRINQUEDOTECA_E_O_ELEMENTO_LUDICO/A1/%5B5%5DTema%2003/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/SEMI_Brinquedoteca_e_o_Elemento_Ludico_03.pdf> Acesso em: 16 out. 2017.
SALCES, Claudia Dourado de. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico: Conceituação e Importância da Brinquedoteca. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. Disponível em: < http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330401%5DPED4_BRINQUEDOTECA_E_O_ELEMENTO_LUDICO/A1/%5B7%5DTema%2005/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/SEMI_Brinquedoteca_e_o_Elemento_Ludico_05.pdf>. Acesso em: 18 out. 2017.
SALCES, Claudia Dourado de. Brinquedoteca e o Elemento Lúdico: Planejamento de Aulas Lúdicas. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015. Disponível em: <http://conteudo-avaeduc-ead.s3.amazonaws.com/201702/%5B1330401%5DPED4_BRINQUEDOTECA_E_O_ELEMENTO_LUDICO/A1/%5B11%5DTema%2009/%5BCADERNO_DE_ATIVIDADES_IMPRESSAO%5D/SEMI_Brinquedoteca_e_o_Elemento_Ludico_09.pdf> Acesso em: 18 out. 2017.
YOUTUBE. A Importância da Brinquedoteca. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G7c6Uf0ZkpU#t=248.912133>. Acesso em: 21 ago. 2017.
YOUTUBE. Literatura Infantil: Como e Por que trabalhar com literatura nas Escolas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UzH1uI87Uxo>. Acesso em: 29 ago. 2017.
YOUTUBE. Literatura Infantil e Contação de História.Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EPp1aKVXdzU>. Acesso em: 24 out. 2017.
YOUTUBE. Literatura e Educação Infantil – um grande encontro. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=yA70eRbhfl4>. Acesso em: 04 out. 2017.
YOUTUBE. Você sabe o que é Brinquedoteca? O mundo mais Criança. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=YX4VzP50Paw>. Acesso em: 21 ago. 2017.