Buscar

O Pensamento Positivista camila

Prévia do material em texto

O Pensamento Positivista
O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX.surgiu c o desenvolvimento iluminismo das crises sociais e moral do fim da idade media e do nascimento da sociedade industrial . O Positivismo pregava a redução dos fenômenos a um conteúdo físico e a um encadeamento, que faz as ciências interagirem ao redor desse conteúdo físico, fragmentando-o por seus dados em diferentes campos e métodos específicos. Tudo isso tinha como meta obter resultados claros, objetivos e completamente corretos. A ciência Defendia a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Assim sendo, desconsiderava todas as outras formas do conhecimento humano que não podiam ser comprovadas cientificamente. A crença , Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico-metafísico caracterizado por crendices e vãs superstições. Os seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra. Para os Positivistas, o progresso da humanidade dependia única e exclusivamente dos avanços científicos, único meio capaz de transformar a sociedade e o planeta Terra. Augusto Comte, autor do movimento, afirmava que o homem passou  por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade: 
Teológico , metafisico e positivo .
Teológico: 
o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?".
Metafísico: 
é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses, há entidades abstratas para explicar a realidade: o Éter*, "o Povo", "o Mercado financeiro" etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?" e procurando o absoluto.
Éter ,para os antigos gregos , o éter seria a matéria que permeava o cosmos o quinto elemento , o ar brilhante superior de densidade menor que do ar , assim definido em substituição ao vácuo . 
Positivo: etapa final e definitiva, não se busca mais o "porquê" das coisas, mas sim o "como", através da descoberta e do estudo das leis naturais, ou seja, relações constantes de sucessão ou de coexistência. A imaginação subordina-se à observação e busca-se apenas pelo observável e concreto. 
O positivismo na Geografia e na História  
Você aprendeu que a essência do Positivismo  foi a redução de todos os fenômenos a um conteúdo físico, ou seja,  só se tornava verdade o que pudesse ser observado. E, nisso, a Geografia acompanhou o plano referencial da época.  
Deixou de ser holística (ser indivisível, não podendo ser entendida através de uma análise separada de suas diferentes partes) para se tornar uma ciência pulverizada e especializada com seus saberes fragmentados. 
Surgem várias “Geografias” como a geomorfologia, a biogeografia, a climatologia etc. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço constituem o seu método. Os homens passam a ser estudados na Geografia Humana, através do tema população pelos dados quantitativos de crescimento, distribuição, expectativa de vida, natalidade e mortalidade. Mas, o mais grave, é que todas essas “Geografias” não se interrelacionavam. No que concerne a Geografia dos professores (a que era ensinada) apresentava um conhecimento meramente informativo, com uma coleção de dados quantitativos que exigiam muito mais a memorização do que a análise. Daí a velha fala  de que “a Geografia é pura decoreba”.
Recusos naturais e produção ,população , vegetação –hidrografica ,clima –relevo,dados políticos . Muitos autores classificaram essa forma de ensinar como um sacrifício para os alunos, pois exigia a retenção de muitas informações, que na maioria das vezes não possuía significado para eles. O programa usado era formado das famosas “gavetinhas” ou seja, saberes que se bastavam por si só aplicados aos estados, países e continentes:
Quanto à História, poderíamos iniciar pela expressão que retrata muito bem o seu momento positivista: “História não é arte, mas uma ciência pura”.
Para os positivistas, a História é formada pela cronologia e o que esta realmente significa em si, ou seja, a busca incessante de fatos históricos e sua comprovação empírica.
Utilizavam na pesquisa/análise o máximo de documentos possíveis para obter a totalidade sobre os fatos e não deixar nenhuma margem de dúvida no que se refere à sua compreensão.
A busca desses fatos deveria ser feita por mentes neutras, pois qualquer juízo de valor na pesquisa ou análise alteraria o sentido e a verdade, modificando pois, a própria História.
Excluía as tensões, os conflitos e todas as manifestações da vida social que não concorressem para a ordem e funcionamento da sociedade.
A abordagem positivista do ensino da História implicou numa metodologia fundamentada na aula expositiva, na qual os alunos eram ouvintes passivos e contemplativos. O sujeito da aprendizagem tornava-se então, um receptáculo que deveria registrar os conteúdos transmitidos pelo professor e reproduzi-los de modo mais fiel possível. Os conteúdos, geralmente, os “grandes acontecimentos históricos e políticos” eram apresentados como fatos prontos e acabados, não passíveis de reflexão e interpretação por parte dos alunos. A História portanto,  era factual e sequencial, que em geral se iniciava na data mais remota possível até chegar aos dias de hoje. O pressuposto básico da História dessa época é que “só se entende o presente a partir dos fatos passados”. Os conteúdos, geralmente, os “grandes acontecimentos históricos e políticos” eram apresentados como fatos prontos e acabados, não passíveis de reflexão e interpretação por parte dos alunos. A História portanto,  era factual e sequencial, que em geral se iniciava na data mais remota possível até chegar aos dias de hoje. O pressuposto básico da História dessa época é que “só se entende o presente a partir dos fatos passados”. Questão para reflexão: 
Será que essa modalidade de ensino da Geografia e História do século XIX (Positivista) ainda é feita em pleno século XXI?
O Pensamento Marxista  : O Marxismo é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores. Baseado na concepção do materialismo histórico e da dialética da História, interpreta a vida social conforme a dinâmica da base produtiva (o trabalho) das sociedades e das lutas de classes daí consequentes. 
Materialísimo histórico : doutrina sociofilosofica que considera as formas de produçaço econômica como os únicos fatores realmente determinantes do desenvolvimento histórico social . 
Dialética : e um método de dialogo cujo foco e a contraposição de ideias , para a dialética , as coisas não são analisadas na quantidade de objetos fixos ,mas em movimento :nemhuma coisa esta acabada encontrando se sempre em vias de se transformar , desenvolver , o fim de um processo é sempre o começo de outro .
O marxismo compreende o homem como um ser social histórico  que possui a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade pela sua atividade, o que o diferencia  dos outros animais e possibilita o progresso de sua emancipação. Fruto de décadas de colaboração entre Karl Marx e Friedrich Engels, o marxismo influenciou os mais diversos setores da atividade humana ao longo do século XX, desde a política e a prática sindical até a análise e interpretação de fatos sociais, morais, artísticos, históricos e econômicos. Questão para reflexão: 
O trabalho é um conceito muito importante na teoria marxista. Explique as razões.
