Buscar

Prévia do material em texto

O Turnover protéico é o estado de equilíbrio entre tudo que foi degradado e a síntese proteica, ou seja o que foi degradado também foi restruturado. