Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Ponta Grossa
SETOR CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Analisando a seguinte frase:
“3) Na sala de aula do 6º ano é possível ver uma divisão entre estudantes que conseguem aprender de forma mais rápida e estudantes que apresentam mais dificuldades para aprender conteúdos novos. ” 
O que poderia ser feito para que não ocorresse essa divisão?
	Analisando o contexto da frase, devemos lembrar que o educando é um indivíduo sociocultural, o qual possui uma história e valores específicos aos quais é preciso estar atento e que a escola também apresenta uma história e uma cultura específica. Então podemos empregar os conceitos elaborados pela Teoria de Vygotsky como: Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP),Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) e a Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP). 
	Segundo Vygotsky o indivíduo se desenvolve a partir das relações que estabelece com outras pessoas, e essa relação entre as partes deve ser mediada por algum elemento, ou seja, por outra pessoa ou por sistemas simbólicos (signos e instrumentos) (SILVA,2017).
	Portanto, a mediação é um procedimento importante para a aprendizagem do sujeito, pois considera que este só consiga evoluir devido a sua relação ao ambiente cultural em que vive necessitando do suporte de outros.
	A mediação ocorre na Zona de Desenvolvimento Proximal, a escola e o professor tem papel importante nessa zona, pois ele é responsável pelo bom ensino, fazer a mediação da aprendizagem entre os alunos e o objeto de estudo, na frase proposta para que não ocorresse a divisão entre os alunos e necessário um trabalho pedagógico colaborativo entre os estudantes que apresentam mais dificuldades para aprender e os que conseguem aprender de forma mais rápida, ou seja, os alunos que possuem mais discernimento auxiliarão os outros que apresentam dificuldades e posteriormente a aprendizagem será executada sem a ajuda de outra pessoa.
A proposta de Vygotski visa a reformulação do próprio espaço vital no qual se dá o trabalho pedagógico. A organização do meio educativo deve estar de acordo com os princípios que regem a formação dos processos cognitivos do aluno enquanto sujeito concreto, possibilitando-lhe meios e oportunidades inserir-se de forma ativa e criadora no próprio processo de conhecer. Cabe ao processo educativo propiciar real acesso e domínio dos conhecimentos culturalmente formulados e validados, assim como dos medidores necessários para a formação ética, e da personalidade, na medida em que se trabalha com o sujeito entendido como totalidade (FABRI,2008).
Para Vygotski o professor deve ser organizador do meio educativo, mas não pode se considerar o motor principal do processo de aprendizagem. Mas o professor em Vygotski não pode omitir-se, e não se limita a mero “facilitador”, pelo contrário é também um ser ativo e com um sério compromisso, na medida em que propicia recursos e organiza-os de forma a possibilitar o avanço do aluno com relação aos conhecimentos e aos próprios processos mentais envolvidos na atividade ensino/aprendizagem (FABRI,2008).
 Teoria da aprendizagem e conceitos fundamentais
da Psicologia Histórico-Cultural
 Vygotsky
 ressalta
Mediação 
Aprendizagem
O processo histórico-social
	 determinante para 
Como funções ainda não amadurecidas, mas que estão em processo de maturação e serão consolidadas
 realizada por ocorre refere-seProfessor
 
Zona de Desenvolvimento Proximal 
(ZDP)
Sistemas simbólicos
Colegas mais experientes
 A construção dos conhecimentos dos alunos 
	favorece
	devem ampliar envolve Zona de Desenvolvimento Real
(ZDR)
Estímulos para alcançar o Desenvolvimento Potencial
Zona de Desenvolvimento Potencial
(ZDP)
 devidamente mediado
 resulta determinado 
Por aquilo que o aluno ainda não domina, mas é capaz de realizar inicialmente com a ajuda de outro e no futuro de forma independente
Na capacidade do aluno de resolver problemas sozinho, porque já tem um conhecimento consolidado
REFERÊNCIAS 
FABRI, A; E. A GÊNESE DOS PROCESSOS PSÍQUICOS NA PSICOLOGIA VIGOTSKIANA. Curitiba, PR: Supergraf,2008. p.65,66,72,73,125.
FILHO,I,A,T,V;PONCE,R.F;ALMEIDA,S,H,V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotski e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Psic. da Ed., São Paulo, 29, 2º sem. de 2009, p.40,45.
SILVA,J,S. Dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita: reflexão a partir da teoria da aprendizagem de Vygotsky. InterEspaço-Revista de Geografia e interdisciplinaridade, Grajaú/MA v.3, n.11 dez. 2017. p. 177,178,182,183.
 
 