O marxismo na Geografia e na História  A Geografia sob a ótica do Marxismo, também chamada de Geografia Crítica, pode ser bem entendida pela afirmativa de Yves Lacoste: “É necessário pensar o espaço, para saber nele se organizar, para saber nele combater”.A proposta é construir uma visão integrada do espaço, numa perspectiva popular, e socializar este saber, pois ele possui fundamental valor estratégico nos embates políticos. Essa corrente  propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da Geografia uma Ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza. O marxismo traz a seguinte questão aos geógrafos: ou a Geografia é uma ciência da sociedade ou uma ciência da natureza. Nesse sentido, escolhe-se a Geografia como ciência social (da sociedade) e os fenômenos da natureza são destacados enquanto recursos para a vida humana. Para tal, enfatiza a necessidade de engajamento político dos geógrafos e defende a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. A teoria marxista da História compreende entre várias teses a teoria da História Materialista, (materialismo histórico), que foi uma proposição efetuada por Marx e que institui uma abordagem economicista para a história da Humanidade. A historiografia marxista ofereceu uma perspectiva importante para a compreensão do passado.  Esta mostrou a importância das massas nos feitos históricos e mostrou que grandiosos homens hoje homenageados não fizeram a história. Indicou que todos os fatos históricos foram motivados pela luta entre as classes existentes na sociedade. As classes dominantes exploravam as classes menos favorecidas, obtendo assim ganhos econômicos. Por isso, elas desejavam manter o poder, enquanto as classes que realmente produziam a riqueza, não usufruindo dela, desejavam mudar a situação. Segundo a visão marxista, tudo que aconteceu na história da humanidade foi motivado, direta ou indiretamente, pelo dinheiro ou busca de privilégios de um grupo minoritário sobre os demais, majoritários sozinhos. O ensino da História mediado pela concepção histórico-social possibilita ao aluno situar e entender a sociedade na época atual, apreendendo o seu movimento, a sua historicidade. Relacionando com questões do presente, professores e alunos procuram entender o passado e outras realidades em espaços diferentes sob a luz da crítica da nossa sociedade. Só quando entendemos criticamente a sociedade burguesa, isto é, quando a entendemos como história, é que podemos compreender as sociedades anteriores, o passado. Historicidade : colocar e perspectiva temporal e especial as ações humanas que podem ser depreendida da analis e dos documentos .
Questão para reflexão: 
Como a poesia de Bertolt Brecht, “Perguntas de um trabalhador que lê”, confirma os princípios da História marxista? : 
Aula 2 : De Onde Viemos? Para Onde Vamos?
As ciências sociais e o estudos da sociedade 
O mundo em que vivemos hj e dominado pela técnica . as maquinas estão presentes no cotidiano da vida do homen facilitando a sua sobrevivência . mas nem sempre foi assim 
Quando analisamos a historia da humanidade constatamos que , inicialmente, o hímen temia a natureza , mas foi transformado pelo seu trabalho , segundoo as suas necessidades . para sobreviver , precisava atender as certas urgências como : comer vestir , c beber , dormir habitar .e para isso iniciou uma atividade de coleta e caça . buscando um melhor desempenho nessas atividades , elaborou alguns instrumentos de trabalho como o arco , flecha ,e o machado de pedra . o homem começou a relacionar se com outros homens seja na defesa de seus achados , seja na melhor desempenho das atividades . ele foi elaborando a propria atividade no confronto com outros homens e com o mundo . adiquiriu conciencias de suas possibilidades e de suas necessidades nem sempre foram as mesmas para todos os homens , em todos os tempos . elas foram e são condicionados cultural e historicamente . 
A reflexão sobre este inventario cultural e matéria prima da ciência sociais estudadas a partir da historia e geografia , sociologia enfoque no sistema de relações sociais dentro do qual se darar a ação humana , antropologia social , organização social , e politica , parentesco , instituição sociais . antropologia cuktural , sistemas simbólicos , religião , comportamento , politica ; organizações direção e administração de nação ou estado etc .
Questões reflexões , analizando a forma como foram compostas as ciências sociais qual seria seu foco principa¿ 
A geografia e a historia no conjunto das ciências sociais 
A geografia sempre esteve presente como pratica cotidiana da vida dos homens , viver significa conhecer o espaço circundantes e produzir interpretações a partir da mais simples experiência .mesmo tendo surgido , como ciência no sec xIx , a curiosidade intrínseca a natureza humana a fez existir muito menos isso .
O principal elemento da geografia e o espaço que envolve a natureza na medida em que o homem , vivendo em sociedade ao longo do processo histórico , dela se aproximou e a utilizou de acordo com o seu estagio de desenvolvimento econômico e com as particularidades do meio físico em que se situava .
 A geografia procura também compreender a dinâmica da sociedade que cria , produz e vive esse espaço , e a dinâmica da natureza , a qual e apropriada e utilizada pelos grupos humanos em seu processo de transformação social . o trabalho característica , mais essencial da produção das sociedades , possibilita a interação do homem com o meio natural , a geografia ajuda o cidadão a pensar no espaço a começar pelo local em que vive , para participar das decisões e agir sobre ele . a historia construção cientifica do campo das ciências sociais , estuda a transformação ocorridas nos diversos aspectos das sociedades ao longo dos tempos . seg o historiador henrri pirenne ,, o historiador nada mais e um homem que se da conta das coisas e que procura as rasoes dessa mudanças . a historia ainda serve de arcabouços para a reflexão sobre a possibilidades necessidades de transformação e continuidade . põem em destaque o conteúdo social da vida dos homens , criando assim condições para a compreençao das diferenças entre as sociedades humanas . todos nos fazemos historias , menso quando não se detemos o saber formal e teórico . conhece los e uma forma de investir na que já existe , provocando as mudanças necessárias .
Em que a geografia e a historia se encontram em seus conjuntos de saberes e conceitos 
 Os objetivos e conteúdos de geografia e historia na primrira fase do ensino médio fundamental .
A criança , ao chegar na escola tras consigo muitos conhecimentos que foram construídos através das diferentes experiência vividas , a vida apresenta se para ela como uma totalidade . ela percebe que as pessoas vivem num determinado espaço entre o tempo e produzem suas condições de vida através do trabalho .
Ao se defrontar com um mundo tao grande , amplo e complexo vai indagando e buscando explicações sobre os fenômenos sem dividir as áreas que lhes darão respostas . por isso o trabalho de geografia e historia nas series inicias deve sert desenvolvido de modo integrado . o objetivo principal da geografia e historia na primeira fase do ensino fundamental 1 ao 6 ano . e construir com a criança um método de analise da vida social para que ela possa compreender o seu tempo o espaço em que vive e a sociedade da qual faz parte ,para tal professor deve construir os conceitos de grupo social sociedade , espaço tempo trabalho e cultura ultilizando os conteúdos selecionados pra essa fase .
Seg os paramentros curriculares nacionais de geografia e hist. Do ensino fundamental mec see 1997 , os objetivos específicos a serem alcançados pela primeira fase do ensino fundamental 1 ao 6 anos , são ao seguintes : reconhecer na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos , as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação deka pela acao de sua coletividade de seu grupo social :
Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam , identificando suas determinações nas relações de trabalho , nos hábitos cotidianonas formas de se expressaar e no laser : 
Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações em linguagem cartográfica , observando a necessidade de indicações de direção , distancia orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação 
Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida 
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reivindicando , quando possível o direito de todos a uma vida plana num ambiente preservado e saudável :
Estabelecer relações entre o presente e o passado 
Comparar acontecimento no tempo , tendo como referencia a anterioridade posterioridade e simultaneidade 
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais econômica e culturalis de dimensão cotidiana existentes no seu grupo de convivios escolar e na sua localidade . 
Reconhecer algumas permanência e transformações sociais , econômicas e culturais e vivencias cotidiano das famílias da escola e da coletividade , no tempo no mesmo espaço de convivência 
Identificar as relações de poder estabelecidos entre a sua localidade e os demais centros políticos econômicos e culturais em diferentes tempos .
Todos esses objetivos serão atingidas a partir de conteúdos que abarquem as vivencias e experiências das crianças analizando a partir dos elementos que os compõem como os grupos sociais sociedade o espaço o tempo as atividade econômicas trabalho e a cultura . são eles : turma escola casa bairro cidade município estado brasil. 
Aula 3: Um Olhar Sobre a Sociedade 
deus e um cara gosador , adora brincadeira pois para me jogar no mundo tinha um mundo inteiro , mas achou muito engrçado me botar cabreiro na barriga da miséria eu nasci brasileiro , chico Buarque partido alto . 
um pais e essencialmente seu povo. Um povo e essencialmente sua cultura .
refletir sobre a sociedade brasileira e observar a enranhando da sua formação cultural que resultou numa identidade que a soma de muitas identidades isoladas exitem fortes raises indígenas africanas europeias e mais recentemente árabes e asiáticas . partindo da grande diversidade , o povo brasileiro soube renovar sua expressão , com grande agilidade e em alta velocidade sem jamais perder suas tantas raises . e o resultado e termos hj , como sempre uma cultura aberta que recebe e assimila influencia sem perder em nenhum momento seu eixo .
e a distribuição da renda e igual ? nesse processo ético cultural , o pivô brasileiro formou –se e ocupou se o território e foi constituído a historia do pais procurando viver a sua cidadania . e mais de 500 anos parte do povo as classes dominante –criou uma sociedade de classes , com uma distribuição de renda desigual que em , conseguencia desenhou um brasil dos ricos e um brasil dos pobres . essa divisão refletiu se na forma de viver da maior parte população através do modo diferenciado como ela tem acesso a moradia , saúde , educação .emprego , cultura e laser . 
queremos direitos iguais ! queremos saúde !queremos teto!queremos educação! 
Ao contrários do que , por muito tempo acreditou se , a parte do povo brasileiro sem privilégios não tem como característica a privacidade esse povo participou e participa de movimentos importantes da historias do pais reivindicando , mudanças em sua condições de vida. Ao voltarmos do tempo podemos ver os movimentos que tentaram resistir a opressão e mudar a sociedade como os cabanos ,os balaios ,os alfaiates da conjuração baiana . os seguidores de antonio conselheiro em canudos chegando ao movimento dos trabalhadores sem terra ,mas recentemente .
Ate a década de 60 sec xx , a maioria da população brasileira vivia e trabalhava no campo . com a modernização da economia consolidava com o processo de urbanização . em 1980 ,65por cento . , dos brasileiros moravam nas cidades , trabalhando no setor secundário , indusstria , e no terciário comercio e serviços , Hj 84 po cento da população vivem nas cidades e somentes 16 por cento no campo . os problemas que a população enfrentava na época do brasil, rural foi somando novos problemas urbanos .
O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas, interesses e valores com vista a objetivos comuns. Clique na imagem ao lado para mais informações. Os grupos podem ser tão diminutos quanto uma pequena associação ou tão grandes quanto uma instituição de larga escala. Muitos grupos permanecem sob a forma de associação -  pessoas organizadas, para a consecução de uma finalidade ou meta comum. Por exemplo: um sindicato, um partido político, uma associação cultural ou igreja. Pra estarmos perante um grupo social , e necessário que ele possa ser identifico como tal pelos seus membros e pelos não membros .os grupos sociais são estratificos ,pois os membros ocupam posições relativas entre si . além disso desempenham papeis e se contatam entre si , o grupo tem noemas de conduta que não tem que ser escritas influenciadoras do modo como os papeis são desempenhados . outra característica dos grupos sociais e a comunidades de interesses e de alguns valores entre os seus membros , os grupos sociais estão orientadas para um ou vários objetivos e tem uma permanência relativa , isto e , tem alguma duração social nas sociedades atuais as pessoas pertencem a numerosos grupos e de tipos diferentes .
Pertencer a um grupo pode ser uma casualidade : por exemplo , ser de uma determinada turma na escola , pertencer ao grupo de funcionários de uam empresa ou morara no mesmo bairro . mas o individuo pode contribuir um grupo com os outros indivíduos , e assim que pouco a pouco se criam as comunidades .podemos concluir , então que nem todo grupo pode ser considerado uma comunidade , embora qualquer grupo chegar a ser uma comunidade .
A humanidade pode ser uma única comunidade ? ao longo da historia vamos observando que quando mais estruturadas e diferenciada e uma sociedade menos ela pode se constituir em uma so comunidade . converter se em uma comunidade o máximo que se organiza em varias comunidades ao mesmo tempo . 
Entende se sociedade como um grupo de indivíduos que forma um sistema semi aberto no qual a maior parte das interações e feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo formando uma redes de relacionamento entre pessoas . uma sociedade e uma comunidade interdependente . o significado geral de sociedade refere se a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada que possuem valores ideias e leis comuns . os grupos sociais estudados na primeira fase do ensino fundamental em geografia e hist.. a vida sociativa e uma das característica da civilização moderna , com suas relação indiretas e pessoais , que de certa forma substituiem os laços de parentesco dos primeiros grupos . e no grupos que homens e mulheres aprendem a viver socialmente e também se torna um sujeito autônomo , capaz de compreender a sociedade em geral , mover se nela e agir concientemente para a sua transformação 
Estudar os grupos aos quais a criança pertence ou tem contato torna se imprescindível 
Mas o que seriam esses grupos? Seguindo as orientações dos documentos oficiais que indicam os conteúdos de geografia e historia os grupos sociais que devem ser focalizados são : turma escola família comunidades do bairro profissionais , a população do municípios e a população do estado . também devem ser analizado historicamente as sociedads da cana de açúcar da mineração urbana do café e a urbana industrial .
O estudos desses grupos devem começar pela indendificaçao dos elementos que fazem parte :
Nos grupos imediatos turma , escola, família . e feito nomeado pessoas : nome da colega , do diretor da escola, da mae . 
Grupos do bairro: a identificação faz se pelos grupos profissionais encontrados no local : quem trabalha na padaria, no bar no supermercado 
População do município e do estado : a identificação dos elementos vai se dar pelos itens ultilizados pelo ibge , sexo idade profissão renda etc .
Grupos de tempo passados : como os da sociedade de açúcar da mineração urbana do café , idendificar nas leituras de textos históricos o senhor de engenho , o trabalhador dos cafezais os mineradores etc .
O segundo item de estudo dos grupos sociais e o levantamento do papel função de cada elemento no grupo: o que faz cada grupo , nesse item para todos os grupos e fácil observar a função de cada elemento no grupo , o que faz a diretora ? e o capataz da fazenda de café o que faria ? e o seu pai dentro da família ?que profissão esta lotada a maioria da família da população do município e do estado ? qual a função dos funcionários da pizzaiolo do bairro? Etc 
O terceiro item e a interdempendencia como as componentes do grupo se relacionam nos grupos imediatas e bastantes fácil : na turma qual a relação entre o professor e aluno na escola . o estudo do organograma e fundamental .nos grupos do bairro do município e do estado e feito pela pesquisa nas associações de moradores , na observação da convivência de vários grupos . e no tempos passados ,pelo que a historia nos conta : como o escravo se relacionava com o engenho? E o operário da fabrica , qual o contato dele com o proprietário ? o ultimo quarto item de estudos dos grupos sociais são as regras de conviviencia , o que pode e o que não pode no grupos analizados . estas vao desde as regras contituidas de modo próximos e vivencial , jogar o papel na lixeira , falar com educação , com os outros . ate os itens fundamentis da nossa legislação como código de transito , a legislação do trabalho etc :. Através do estudo desses itens sobre os grupos sociais as crianças vao aprendendo a localizar se na sociedade e paralelamente , vao construindo sua identidade social e cultural . além disso percebem as diferenças entre os grupos e como eles se transformanm através do tempo .
Aula 4: O Espaço está aí... Há que Compreendê-lo 
A localização e orientação espacial 
para o domínio de diferentes tipos de localização e orientação espacial , hah um longo caminho a ser percorrido pela criança . nesse processo , hah dois aspectos essenciais : o esquema corporal e a lateralidade .
esquema corporal – por esquema corporal deve se entender a exploração do espaço que depende tanto de funções motoras quando da percepção do espaço imediato : e a consciência do próprio corpo que se controi aos poucos a partir do nascimneto ate atingir a adolecencia 
alteridade- quanto a alteridade , esta significa a percepção ,pela criança de que seu coepo tem dois lados e que eles se relacionam de forma diferenciada com o espaço . varias atividade são recomendadas para faze la tornar consciência dessas habilidades e se sua predominância para a direita ou para a esquerda . trabalhando com o esquema corporal com a alteridade a criança ao entrar na escola já dispõem de algum modo de um conhecimento sobre a localização espacial . ultiliza a expressa através do tato e de varias formas de linguagem , noções espaciais como , por exemplo , as de vizinhança : dentro fora interior exterior entre fechado aberto ao lado . o que a escola vai fazer , nesse sentido , e criar situações através das quais a criança possa ampliar e apronfundar essas noções , sempre a partir de experiências concretas e da livre expressão do aluno . as relações são ,portanto formas de contato e posicionamento da criança com o espaço . elas foram divididas em três tipos ;topológicas ;projetivas;e euclidianas relações espaciais são aquelas usads para localizar pessoas e objetos , em qualquer tipos de espaço idepedente da forma , e sem considerar as distancias ; dentro fora perto longe , ao lado , vizinho, entre essas relações são a base para o trabalho com o espaço geográfico . a partir delas se desenvolverão as noções de limites políticos –administrativos entre municípios , estados , países e suas fronteiras .por aqui ou por ali ? perguntas como estas no surgem no dia a dia , quanto explorando um espaço , a melhor maneira de orientação e fazer desenhos sobre o local que estamos .como faço para sair desse lugar ? as populações primitivas jaa usavam estas normas do desenho . na exploração do ambiente , registravam os caminhis percorridos e os pontos de referencias usados em seus deslocamentos . desenhos gravados em pedraas e casca de arvores foram os primeiro mapas . hoje a técnicas modernas paea elaborar os mapas . o sensoriamento remoto , as imagem por satélites e o uso de computadores são recursos utilizados , mas quando pensamos em representação do espaço com a criança , a literatura e interpretação de mapas e uma das ultimas etapas .
e necessário estimular a observação e a exploração dos espaços vividos . na escola , os alunos poderão observar a sala de aula . o professor deve propor que circulem pela sala parem em algum lugar onde situam se bem e desde desenham o que estão vendo . outra atividade fundamental e a representação de objetos a partir de diferentes pontos de vista .
ainda explorando o ambiente interno da escola , as crianças poderam criar maquetes , a maquete e uma atividade importantes no processo de representação espacial . ao observa lo de cima , a criança estará dando os primeiro passos para atender a planificação , elemento fundamental na feitura de plantas e mapas .o trabalho de medidas não padronizadas : cabos de vassouras , barbantes passos introduzira a criança na questão da escola , cinco cabos de vassouras no tamanho real corresponderam a medida de cinco lápis no isopor .os aspectos naturais também podem ser observados . no momento ta representação , criaram símbolos que comporão a legenda do desenho feito , quando o aluno já vivenciou diversas atividade como mapeador ,o trabalho com mapas elaborados pelos outros tornam se um recursos significados .oferecer a plantas dos arredores da escola para analizrem identificando , o trajeto casa escola que fizeram anteriormente e uma oportunidade de apronfundar a representação espacial , com o processo assim encaminhado , nas áreas finais poderemos utilizar os mapas dos municípios do estado e do brasil ,para analizar a distribuição de dados físico territórios . os mapas de relevo topográficos , não sera estranhos para a criança se trabalharmos com ela as curvas de nível . a melhor maeira e pedir que modele um morro e faça três cortes paralelos a base . cada parte sera contornada de maneira superposta num papel em branco , fazendo a planificação do morro em cada contorno representara uma atitude ., mas não so pelos mapas . plantas ou desenhos a realidade poderá ser representada . a ultilizacao de gráficos gravuras e fotografias são recursos que interdiciplinamente . podemos utilizar , ao usarmos a tabela e gráfico lançaremos mao da qualificação e interpretação de símbolos e legendas . 
a estruturação do espaço organização 
vivemos em varias organizações espaciais . nossa casa , nosso bairro , a cidade , a escola e tantas outras . elas fazem parte de nossos cotidiano . a ideia de organozaçao esta associada a de arrumação eengrenagem , estrutura , totalidade organizar significa dispor , de uma maneira elemento e partes de um todo .
a analise do espaço construído e organizado por grupos sociais e sociedades em diferentes tempos e iniciadas pela escola . para que a criança começe a ver além daquilo que ela enxerga física a concretamente . ou seja para ela passar a entender o bairro onde mora ,por exemplo, , não apenas como um conjunto de prédios , um ao lado do outro , Mas como um espaço orfrganizado socialmente que retrata uma divisão por classes sociais . cotidiamente a criança esta em contado com diferentes paisagem inclusive num mesmo bairro ela pode observar prédios em ricos condomínios e favelas . aos poucos a criança e incendiada a ver que esses contrastes tao grandes percebidos visualmente , revelam os contraentes maiores da própria sociedade.
As primeirasanasiles que a criança faz sobre a organização do espaço devem ser bem simples e devem ter como objeto os espaços cotidiano como a sala de aula , a escola , os estabelecimentos comerciais , a rua ,, o bairro , a cidade . ao observar a organização espacial desses lugares a criança pode perceber que a divisão do espaço corresponde uma divisão social do trabalho . isso significa que existem uma relação entre a construção física , sua disposição espacial poderá descobrir porque a sala de aula da direção fica tal posição na escola , ou então para que serve portões tao grande , corredores e outras construções ..o tema estruturação do espaço organização espacial deve estar presente nos conogramas de geografia pois e um item importante para se alcançar o objetivo maior dessa área .´´ construir um método de leitura da realidade em que vive. ´´
Aula 5: O Tempo Passa, o Tempo Voa...
