Buscar

Estudo de caso Teoria do Conhecimento Pedagógico

Prévia do material em texto

Estudo de caso Teoria do Conhecimento Pedagógico.
PROBLEMA: 
	Alice é professora da educação infantil e entre seus alunos de 5 anos, há Miguel que é diferente das demais crianças do grupo.
Miguel não fala, foge da sala e não interage com os demais colegas. Mostra extrema agitação e dificuldade na construção do processo de aprendizagem. Possui atenção comprometida, não tolera frustração e irrita-se com facilidade. Apresenta dificuldades em manter contato visual, brincar compartilhado e tem interesse restrito a objetos ou partes particulares  dos objetos como, por exemplo, girar a roda de um carrinho por horas  ao invés de explorar o brinquedo como um todo. Apresenta resistência a mudança de rotinas, estereotipias (movimentos repetitivos) e dificuldade no uso da imaginação.
A família de Miguel procurou ajuda de outros profissionais e trouxe para a escola o diagnóstico revelando que Miguel é autista.
Alice tem muitas dúvidas sobre a melhor maneira de desenvolver um trabalho com Miguel e o grupo de alunos. Sua prioridade é que ele aprenda a brincar, interagir com os colegas e compreenda as regras sociais e a rotina da sala de aula e da escola.
	De que maneira Alice poderá desenvolver um trabalho que atenda a todas as crianças da sua turma?
QUESTÃO ORIENTADORA: 
	É possível fazer modificações no currículo da escola para atender as crianças com autismo? Como?
De que maneira a pedagoga da instituição pode auxiliar o trabalho de Alice e outros professores na inclusão de alunos autistas?
Resposta: Acredito que diante dessa situação a professora Alice deva investigar e conhecer melhor o aluno que já foi diagnosticado como autista e buscar ajuda junto com a pedagoga da escola para ajudá-lo da melhor forma possível no ensino aprendizagem e interação com os demais alunos em sala de aula para que ambos não saiam prejudicados. O ensino inclusivo requer ser bem planejado e organizado de acordo com um currículo flexível para poder atender as necessidades desse aluno com autismo em todos os aspectos que é garantido por lei e amarado pelo Projeto Político Pedagógico da escola, adaptando as diferentes situações que surgem no contexto escolar cotidiano, na qual todos os profissionais devam estar envolvidos para o desempenho dos alunos, oferecendo uma educação de qualidade a todos os alunos da escola. Nos dias atuais, a escola tem um papel fundamental na educação inclusiva, pois ela deve integrar todos os educandos no ensino aprendizagem, respeitando a individualidade de cada aluno no aprender a aprender, ou seja, o espaço da escola deve atuar de forma que o aluno seja respeitado na sua individualidade durante o processo de ensino-aprendizagem.

Continue navegando