Buscar

Respostas AD2 de Artes Visuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 de Artes Visuais na Educação
A arte é uma maneira do ser humano contar sua história, expressar suas emoções e sua cultura através de alguns valores éticos como beleza e harmonia, podendo ser representada através de várias formas como na pintura, na música, entre outras e, ao consideramos a arte como forma de expressão, inferimos que ela se vale da linguagem para transmitir uma mensagem, um sentimento e até uma crítica. No entanto, ao abordar o assunto linguagem e ao relacioná-lo com arte, não poderíamos deixar de colocar que existem dois tipos de linguagens: a verbal e a não verbal, que viabilizam as diversas formas de comunicação. Quando o homem se vale da palavra, linguagem oral, ou da escrita para comunicar-se, dizemos que utilizou a linguagem verbal, pois o código utilizado constitui-se na palavra. Ao utilizar a palavra para comunicar-se, o homem expressa suas ideias e pensamentos que são imprescindíveis na sua vida cotidiana, além de estarem presentes nos diversos tipos textuais, nos discursos e em outras tantas situações. Quando nos referimos a linguagem não verbal, precisamos, antes de tudo, observar que a mesma não utiliza o código a qual nos referimos anteriormente, ou seja, a palavra não está presente, porém esse tipo de linguagem nos permite “decifrar” mensagens a partir de imagens, sons, gestos, cores, dança e desenhos entre outros. 
Dessa forma, retomamos ao conceito de Arte para entendermos que a mesma se constitui em um tipo específico de linguagem, que, de certa forma, independe da palavra. Podemos colocar então que, a arte não depende da linguagem oral ou escrita. Através de dados históricos podemos comprovar que até mesmo antes do homem desenvolver esse tipo de linguagem conseguia expressar-se através da arte ainda que não tivesse consciência desse fato. Assim, para analisarmos as obras: Bisão Abatido - arte pré-histórica e a Fotografia de Henri Bresson (1932) partindo dessa reflexão, podemos perceber que ambas são, sem dúvida alguma, formas de expressar uma realidade relacionada à determinada época histórica a qual faze parte e, sem dúvida alguma, uma forma de comunicação. No entanto, diferem sob vários aspectos, principalmente em relação ao tipo de expressão artística. A primeira trata-se de uma pintura e a segunda, uma fotografia. Também é importante diferenciar que a primeira obra teve sua origem na época pré-histórica, ou seja, antes da escrita, e representa a visão do Homo sapiens. De maneira bastante realista, eles representavam através de desenhos nas rochas, o desejo de ter sucesso naquela que configurava sua forma de subsistência: a caça. Apesar de ambos utilizarem formas de expressão sem o uso verbal da linguagem, a fotografia, nesse caso, representa uma imagem urbana, o registro do olhar do fotografo, uma do mesmo se expressar através da sua arte.
 	No caso da obra: ‘’Bisão Abatido’’, trata-se de uma manifestação artística primitiva, da era Paleolítica, uma pintura encontrada nas paredes rochosas de uma caverna em Altamira, na Espanha. As primeiras manifestações da arte surgem no período da humanidade que conhecemos como Paleolítico ou a “Idade da Pedra Lascada”, em sua fase final. Essas formas de expressão artística são chamadas de pinturas e gravuras rupestres. Nela podemos observar os traços perfeitos, que levam a percepção sobre o sofrimento do animal, além das cores vibrantes, que impressionam. Arte Rupestre é o nome dado a esse tipo de representação pictórica, onde imagens eram gravadas nas paredes e nos tetos rochosos das cavernas e que impressionam devido ao realismo e ao próprio desenvolvimento da arte nessa época. As figuras possuem cores vibrantes, tamanho natural e provocam fortes impressões em quem as observa, talvez pela determinação do homem pré-histórico em retratar, com o máximo de realismo, as figuras que pintava. Segundo historiadores, seria impossível realizar as pinturas nos tetos das cavernas, no entanto, vestígios como troncos e galhos de árvores encontrados nos sítios arqueológicos, evidenciam que os mesmos eram utilizados como uma espécie de andaimes para executar tais pinturas nesses locais de acesso impossível. 
É importante ressaltar o impressionante desenvolvimento da arte nesse período que talvez se justifique pelo fato de que, por não dominarem um outro tipo de linguagem, a oral e a escrita, o homem utilizava a arte como uma forma de se comunicar e de expressar. O realismo da obra que impressiona, deve-se, com certeza, às observações dos animais durante a caça e, ao desejo de expressar seus sentimentos e crenças através da pintura, configurando uma expressão de linguagem que vai, ao longo do tempo e através das transformações inerentes ao mesmo, adquirindo uma enorme dimensão, pois além da comunicação, exprime e constrói a realidade. Nesse sentido podemos explanar sobre a fotografia e o que ela significa enquanto forma de linguagem.
 A princípio, historicamente falando, a fotografia tomou o lugar das pinturas que tinham como função retratar a realidade, aliás nessa época, até o séc. XIX, os artistas eram obrigados a retratar da maneira mais fiel possível a realidade visível, porém após o advento da fotografia, os artistas ‘’libertaram-se’’ dessa obrigação podendo dar ‘’asas’’ a imaginação e a criatividade, pois a fotografia seria responsável por essa função.
Conceitualmente falando, a fotografia constitui-se em uma imagem visual que possui caráter técnico e que, segundo pensamento da época em que foi inventada (séc. XIX), concebida como algo que era apenas regido pelas leis da ótica e da química com a função de expressar com fidelidade o que era real. 
No entanto, com o passar do tempo, a concepção de fotografia vai além do registro de uma imagem real, e passa a ser considerada, também, como uma criação, pois está atrelada ao fotógrafo que, através da sua lente expressa sua obra e também ao espectador que lhe atribui significado que envolve questões psicológicas vinculadas aos saberes reais de cada um. Enquanto linguagem, a fotografia, da mesma forma que a pintura, possui seus elementos como as cores, texturas, perspectiva, enquadramento, foco, enfim, através deles, é possível transmitir uma mensagem, uma ideia e porque não, o sentimento e a visão do autor, ou seja, do fotógrafo.
 Retomando a análise da pintura da era Paleolítica e comparando a mesma à fotografia do ano de 1932, portanto século XX, enquanto formas de linguagem, podemos observar que a primeira, trata-se de uma forma de representatividade da realidade de uma época anterior à linguagem escrita, no entanto, configura-se em um tipo de linguagem bastante conhecida nos dias atuais, a linguagem não verbal e isso nos remete a visão da arte como uma forma de linguagem e que os homens pré-históricos já a dominavam, ainda que não tivessem consciência disso. A segunda obra, a fotografia de Henri Bresson, também se configura em uma obra de arte, no entanto, trata-se de uma técnica que apesar de não conter palavra alguma em sua imagem, depende do conhecimento histórico adquirido pela humanidade ao longo do tempo para ser decodificada o que requer a linguagem verbal. Para explicar melhor, podemos dizer que todos os signos representados na imagem de uma foto requerem do espectador um tipo de decodificação e isso só é possível através do conhecimento da linguagem escrita. 
Finalizando, a Arte se constitui, sem dúvida, em uma forma de linguagem e, através das pesquisas sobre o desenvolvimento da humanidade, para não usar o termo evolução, é possível constatar que os povos mais remotos já a utilizavam como forma de expressão. Esse fato nos remete ao pensamento de que ela está atrelada ao desenvolvimento humano e da própria linguagem pois, partindo da pré-história e de seus registros passando pelas civilizações da Grécia Antiga até os dias atuais, o homem a utiliza como forma de expressão e comunicação.
È importante ressaltar que ao analisar as obras acima, se faz importante considerar o período histórico e a própria função da arte em cada uma delas. No caso do Bisão abatido,trata-se de uma pintura Pré-Histórica, mais precisamente, da era Paleolítica, e tinha a função de retratar o desejo de sucesso na caça, que era representado através da imagem da caça abatida. O realismo da imagem impressiona através das cores e dos traços. 
Já a segunda obra, considerando o período histórico, o século XX, trata-se de uma manifestação artística onde o artista é capaz, através da sua lente, eternizar um momento, representando fielmente um fato social, ou ainda os costumes de uma época. Dessa forma o Realismo é evidenciado em ambas as obras.

Outros materiais