A noção de tempo: um processo...   Ao chegar à escola, a criança traz o conceito espontâneo do tempo ligado à sua própria vida e às suas vivências e experiências. Esse conceito espontâneo tem como referências, fatos ou ações da vida das pessoas que fazem parte do seu cotidiano. A noção do tempo, nessa fase, está sempre baseada em algum fato de sua experiência concreta: A criança sabe que é domingo porque ela não vai à aula; a criança acha que sua professora de trinta anos é muito “velha”, porque trinta anos é um tempo que ela ainda não viveu. O trabalho de construção da noção de tempo tem início muito antes, quando ela ainda é bem pequena, um bebê. Esse estágio chama-se sensório-motor. Nele, existe um tempo prático, ligado às ações e experiências imediatas da criança. A noção temporal corresponde unicamente à experiência da duração de  um reflexo: mamar, engatinhar, chorar etc. É uma espécie de egocentrismo prático como se a criança vivesse apenas suas próprias ações, imobilizadas num presente contínuo. A etapa operatória do tempo (a última) acontece quando ela inicia a compreensão do conjunto das relações temporais: ordem e sucessão, intervalos, duração e simultaneidade. No estágio seguinte, o intuitivo ou pré-operacional, as primeiras intuições temporais são centradas sobre alguma relação privilegiada, ligada ao egocentrismo. A criança se apoia, por exemplo, na percepção espacial para calcular o tempo; é mais velho quem é mais alto; correu mais tempo, quem foi mais longe. O trabalho nos cinco anos do ensino fundamental deve estar centrado principalmente na passagem do tempo intuitivo ao operatório. Essa passagem é lenta e gradual e requer uma ativação adequada, num ambiente rico de estímulos. É preciso desafiar o raciocínio fazendo a criança vivenciar experiências que a levem à construção das noções temporais. Agindo assim, num processo tranquilo, ela passará a entender, sem qualquer dificuldade, as duas dimensões do tempo: o tempo físico e o tempo histórico-social.
Questão para reflexão 
Como o texto nos ajuda a explicar a seguinte afirmativa? “Apressar o processo de estudo da história fornecendo informações prontas para a criança memorizar, sem ativar o seu raciocínio não leva ao aprendizado”. 
O tempo físico 
A primeira dimensão do tempo, chamada de tempo físico, é aquela que passa independente de nossa vontade. São as horas, os dias, as semanas, os meses, os anos e assim por diante.
Entendê-lo, permite à criança localizar-se no tempo, situar fatos de sua vida cotidiana e outros dados, construir e interpretar linhas de tempo, trabalhar com as medidas de quantificação do tempo - dias, meses, anos, séculos.
Em outras palavras, vai permitir que ela perceba o passar do tempo e saiba fazer sua quantificação e representação.
Para o domínio da noção de ordem e sucessão, é fundamental a relação antes/depois. Quando a criança ouve uma história e depois relata o que aconteceu acompanhando a sequência do que foi relatado, está fazendo uma atividade de ordenação, isto é, está colocando os fatos numa sucessão temporal. Além das ordenações de histórias narradas, os fatos relativos à vida da criança e de seus familiares se prestam de maneira valiosa para o trabalho com a ordenação temporal, assim como os relativos às atividades escolares, sobretudo nos anos iniciais. Fazendo assim, passos decisivos estão sendo dados para poder, mais adiante, situar-se num tempo mais remoto, localizando fatos históricos. A ordem cíclica se torna importante para fazer a criança perceber que toda contagem do tempo, baseada nos relógios, nos calendários, ou no ciclo das estações do ano é uma repetição dos mesmos elementos numa sucessão contínua e infinita de tempo. Com isso, a criança vai perceber a “chave” da contagem do tempo: sucessão contínua. Um outro elemento fundamental do tempo físico e a duração . a construção dessa noção começa quando se pede a criança que ela perceba o inicio e o fim de uma determinada ação ou período e avaliar o intervalo de tempo continuo entre um e outro.
O tempo básico para o trabalho com essa noção e a palavra durante . o trabalho comm as durações abarca três níveis de abordagem : 
A percepção das durações ; O que você fez hoje, durante o recreio?
A comparação das durações ; Quem demorou mais a merendar, Fulano ou Beltrano?
A quantidade das durações com medidas informais ; Palmas, sons curtos e longos, ampulheta, e com medidas formais: horas, dias meses, anos etc.o trabalho com as durações e fundamental para a noção de periodização que a criança vai necessitar para a compreensão da hist./geog. A terminologia com quem vai lidar futuramente : fases época períodos eras , assim com a caracterização dos respectivos contexto , vai exigir que o aluno se situa com relação a curta duração (tempo , fatos)a medida de duração , (tempo da conjuntura) e a longa duração (9tempo da estrutura), sobre as quais se assentam o processo histórico . Por fim, o terceiro elemento do tempo físico é a simultaneidade. Enquanto As palavras-chaves para a verbalização da simultaneidade são: O trabalho com a simultaneidade, além de fazer com que o aluno caminhe para o domínio da noção operatória do tempo, prepara-o para a noção de contemporaneidade, a qual nada mais é que a aplicação das médias e longas durações. Ao mesmo tempo que : São contemporâneos os fatos ou pessoas situados num mesmo período histórico, mesmo que esse período dure séculos. A noção de contemporaneidade é importante para a compreensão de contextos de época. Por que é importante para a construção da noção  de tempo físico o trabalho com as linhas de tempo? Tempo histórico social: caracterização de épocasA segunda dimensão, o tempo histórico-social, vai iniciar a criança na análise dos contextos de época, de modo que ela perceba o seu tempo como diferente de outros tempos e épocas. Vai também permitir que ela compreenda como o tempo é fruto da construção social, de determinantes históricos presentes em cada época. A noção de época, embora pareça referir-se apenas a um período de tempo cronológico, é uma noção mais complexa, pelo fato de ser uma noção histórica, e não simplesmente temporal. A época histórica implica um condicionante temporal: ou seja, ela pode variar com o tempo cronológico, mas não é determinada por este. Se tomarmos, por exemplo, duas sociedades como a indígena brasileira e a portuguesa, no século XV, veremos que ambas viviam a mesma época cronológica, mas estavam em épocas históricas diferentes. O conceito de época histórica envolve um conjunto de características: econômicas , técnicas, sociais , politicas ideológicas, culturais Essas características expressam a maneira de viver de um ou vários povos ou grupos, num determinado momento. Se os indígenas brasileiros viviam de uma maneira inteiramente diferente dos europeus, não podemos afirmar, portanto, que estavam na mesma época histórica. A caracterização de épocas é importante nos primeiros anos do Ensino Fundamental porque, através dela, o aluno vai ter a possibilidade de perceber as diferenças e semelhanças, permanências e mudanças no decorrer do tempo. O corte no tempo para a análise de uma épocapermite romper a abordagem meramente descritiva e factual da História. A época histórica estudada nos primeiros anos do Ensino Fundamental refere-se aos elementos como a moda, as formas de lazer, a alimentação, os transportes, a música, as profissões e outros dados, do tempo da criança, de seus pais, e de seus avós. Nesse momento, o trabalho com a memória individual (relato de pessoas mais velhas) é uma importante fonte de consulta. Nos anos seguintes, nos quais o passado mais distante é o objeto de análise, estes mesmos elementos e outros fatos irão referir-se ao Município e o Estado onde a criança vive e estarão divididos por períodos: Colônia, Império e República. Aí, sim, o contexto da história do Brasil, através do cotidiano dos grupos sociais que ocuparam esses espaços, estará presente e, para isso, a memória coletiva (documentos, relatos orais, escritos, objetos) será de fundamental importância. Questão para reflexão: O trabalho com o tempo dá-se a partir do “aqui, agora”, passa pelo “aqui, não agora” chegando finalmente ao “não aqui, não agora”. Explique essa afirmativa.
	1a Questão
	
