Buscar

resumo Emile Durkheim

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
DISCENTE: VANESSA MARIA LEONISA DA SILVA NASCIMENTO
CURSO: LETRAS EAD- 2° PERÍODO
 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
POLO: SURUBIM
RESUMO DE EMILE DURKHEIM
Émile Durkheim nasceu no dia 15 de abril de 1858, e cresceu em meio às primeiras tentativas de revoluções socialistas e instabilidade política. Durkheim se formou em filosofia no de 1882 e no mesmo ano foi aprovado em um concurso, tornando se professor na área da filosofia.
Iniciou sua licenciatura em ciências sociais em Paris entre os anos 1885 e 1886, onde leu Marx e visitou várias universidades alemãs. Como resultado de vários estudos publicou dois artigos sobre a filosofia social e ciências sociais. Em 1887 tornou-se docente de pedagogia e ciência social na Faculdade de Letras da Universidade de Bordeaux, introduzindo a Sociologia no ensino superior.
 Durkheim defendia que em cada um de nós existem dois indivíduos: o ser individual e o ser social. O ser individual é representado pela identidade da pessoa, ou seja, a síntese pessoal sobre si mesmo, incluindo dados pessoais, seus sentimentos e vivências. O segundo é um sistema de ideias, sentimentos, hábitos, crenças, práticas morais, tradições, o ser social, é construído e repassado pela sociedade em que vivemos e não influencia na nossa personalidade.
Segundo Durkheim o ser social não nasce conosco ele é desenvolvido, e por isso o homem criou essa formação social para que haja uma harmonia entre os homens. O objetivo da educação é formar o ser social, transmitindo ensinamentos morais cultivados ao longo da historia. A socialização segundo Durkheim faz com que dominamos as nossas vontades, instintos, colocando as vontades coletivas acima das vontades individuais.
A França foi uma das primeiras a implementar a educação primaria gratuita e pública no ano de 1881, depois de varias assembleias e tentativas. Em meio a tantas transformações na sociedade e na educação, Durkheim observava que nas maiorias dos empregos não necessita de grau de escolaridade e se precisasse seria apenas de um pouco de leitura para exercerem suas funções em diversos setores. 
 Outra teoria Durkheimiana era que a educação intelectual na escola primária se dividia em duas partes. Uma visava chegar ao seu objetivo enquanto a outra o caminho para se chegar nesse objetivo.
A educação tem o proposito de incentivar e desenvolver uma criança em estado físico e moral que são esperados pela sociedade política no seu conjunto. Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.
A sociologia veio para contribuir com o mundo pedagógico, mas como se tratava de uma nova ciência ainda possuía muitas incertezas. Segundo o sociólogo, a psicologia também poderia ser útil no trabalho do pedagogo auxiliando nos processos pedagógicos.

Continue navegando