Buscar

gd MICROBIOTA NORMAL DO CORPO HUMANO E RELAÇÃO PARASITA HOSPEDEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICROBIOTA NORMAL DO CORPO HUMANO E RELAÇÃO PARASITA-HOSPEDEIRO
O que significa o termo microbiota normal? Em que ela difere da microbiota transitória?
Refere-se à população de microrganismos que habita a pele e às mucosas de pessoas normais e sadias. A microbiota normal humana desenvolve-se por sucessões, desde o nascimento até as diversas fases da vida adulta, resultando em comunidades bacterianas estáveis.
Microbiota transitória são microrganismos não patogênicos ou potencialmente patogênicos que permanecem na pele ou mucosa por horas, dias ou semanas, provenientes do meio externo, não provocando doença e não se estabelecendo em definitivo na superfície.
Defina simbiose. Diferencie entre comensalismo, mutualismo e parasitismo e dê um exemplo de cada.
Simbiose: é uma relação íntima entre duas espécies de seres vivos. Existem três diferentes tipos de relação simbiótica: mutualismo, comensalismo e parasitismo.
Comensalismo: é um relacionamento no qual um dos organismos se beneficia, mas o outro não obtém vantagens nem prejuízos. Peixes como a rêmora e o tubarão têm uma relação comensalista. As rêmoras prendem-se à pele do tubarão e alimentam-se com os restos do que ele come, sem o afetar.
Mutualismo: é um relacionamento em que ambos os seres se beneficiam. Por exemplo, as bactérias que vivem no sistema digestório do gado ajudam as vacas e os bois a digerir o capim que eles ingerem. Em troca, as bactérias recebem abrigo e alimento.
Parasitismo: é uma relação em que um dos seres se beneficia e o outro é prejudicado. O organismo que se beneficia é chamado de parasita e o prejudicado é o hospedeiro. As pulgas e os carrapatos são exemplos de parasitas, pois se grudam à pele de cães, gatos e outros animais e alimentam-se do sangue deles. Isso causa coceira e dor, além de muitas vezes provocar doenças no hospedeiro.
O que são microrganismos anfibiônticos? Cite 2 exemplos.
São microrganismos da microbiota normal, mas que em baixa imunidade ou fora do seu sitio normal de colonização causa doença.
Escherichia coli e outras Enterobactérias colonizam o intestino de vertebrados, mas em pacientes com imunossupressão ou pessoas que sofrem perfuração no intestino pode ter uma infeção intra-abdominal.
Candida albicans em indivíduos transplantados, imunodeprimidos e bebes, pode provocar uma infeção com varias plaquinhas branca, popularmente conhecida como “sapinho”. 
Cite 4 gêneros e/ou espécies de microrganismos usualmente encontrados nas seguintes regiões do corpo humano:
Pele: Staphylococcus aureus, S. epidermidis, Clostridium perfringens, cândida, Malassezia
Nariz e Garganta: Streptococcus pneumoniae, Mycoplasma pneumoniae 
Boca Streptococcus mutans, Porphiromonas gingivalis, Peptostreptococcus, Haemophilus, 
Intestino Grosso : Escherichia coli, Bacteroides fragilis, Entamoeba histolytica Shigella dysenteriae, Bifidobacterium 
Sistema Urogenital : Trichomonas vaginalis, Enterococcus, C. albicans e P. vulgaris, Streptococcus agalactiae
 Defina os termos:
Infecção local: é aquela na qual os micro-organismos invasores se limitam a uma área relativamente pequena do corpo. Alguns exemplos de infecções locais incluem abscessos e furunculoses.
Infecção sistêmica (generalizada): os micro-organismos e seus produtos se dispersam por todo o corpo através do sangue ou da linfa. O sarampo é um exemplo de infecção sistêmica.
Bacteremia: A presença de bactérias no sangue.
Septicemia: uma infecção sistêmica que surge da multiplicação de patógenos no sangue, sendo um exemplo comum de sepse.
Toxemia: Presença de toxinas do sangue.
Viremia: presença de vírus no sangue.
Infecção primária: é uma infecção aguda que causa doença inicial.
Infecção secundária: aquela causada por um patógeno oportunista, depois que a infecção primária já enfraqueceu as defesas do organismo hospedeiro.
Infecção subclínica: é aquela que não causa qualquer doença detectável. O poliovírus e o vírus da hepatite A, por exemplo, podem ser carreados por pessoas que nunca desenvolveram a doença.