	
	
	A velha fala de que A GEOGRAFIA É PURA DECOREBA remete-nos ao ensino da Geografia em que o objetivo principal era:
		
	
	desenvolver o espírito crítico do aluno;
	 
	descrever e informar o conteúdo geográfico;
	
	analisar os conflitos sociais do cotidiano;
	 
	dar a criança condições de ler o mundo;
	
	trabalhar com elementos da realidade do estudante;
	
	 
	Ref.: 201002630774
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
		
	 
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social;
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas;
	 
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade;
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir;
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	
	 
	Ref.: 201002268817
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	É NECESSÁRIO PENSAR O ESPAÇO, PARA SABER NELE SE ORGANIZAR, PARA SABER NELE COMBATER. Essa frase de Yves Lacoste representa uma linha de pensamento da Geografia chamada:
		
	
	Determinista
	 
	Marxista
	
	Positivista
	
	Quantitativa
	
	Possibilista
	
	 
	Ref.: 201001726227
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Uma das características dessa doutrina é a:
		
	 
	redução dos fenômenos a um conteúdo físico;
	
	delimitação dos ¿porquês¿ dos fenômenos;
	
	explicação da realidade por intermédio da religião;
	
	pouca neutralidade dos pesquisadores;
	
	importância dada aos fenômenos sociais;
	
	 
	Ref.: 201002666364
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	São Características da Geografia Crítica ou Renovada, EXCETO:
		
	
	Inovadora, fazendo sempre análise crítica do espaço em que ele está inserido.
	
	Humanista, tendo o professor como mediador do conhecimento.
	
	Valorização do conhecimento prévio do aluno contextualizando os conteúdos em escala local para o global.
	 
	Supervalorização da memorização e decoreba
	 
	Utilização de Jogos, brincadeiras, maquetes, análise de figuras, aulas de campo, músicas, filmes e atividades lúdicas.
	
	 
	Ref.: 201002268814
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Houve um tempo em que se referia à História como: HISTÓRIA NÃO É ARTE, MAS UMA CIÊNCIA PURA. Dos autores listados abaixo qual deles defendia este pressuposto?
		
	
	Marx
	
	Wallon
	 
	Augusto Comte
	
	Vygotsky
	
	Piaget
	
	 
	Ref.: 201001665104
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o conhecimento Histórico, marque a proposição correta.
		
	
	É um acontecimento de longa duração que só é revelado por meio do estudo histórico, por isso ao ensinarmos História só abordamos fatos antigos.
	
	O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, buscando garantir o ensino dos conteúdos através de métodos tradicionais de aprendizagem, que preservam as verdades históricas.
	
	Ensinar História envolve compromissos com o conhecimento histórico, de caráter científico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e que não podem sofrer a interferência dos processos de construção de uma identidade social do estudante relacionada à realidade com que convive.
	 
	O primeiro objetivo do conhecimento histórico é compreender os processos e os sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, em diferentes tempos e espaços.
	
	A aproximação da História com outras áreas da ciência vem deturpando seu principal objetivo, que é a busca da unicidade de culturas e de espaços para se promover o purismo social.
	
	 
	Ref.: 201002325671
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	1. Infelizmente a maior parte da literatura dedicada ao ensino de Geografia continua presa a uma visão geográfica tradicional e especializada com seus saberes fragmentados. A geografia como ciência social surge orientada pela reflexão sobre a dinâmica do espaço e da sociedade que compõem a realidade enfatizando a necessidade de engajamento político e defendendo a diminuição das disparidades socioeconômicas e regionais. Estamos falando sobre duas concepções respectivamente
		
	 
	Geografia crítica e geografia marxista.
	 
	Positivismo e marxismo;
	
	Positivismo e geografia tradicional
	
	Positivismo e geografia clássica;
	
	Geografia clássica e geografia positivista;
		1.
		A História é definida por Marc Bloch como o estudo dos seres humanos no tempo, desta forma qual é o principal objetivo da disciplina História:
	
	
	
	
	o ensino da História tem por objetivo compreender e interpretar as várias versões de um determinado acontecimento.
	
	
	a História tem por objetivo informar o homem sobre os fatos ocorridos em sua sociedade, para que este procure evoluir socialmente e não cometer os mesmos erros de seus antepassados.
	
	
	a História nada mais é do que um conjunto de lendas que tem por finalidade transmitir valores morais para a sociedade, sociedade que ao longo de sua existência tem se corrompido e se afastado do sagrado.
	
	
	o ensino da História tem por objetivo demonstrar que o ser humano não é um ser social, por isso, vemos que o existência humana é uma constante de guerras, revoluções, e conflitos generalizados.
	
	
	a disciplina História tem por finalidade primeira, instruir o aluno para seu desenvolvimento moral e econômico.
	
	
		
	
		2.
		O Positivismo foi uma doutrina que englobou tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX. Sobre esta doutrina, assinale a resposta INCORRETAOs seguidores desse movimento acreditavam num ideal de neutralidade, isto é, na separação entre o pesquisador/autor e sua obra.
	
	
	O sujeito da aprendizagem deixava de ser um receptáculo que apenas reproduzia os conteúdos transmitidos pelo professor, para tornar-se um construtor de seu conhecimento
	
	
	A Geografia positivista deixou de ser holística para se tornar uma ciência pulverizada e especializada, com saberes fragmentados .
	
	
	Surgiu com o desenvolvimento do Iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial.
	
	
	Tudo aquilo que não pudesse ser provado pela ciência era considerado como pertencente ao domínio teológico ou metafísico caracterizado por crendices e superstições.
	
	
		
	
		3.
		No primeiro dia de aula desta disciplina, no curso de Pedagogia, o professor pediu a seus alunos que elaborassem uma definição para História. Um grupo de alunos apresentou a seguinte definição: "História é a área do conhecimento que estuda o passado humano com o objetivo de entender melhor o presente." O professor provocou sua turma a ir além deste conceito para que o principal objetivo do conhecimento histórico fosse compreendido. Esse objetivo constitui-se em:
	
	
	
	
	Buscar no passado as explicações e justificativas para as ações e as ideologias do presente.
	
	
	Desenvolver comportamentos de neutralidade diante da diversidade cultural.
	
	
	Transmitir verdades e valores sociais a partir de informações baseadas em filiações ideológicas.
	
	
	Perceber que o passado é um aglomerado de ações e fatos que se perpetuam no presente.
	
	
	Compreender a estrutura, a conjuntura, os sujeitos históricos e as relações entre eles em diferentes tempos e espaços.
	
