Buscar

Prova de Estratégias

Prévia do material em texto

Escola de Aprendizado
Estratégias emergem quando as pessoas aprendem a respeito de uma situação tanto quanto a capacidade da sua organização de lidar com ela. Lapierre: “Deixa de ser a administração de mudanças, passando a ser a administração por mudanças”.
Formação versus formulação
Se baseia na descrição ao invés da prescrição.
“como as estratégias se formam?Não como são formuladas, mas como se formam.
“fracasso de implementação é também um fracasso de formulação”. Problema na dissociação PensarxAgir
Empreendimento Estratégico
A noção deo empreendimento parece perfeitamente adequada para a escola de aprendizado, tanto como respeito ao processo de aprendizado em si quanto ao papel dos múltiplos agentes nesse processo. Isto fica claro na seguinte passagem : empreendimento corporativo interno, paraaa a prática gerencial.
Estratégia Emergente
Estratégia deliberada focaliza o controle – intenções gerenciais realizadas em ação
Estratégia emergente foca o aprendizado – compreensão por meio da execução de ações regidas pelas intenções. O conceito de estratégia emergente abre a porta para o aprendizado estratégico, porque reconhece a capacidade da organização de experimentar. Uma ação isolada é empreendida, o feedback é recebido e o processo pode prosseguir até a organização convergir sobre o padrão que passa a ser sua estratégia. “Cada pequena mordida pode ingluenciar a seguinte, conduzindo finalmente a um conjunto bem-definido de receitas; assim, tudo termina em uma grande festa!”: Planejada, Empreendedora, Ideológicas (crenças comuns), guarda-chuva (deliberadamente emergente), Processo, Desarticulada, Consenso, Imposta. Estratégias crescem como ervas daninha, lançam raízes em vários lugares, algumas proliferam e tornam-se amplamente organizacionais, as vezes sem nem mesmo serem reconhecidas como tais ou serem gerenciadas de forma consciente.
Premissas:
A natureza complexa e imprevisível do ambiente da organização, muitas vezes associada à difusão de bases de conhecimento necessárias à estratégia, impede o controle deliberado; a formulação de estratégia precisa, acima de tudo, assumir a forma de um processo de aprendizado ao longo do tempo no qual no limite, formulação oe implementação se tornam indistinguíveis
Embora o líder também deva aprender e , às vezes, é o principal aprendiz, em geral é o sistema coletivo que aprende, na maior parte das organizações, há muitos estrategistas em potencial
Este aprendizado procede de forma emergente, por meio do comportamento que estimula o pensamento retrospectivo a fim de compreender a ação. As iniciativas estratégicas são tomadas por quem quer que tenha capacidade e recursos para aprender. Isto significa que as estratégias podem surgir em todos os tipos de lugares estranhos e de maneira incomum. Açgumas iniciativas ~são deixadas para que se desenvolvam ( ou não) por si mesmas, ao passo que outras são escolhidas pelos defensores gerenciais que as promovem na organização e à alta gerência, dando-lhe ímpeto. De qualquer maneira, as iniciativas bem sucedidas criam correntes de experiências que podem convergir para padrões que se tornam estratégias emergentes. Uma vez reconhecidas, estas podem ser formalmente deliberadas
Assim o papel da liderança passa a ser de não preconceber estratégias deliberadas mas de gerenciar o processo de aprendizado estratégico, pelo qual novas estratégias podem emergir. Portanto, a administração estratégica envolve a elaboração das relações sutis entre pensamento e ação, controle e aprendizado, estabilidade e mudança
Dessa forma, as estratégias aparecem primeiro como padrões do passado, mais tarde, como planos para o futuro e finalmente como perspectivas para guiar o comportamento geral.
A escola de aprendizado fez os gerentes verem as estratégias intimamente relacionada à aprendizagem. “adequação da estratégia dinâmica”.
ESCOLA DE PODER: A FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA COMO NEGOCIAÇÃO
A escola de aprendizado já introduziu o poder e a política na discussão. A escola de poder abre o jogo e caracteriza a formulação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso de poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses.
Usamos aqui a palavra poder para descrever o exercício de influência além da esfera puramente econômica. Política torna-se exploração do poder de maneira que não seja puramente econômica. Isto inclui movimentos clandestinos para subverter a concorrência. Estratégias que são genéricas para a escola de posicionamento podem com uma ligeira mudança de percepção passar a ser política. A linha entre metas econômicas e intenção política é, ao mesmo tepo, fina e sutil. Poder micro lida com jogo de politica de poder ilegítimo e legitimo dentro de uma organização. O poder macro diz respeito ao uso de poder pela organização.
Poder Micro
A formulação da estratégia é um processo de planejamento e análise, cognição e aprendizado, também é um processo de negociação e concessões entre indivíduos, grupos e coalizões em conflito. Introduza qualquer ambiguidade e a política surge. Não é possível formular nem implementar estratégias ótimas. Golpe de estado, insurgência (mudar algum aspecto da função organizacional) movimentos de massa.
Proposições:
Organizações são coalizões de vários indivíduos e grupos de interesse
Existem diferenas duradouras entre os membros e coalizões, em valores, crenças, informações, interesses e percepções da realidade
A maior parte das decisões importantes envolve a alocação de recursos escassos 
Recursos escassos e diferenças duradouras dão ao conflito um papel central nas dinâmicas organizacionais e tornam o poder o recurso mais importante
Metas e decisões emergem de barganhas, negociações e manobras em busca de posições entre os diferentes públicos de interesses. 
Estratégia com vários agentes e coalizções de agentes perseguindo seus pr´prios interesses e agendas. “perigos ao atribuir a ideia de estratégia gerencia à gerência como uma coletividade, coesão interna é uma questão para investigação”.
Emergência de estratégias políticas
As organizações conseguem tomar decisões mas aprecem não conseguirem formular estratégias. Acredita-se que a estratégia pode emergir de processos políticos.
Quando estratégias surgem de processos políticos são mais emergente que deliberadas, vem ais na forma de posição do que de perspectiva. Chegar a uma estratégia de maneira política significa tela gfeito passo a passo, por processos de negociações e assemelhados. O resultado provavelmente é não pretendido (emergente).
Benefícios da política
Efeitos prejudiciais : divisora e onerosa, consomem energias que podiam ser dedicadas aos clientes.
Sistemas cujos meios são descritos como legítimos: autoridade formal, cultura estabelecida e expertise certificada. A política cujo meio não é formalmente legitimo, pode ser usado em busca de fins que são de fato levigimo.
Politica pode atuar para assegurar que os membros mais fortes sejam coocados em posição de liderança
Assegura que todos os lados deu ma questão seham plenamente debatidos, ao passo que os outros sistemas de unfluencia promovem somente um
Pode ser exigida para estimular mudanças necessárias que estão bloqueadas pelo sistema de influencia mais legítimos
Facilitar o caminho para a execução das mudanças

Continue navegando