Como se pode demonstrar a existência de microrganismos na pele humana?
Através de um teste simples que pode ser feito em laboratório. Os matérias são: placas contendo Agar nutriente, álcool iodado 2%, detergente, papel toalha esterilizado. Para realizar esse teste devemos encostar as pontas do dedo sem lavar em uma região da placa, depois realiza o mesmo procedimento com as mãos lavadas com detergente e depois o mesmo procedimento com o dedo esterilizado com álcool iodato e incubar as placas em estufa a 37 °C por 48h.
Seria possível reduzir o número ou eliminar estes microrganismos? Justifique.
Não, pois criaria um local parcialmente vazio que tende a ser preenchido por micro-organismos provenientes do ambiente ou de outras partes do corpo, tais micro-organismos se comportam como oportunistas, podendo se tornar patógenos. Assim como os micro-organismos da microbiota normal podem causar doenças em certas circunstancias como quando removidos a força podem ser introduzidos na corrente sanguínea ou em tecidos e se tornarem patogênicos.
Quais são os benefícios da microbiota normal para o corpo do hospedeiro?
A microbiota normal fornece a primeira linha de defesa contra patógenos microbianos, auxilia na digestão, desempenha um papel na degradação das toxinas e contribui para maturação do sistema imunológico. 
Defina o que é patogenicidade e fator de virulência.
- Patogenicidade: capacidade de um micro-organismo causar dano a um hospedeiro, ou seja, a capacidade de causar doença, ou uma lesão progressiva.
- Fator de Virulência:  componentes que determinam a virulência. Estruturas, produtos ou estratégias que contribuem para o aumento da capacidade da bactéria de causar doença.
Qual é a diferença de endotoxinas para exotoxinas?
Endotoxinas
É uma toxina que é parte integrante da parede celular de algumas bactérias e só é libertada após a destruição da parede celular da bactéria. Componente estrutural (lipopolissacarideo) da membrana externa da Gram negativa
São aglomerações pertencentes à estrutura de algumas bactérias, que apenas são libertadas após a destruição dos micro-organismos. Os seus efeitos são menos potentes do que os das exotoxinas e, normalmente, correspondem aos típicos dos processos infecciosos, como a subida de temperatura do corpo e alterações na circulação sanguínea
Produzidas por bactérias Gram-negativas quando estas morrem
Tem efeito sistêmico, evasão do sistema imunológico, febre, choque hipovolêmico
Em grandes quantidades podem levar à septicemia e à morte
Exotoxinas
São uma espécie de veneno que determinadas bactérias fabricam e segregam continuamente, de modo a difundirem-se pelo organismo, por exemplo, através dos líquidos orgânicos, sobretudo pelo sangue, e chegarem a setores mais ou menos afastados da porta de entrada. Produzidas por bactérias Gram-positivas ou negativas
Efeito específico sobre um determinado tipo de células
Exemplos:
Bactéria do tétano
Clostridium botulinum
Enterotoxinas
Neurotoxinas
 Cite 5 fatores de virulência e explique a importância de cada um.
Fimbrias: Adesão
Capsula: Adesão, prevenção da fagocitose
Sideróforos: Competem com o hospedeiro pela captação de ferro sanguíneo (importantes para bactérias presentes na circulação). Mecanismo de aquisição de ferro.
Motilidade: Alcançar a superfície de mucosas
Enterotoxinas: relacionado com intoxicação alimentar e causa diarreia.
Relate uma relação de comensalismo e de parasitismo microbiano com o hospedeiro.
A relação entre a microbiota normal e o hospedeiro é chamada de simbiose, uma relação entre dois organismos na qual pelo menos um e dependente do outro. Muitos microrganismos que fazem parte de nossa microbiota normal são comensais, incluindo as cirinebacterias, que habitam a superfície dos olhos, e certas micobacterias saprofíticas, que habitam os ouvidos e a genitália externa. Essas bactérias vivem em secreções e células descamadas e trazem nenhum beneficio ou prejuízo aparente para o hospedeiro. Embora a categorizaçãodas relações simbióticas por tipo seja conveniente, sob certas condições as relações podem mudar. Micróbios como a E. coli são chamados de patógenos oportunistas. Eles normalmente não causam doença quando presentes em seu habitat normal em uma pessoa saudável. Entretanto podem gerar doença quando em diferentes ambientes.

Continue navegando