	
		
	
		4.
		Uma professora da turma do 5º ano, fez a seguinte proposta aos seus alunos: Vocês irão levantar, através de entrevistas com os moradores e comerciantes do bairro da escola, os principais problemas que eles enfrentam e as possíveis soluções. Para tal, deverão construir um questionário simples, claro e objetivo para os entrevistados responderem. Essa atividade corresponde principalmente, ao seguinte objetivo da Geografia:
	
	
	
	
	ajudar o cidadão a pensar o espaço, a começar pelo local em que vive, para participar das decisões e agir sobre ele.
	
	
	reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivências cotidianas das famílias
	
	
	comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência a anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
	
	
	identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e o demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos;
	
	
	reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza e a transformação dela pela ação de sua coletividade;
	
	
		
	
		5.
		Leia a citação a seguir e assinale a alternativa correta: "É perigoso quando a história toma como inspiração primária a ideia de preservar a memória individual ou a ideia de que deva funcionar como uma forma de comemoração. E tampouco devemos ver a história como uma forma de tradição, a despeito das afinidades entre história e tradição. O ato de submergir a história na memória, na comemoração ou na tradição tende a apagar a função crítica da historia(Megill, 2007, p.36)".
	
	
	
	
	Para Megill, a memória é um conceito idêntico ao de comemoração e de tradição.
	
	
	Para Megill, a história não possui qualquer parentesco com a memória.
	
	
	O pesquisador acredita que a memória individual não pode fornecer subsídios para o historiador.
	
	
	Segundo o autor, a memória não possui necessariamente o mesmo rigor crítico da história.
	
	
	Para Megill, as mudanças ocorrem apenas no plano físico.
	
	
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo e, assinale a alternativa correta para resposta à questão proposta: Afirmativa 1 - Na relação de contraditórios entre a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica é perceptível o modo diferente de atuação entre estas duas correntes de ensino da Geografia. Na atualidade em contexto com os PCNs se recomenda a adoção da Geografia Crítica PORQUE Afirmativa 2 - Esta corrente do ensino da Geografia propõe uma análise mais profunda e concreta do espaço, o verdadeiro objeto da Geografia e das realidades sociais e espaciais que possam ser discutidas.
	
	
	
	
	A afirmativa 1 está incorreta, porém a afirmativa 2 é uma correta explicação se for pensada aplicando-se em outra situação.
	
	
	A afirmativa 1 está correta e, a afirmativa 2 justifica corretamente a afirmativa anterior.
	
	
	As duas afirmativas estão incorretas.
	
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 não justifica a afirmativa anterior.
	
	
	A afirmativa 1 está correta, porém a afirmativa 2 justifica parcialmente a afirmativa 1.
	
	
		
	
		7.
		Uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental  realizou uma aula passeio.  Caminhou com os seus alunos pelas ruas principais do bairro da escola levando-os também a um ponto alto para que pudessem observar o espaço de cima.
Que objetivo  indicado pelos Parâmetros Curriculares (Geografia 1997) e apresentado nas opções,  ela atendeu  de modo mais completo, com essa atividade?
	
	
	
	
	Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza, a apropriação e a transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social;
	
	
	Utilizar a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações observando a necessidade de indicações de direção, distância, orientação e proporção para garantir a legibilidade da informação;
	
	
	Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente, reivindicando, quando possível, o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
	
	
	Identificar as relações de poder estabelecidas entre a sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais, em diferentes tempos.
 
	
	
	Refletir sobre as semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
	
	
		
	
		8.
		A ciencia História, ao longo de sua existência, foi definida de diversas formas, mas basicamente todas as definições dadas a ela giram em torno do conceito de que a História estuda os processos de mudanças e permanencias ocorridas nas sociedades humanas. Para o historiador Marc Bloch a História é antes de mais nada definida como:
	
	
	
	
	a História é um todo complexo e único, que estuda todas as formas de vida do planeta e as suas interdependências ao longo dos séculos.
	
	
	ciência que estuda os seres humanos no tempo, privilegiando os fatos que afetam toda sociedade.
	
	
	uma ciência biológica pois estuda o homem e sua relação com a natureza, extraindo dela seus alimentos e assim biologicamente evoluindo
	
	
	uma ciência complementar da Antropologia, pois estuda basicamente o homem e sua evolução cultural
	
	
	ciência complementar da Politica, pois todo e qualquer fato histórico esta intimamente ligado as formas de organização politica das sociedades.
		1.
		Numa reunião de pais e professores de uma escola ouviu-se o depoimento abaixo: ... "tem um grupo de senhoras do bairro vizinho que todo mês ajuda a gente. Elas trazem compras- arroz, feijão, leite, medicamentos- no mês passado trouxe até cobertor. No dia das crianças trouxe brinquedos para a meninada". A partir desse depoimento, o assunto que melhorse adaptaria para ser trabalhado numa turma de 5º ano seria:
	
	
	
	
	a natureza e as estratégias para a preservação das relações;
	
	
	a forma de circulação dos produtos pela comunidade;
	
	
	a caridade como um item fundamental no relacionamento entre pessoas.
	
	
	a questão dos conflitos entre vizinhos;
	
	
	a situação econômica e social da população;
	
	
		
	
		2.
		 
 
No organograma  apresentado,  temos  um exemplo de interdependência de funções  dentro de uma escola. Analisando-o,  podemos afirmar  que:
 
	
	
	
	
	o setor administrativo e de serviços gerais situa-se em posição inferior aos outros setores.
	
	
	o diretor se reporta diretamente a todos os grupos da escola .
	
	
	os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo o coordenador pedagógoico.
	
	
	a escola é toda organizada para atender às necessidades dos alunos.
	
	
	os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo  o coordenador  pedagógico.
	
	
		
	
		3.
		Em um estudo sobre os profissionais da escola as crianças do 3º ano fizeram entrevistas. Dentre várias perguntas havia a seguinte: Qual o resultado do seu trabalho para a escola? Com essa questão as crianças procuravam identificar do grupo escola:
	
	
	
	
	o papel função de cada elemento do grupo;
	
	
	a interdependência entre as funções;
	
	
	a importância do trabalho desempenhado na escola;
	
	
	as regras de convivência entre os trabalhadores da escola;
	
	
	as pessoas que trabalhavam ;
	
	
		
	
		4.
		"Todos nós fazemos história, mesmo quando não detemos o saber formal e teórico, e conhecê-la é uma forma de intervir na que já existe , provocando as mudanças necessárias". Essa forma de pensar a História representa principalmente, a inclusão :
	
	
	
	
	dos indivíduos fora da lei;
	
	
	dos heróis e seus feitos;
	
	
	da elite da sociedade;
	
	
	das pessoas com poder;
	
	
	do povo trabalhador que produz a riqueza;
	
	
		
	
		5.
		Leia o trecho da letra da música Partido Alto de Chico Buarque: "Deus é um cara gozador/ Adora brincadeira/ Pois para me jogar no mundo/ Tinha o mundo inteiro/ Mas achou muito engraçado/ Me botar cabreiro/ Na barriga da miséria/ Eu nasci brasileiro". Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
	
	
	
	
	sob dominação internacional;
	
	
	com grandes dificuldades econômicas;
	
	
	de características culturais homogêneas;
	
	
	em pleno desenvolvimento social;
	
	
	com distribuição de renda equilibrada.
	
