Buscar

RESUMO Radiologia do Sistema Genital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Radiologia do Sistema Genital
Útero e ovários: 
Massas Ovarianas geralmente são tumores Os siais radiológicos serão um Pequeno aumento ovariano não é detectável radiograficamente, se for no direito: vai estar Caudal ao rim direito e causa deslocamento ventral do intestino delgado. Se for esquerdo vai estar Caudal ao rim esquerdo e causam deslocamento medial do cólon descendente.
Doenças Inflamatórias Uterinas variam de Piometra, mucometra, endometrite, hiperplasia endometrial. Os Sinais Radiográficos são Aumento de tamanho uterino com densidade água. Na Projeção laterolateral Aumento tubular no abdômen mediocaudal. Pode realizar Enema e esvaziamento da bexiga urinária para auxiliar a visibilizaçãodo útero aumentado, devendo Diferenciar de útero normal gravídico.
Massas Uterinas Os Sinais Radiográficos: serão Massas de densidade de tecido mole no abdômen mediocaudal. Deslocamento ventral da bexiga urinária e dorsal do cólon e reto, podendo ser Piometra ou mucometra de um corno uterino, neoplasia, abscesso ou granulomas do corpo ou cérvix uterino. 
Útero Gravídico Normal: O útero não pode ser visualizado até se tornar mais largo que as alças intestinais. Os Sinais Radiográficos serão Estruturas tubulares aumentadas de volume e tortuosas. Se houver Mineralização dos fetos, ela ocorre aproximadamente aos 41 – 45 dias nas cadelas e aos 35 – 39 dias nas gatas. Caso a gestação seja confirmada deve-se fazer a Determinação do número de fetos.
Distocia e Morte Fetal observa-se um Feto muito grande em relação à pelve da mãe e O exame radiográfico confirma a retenção fetal. No caso de Morte fetal há Presença de gás no útero e colapso do crânio causando a sobreposição dos ossos. Já na Mumificação fetal há a presença de massa mineralizada, na qual os ossos fetais aparecem prensados e pouco definidos.
Testículos, próstata e osso peniano
Massa Testicular: As neoplasias ou cistos ocorrem com maior freqüência nos testículos intra-abdominais. O sertolioma é o tumor testicular mais comum. Observa-se uma Massa localizada na região mediana e ventral do abdômen. E Deslocamento de alças intestinais pode ser observado.
Prostatite: no caso da aguda Aguda vai ter a visualização da próstata aumentada. Na Crônica a próstata vai estar normal ou diminuída. Pode fazer um Exame contrastado observando Uretra prostática estreitada, mas pode estar normal.
Abscesso Prostático: Vai apresentar Aumento da próstata e no Exame contrastado há Dilatação da uretra prostática. Refluxo de contraste da uretra para à próstata.
Cisto Prostático: a Próstata pode estar normal ou aumentada e no Exame contrastado a Uretra prostática pode estar normal ou estreitada. Raramente ocorro refluxo de contraste para a próstata.
Cisto Paraprostático Presença de Massa de tecido mole no abdômen caudal. Calcificação distrófica pode estar presente na parede do cisto. O Exame contrastado: Confirma a localização da uretra e da bexiga em relação ao cisto paraprostático. O cisto pode estar localizado cranial, dorsal, ventral ou lateral à bexiga urinária.
Neoplasia Prostática Adenocarcinoma é o tumor mais comum. A Próstata vai estar normal ou aumentada e irregular. Pode haver aumento dos linfonodos sublombares, deslocando o reto ventralmente, a Metástase normalmente ocorre para L4 a L7, sacro, pelve. No Exame contrastado é possível observar Uretra prostática dilatado, irregular ou estreitada e Refluxo de contraste da uretra para a próstata.
Hiperplasia Prostática Benigna há a Presença de massa na região caudoventral do abdomen. É uma massa simétrica, com margens regulares. Cistos podem estar presentes.
Fratura do Osso Peniano é facilmente identificada em radiografias simples. O osso peniano geralmente se ossifica de um centro de ossificação, mas múltiplos centros de ossificação não unidos podem estar presentes e devem ser diferenciados de fratura do osso peniano e de cálculos uretrais.
Ultrassonografia do Sistema Genital
Ovários e Útero: Os Transdutores de alta freqüência (7,5 a 10MHz) são ideais porém, Transdutor de 5,0MHz é satisfatório para o diagnóstico de gestação de médio a longo tempo. São varridos o polo caudal do rim e as áreas adjacentes, nos planos sagital, para localizar os ovários. Bexiga repleta de urina intensifica a visualização do útero pela técnica transabdominal. O Ovário Normal Apresenta-se como estruturas ovais a circulares medindo aproximadamente 1,5cm de comprimento, 0,7cm de largura e 0,5cm de espessura; O aspecto US dos ovários é variável durante o ciclo estral. O útero normal Localiza-se entre a bexiga urinária, ventralmente, e o cólon descendente, dorsalmente. O tamanho do útero varia, dependendo do tamanho do animal, número de gestações anteriores, condições de doenças e se esse está ou não gestante. Às vezes, um útero normal, pequeno, não gravídico, pode ser observado. É identificado como estrutura sólida, homogênea e relativamente hipoecóica
Doenças Ovarianas:
Doenças Císticas Ovariana: Lesões císticas verdadeiras no ovário, caracterizado por conteúdo anecóico, paredes finas e reforço acústico; Os cistos ovarianos podem ser únicos ou múltiplos, unilaterais ou bilaterais;
 Neoplasia: são Lesão em massa, localizada em um ou ambos os ovários; Podem ser predominantemente sólidos, sólidos com componente cístico ou principalmente císticos e complexos; As margens pode ser lisas ou irregulares;
Doença Uterina:
Piometra: Os achados ultrassonográficos incluem aumento no útero e nos cornos uterinos. Os conteúdos luminais geralmente são homogêneos e podem ser anecóicos com forte reforço distal Ou podem ser ecogênicos. A parede pode se apresentar fina e lisa ou espessa e irregular;
Diagnóstico de Gestação: O período de 21 a 30 dias após o acasalamento é o mais fácil e preciso para a detecção da gestação; Ocorre Aumento uterino; O saco gestacional é anecóico e apresenta alguns milímetros de diâmetro 30 dias os sacos gestacionais já se encontram com embriões viáveis;
Próstata A próstata normal de um cão jovem ou de meia idade não castrado tem padrão parenquimal razoavelmente homogêneo com textura média a fina. A ecogenicidade varia de hiperecóica a hipoecóica, embora uma ecogenicidade moderada seja mais comum.
Doenças Prostáticas
Hiperplasia Prostática Benigna: ocorre Aumento da próstata. Pode apresentar uma não homogeneidade sutil do parênquima, sem aumento óbvio. O aumento pode ser simétrico ou assimétrico, liso ou nodular, distorcendo a margem da glândula. A ecogenicidade varia, pode estar difusamente homogênea e hipoecóica a hiperecóica, mas algum grau de não homogeneidade pode apresentar;
Infecção e Inflamação: Pode haver aumento simétrico ou assimétrico, Aspecto global do parênquima é heterogêneo, padrão misto de ecogenicidade variável. Áreas focais ou multifocais com hipoecogenicidade ou hiperecogenicidade mal margeadas podem estar presentes, nos casos de Inflamação difusa pode apresentar o aspecto de HPB
 Neoplasia: vai ter Aumento prostático com Formato irregular e Ecotextura heterogênea

Outros materiais