Buscar

Endoderma digestório resumo de embriologia

Prévia do material em texto

Fechamento do Embrião: formação do sistema respiratório e digestório
1)Fechamento ventral do embrião 2) Principais derivados do Endoderma 3) Divisões do intestino primitivo 4) Intestino anterior: faringe primitiva e sistema respiratório inferior (traquéia e pulmões), sistema digestório (esôfago, estômago, duodeno, glândulas anexas) 5) Intestino médio: intestinos delgado e grosso 6) Intestino posterior: reto, canal anal e bexiga urinária.
-Ocorre por toda a 4a semana –Dobramentos céfalo-caudal: as regiões da cabeça e cauda dobram-se ventralmente; lateral: As porções laterais do embrião trilaminar efetuam um movimento na região ventral em direção ao plano mediano; -Com esse movimento ocorre constrição da vesícula vitelínica e formação do tubo digestivo primitivo
Fechamento do embrião está relacionado ao tubo digestório primitivo derivado do ectoderma, o embrião ate então é um disco trilaminar, parte deste tubo se diferencia em intestino anterior. Para ocorrer este fechamento é necessário que o disco trilaminar realize os movimentos céfalo-caudal(cabeça e cauda do embrião) e lateral(em direção a região ventral do embrião). Para que este tubo se forme é necessário esses dois movimentos para formar uma estrutura cilíndrica sendo a vesícula vitelínica sofre uma constrição, um estrangulamento. Uma parte dessa vesícula é incorporada ao longo do embrião e a outra parte e perdida.
Com esse fechamento se forma o tubo digestivo anterior do embrião.
Uma parte do ectoderma forma o tubo neural e conforme o fechamento o ectoderma cobre o embrião por completo. A função do endoderma embrionário e construir um tubo digestório primitivo, formando órgãos do próprio o processo digestório e o pulmão como exemplo da derivação de órgãos do sistema respiratório. 
Principais derivados do Endoderma: A função do endoderma embrionário é construir o revestimento de dois tubos dentro do organismo: - Tubo digestório, e seus brotamentos que formam o fígado, vesícula biliar e o pâncreas. -Tubo respiratório, que cresce a partir do tubo digestivo, se bifurcando e formando a traqueia e os dois pulmões. 
Divisões do intestino primitivo
Intestino anterior: - faringe primitiva e seus derivados-sistema respiratório - esôfago e estômago - duodeno proximal -fígado, vesícula biliar, pâncreas.
Os tubos digestivo e respiratório dividem uma câmara comum na região cranial do embrião; essa região é chamada de faringe. A partir da faringe primitiva dá inicio a glândula tireóidea 
Derivados endodérmicos da faringe primitiva: -glândula tireóide, paratireóides, língua, tonsilas palatinas (amígdalas), revestimento da cavidade da boca e faringe 
Intestino médio: -duodeno distal –ceco -apêndice vermiforme -cólon ascendente -2/3 cólon transverso
Intestino posterior: -1/3 cólon transverso -cólon descendente -cólon sigmoide -reto e canal anal superior -bexiga urinária
Final da 4° semana já tem um embrião fechado, havendo 4 protuberâncias na cabeça em que vemos a formação da boca do embrião. 
-Na porção ventral da faringe o endoderma começa a formar uma brotamento tubular chamado de Divertículo laringotraqueal. -Este brotamento crescerá e formará o broto respiratório que originará os brônquios primários.
O endoderma que forma o sistema respiratório primitivo está também rodeado de mesoderma. O mesoderma também contribui para a formação do sistema respiratório.
As paredes da traquéia são recobertas por células ciliadas e secretoras de muco.
Membrana alveolocapilar: local de trocas efetivas entre as células alveolares e os capilares sanguíneos, realizam trocas gasosas. 
Intestino anterior:
-O esôfago é inicialmente curto mas se alonga e alcança seu comprimento final (proporcional) ao fim da 7a semana: epitélio que reveste o esofago tem origem endodérmica e os músculos estriado e liso têm origem mesodérmica.
Estômago Intestino anterior: -Inicialmente aparece como um alargamento fusiforme no plano mediano e se expande os movimentos peristálticos tem origem mesodérmica. 
Duodeno
-É formado pela região seguinte ao estômago e se conecta ao intestino médio -O duodeno cresce rapidamente em forma de C
Fígado, aparelho biliar e pâncreas
Intestino anterior:
-O fígado, a vesícula biliar e o pâncreas originam-se como brotamentos da parede do intestino anterior: -divertículo hepático: fígado e vesícula biliar -divertículo pancreático (dorsal e ventral): pâncreas

Continue navegando