	
		
	
		6.
		2- Leia o trecho da letra da música Partido Alto, de Chico Buarque:
Deus é um cara gozador
Adora brincadeira
Pois para me jogar no mundo
Tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado
Me botar cabreiro
 Na barriga da miséria eu nasci brasileiro
 Nessas estrofes, a identificação do personagem apresenta o Brasil como um país:
	
	
	
	
	C- com grandes dificuldades econômicas;
	
	
	A- sob dominação internacional;
	
	
	E- sem condições de crescer equilibradamente.
	
	
	D- de características culturais homogêneas;
	
	
	B- em pleno desenvolvimento social;
	
	
		
	
		7.
		O grupo social designa conjuntos de seres humanos que interagem de modo sistemático entre si. É uma coletividade identificável, estruturada e contínua de pessoas. Sobre as características dos grupos sociais podemos afirmar que, exceto:
	
	
	
	
	têm sempre uma longa duração social, variando pouco o tempo de existência.
	
	
	são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si;
	
	
	possuem normas de conduta que influenciam no modo como os papéis são desempenhados;
	
	
	incluem a comunidade de interesses e de valores entre os seus membros;
	
	
	estão orientados para um ou vários objetivos comuns aos membros;
	
	
		
	
		8.
		
 
No organograma  apresentado,  temos  um exemplo de interdependência de funções  dentro de uma escola. Analisando-o,  podemos afirmar  que:
	
	
	
	
	o coordenador pedagógico restringe as suas função aos professores.
	
	
	o setor administrativo e de serviços gerais situa-se em posição inferior aos outros setores.
 
	
	
	o diretor se reporta diretamente a todos os grupos da escola .
	
	
	os pais e a comunidade têm como grupo mais próximo  o coordenador  pedagógico.
	
	
	a escola é toda organizada para atender às necessidades dos alunos.
	
	
	
		1.
		Segundo o PCN, no desenvolvimento do aprendizado de Geografia a cartografia se torna um instrumento fundamental para a leitura do espaço. Nesta perspectiva, o que é ler mapas?
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Olhar sob dois aspectos: um empírico e outro subjetivo.
	
	
	Conhecer apenas as projeções cartográficas permite uma leitura completa dos mapas.
	
	
	É dominar um conjunto de operações matemáticas, técnicas e artísticas que intervém na construção de mapas.
	
	
	Ser capaz de distinguir as formas materiais visíveis naturais e construídas pelo homem.
	
	
	Significa dominar o sistema semiótico da linguagem cartográfica.
	
	
		
	
		2.
		"No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes". (GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de:
	
	
	
	
	evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade.
	
	
	compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados.
	
	
	descrever as metanarrativas individuais do natural e do social.
	
	
	avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir.
	
	
	evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.
	
	
		
	
		3.
		Sobre as categorias de analise espacial, espaço na concepção da criança e a teoria da psicogênese é correto afirmar. I - A etapa do espaço vivido (0 ¿ 2 anos). O espaço vivido é o espaço físico. A criança vivência este espaço a partir do movimento, da locomoção II ¿ Sobre o espaço percebido a criança nesse momento percebe o espaço sem ter que experimentá-lo biologicamente, como no espaço vivido. Inicia-se aqui uma etapa que a criança descobre que não só mais o ¿aqui¿, o ¿ali¿ e ¿la¿ como referência espacial. III ¿ O lugar enquanto espaço vivido, percebido, dar relações sociais, cultuais, sentimento de pertencimento, carregado de significados.
	
	
	
	
	Alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	
	Alternativas I, II, e III corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
	
		
	
		4.
		Em um jogo de localização na aula de Geografia, um aluno perguntou ao outro: Se eu estiver no centro do estado do Amazonas e quiser ir parao centro do estado do Pará , me direcionarei no sentido:
	
	
	
	
	Oeste
	
	
	Noroeste
	
	
	Norte
	
	
	Leste
	
	
	Sul
	
	
		
	
		5.
		Analisando a organização espacial, quando a professora coloca os alunos arrumados com as carteiras em um grande círculo, a atividade que mais se adequa é:
	
	
	
	
	Jogar em grupos de quatro
	
	
	Assistir um vídeo
	
	
	Fazer um teste individual
	
	
	Copiar do quadro
	
	
	Debater um assunto
	
	
		
	
		6.
		FALAR DE SALVADOR É FALAR DO MAR, DO VENTO CONSTANTE E DO BRASIL COLONIAL. SUA GENTE, AS CONSTRUÇÕES E O RITMO DE VIDA NOS LEVAM A UMA VIAGEM ATRAVÉS DO TEMPO. Essa descrição de Salvador nos leva as seguintes características da cidade:
	
	
	
	
	Montanhosa e tendo sido palco da libertação dos escravos
	
	
	Estar à beira do rio Capibaribe e ter feito parte do período descoberta do ouro.
	
	
	Interiorana e do período da Independência do Brasil
	
	
	Situada em um vale e ter sido planejada na década de 60
	
	
	Litorânea e da época do descobrimento do Brasil
	
	
		
	
		7.
		Leia parte da entrevista com Richard Panchyk sobre a iniciação, à interpretação e confecção de mapas: P: O que as crianças aprendem com os mapas? R: Eles podem aprender não só sobre a geografia física da Terra, mas eles podem aprender sobre política, eles podem aprender sobre a cultura, eles podem aprender sobre a população e as doenças e todos os tipos de coisas. Quase tudo pode ser expresso em um mapa, para que as crianças possam aprender muito, só de olhar, decifrar e ler a legenda e à procura de pistas. É isso que faz dos mapas serem assim divertidos. As possibilidades do que pode ser aprendido são infinitas. Em função da resposta do autor, podemos considerar o mapa como:
	
	
	
	
	Um instrumento tecnologicamente superado.
	
	
	Uma obra técnica de difícil acesso às crianças.
	
	
	Um recurso não recomendável para alunos do Ensino Fundamental
	
	
	Um recurso didático de uso idêntico em todos os anos escolares
	
	
	Um texto que deve ser lido e interpretado.
	
	
		
	
		8.
		Em uma Escola de Ensino Fundamental uma professora, de uma turma do terceiro ano, iniciará atividades para trabalhar o conceito de representação cartográfica. Considerando as situações que contribuem para a construção do conceito em foco, analise as atividades apresentadas a seguir: I - Os alunos devem trazer de casa uma foto em uma determinada idade. Então, deverão ordená-las por tamanhos, formas e posições, analisando as diferenças e semelhanças entre elas. II - A professora apresenta quatro fotos de uma casa em tamanhos diferentes e pede para que as reproduzam sob diferentes pontos de vista. III - Os alunos desenham uma paisagem a partir de elementos comuns que a professora indica. Ao final, criam uma simbologia única para cada elemento. IV - Os alunos elaboram conceitos sobre a paisagem e depois visitam o local para verificar a realidade, aproximando teoria e prática. As atividades que a professora deve trabalhar estão descritas APENAS nos itens:
	
	
	
	
	I, III e IV
	
	
	III e IV.
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e III

Continue navegando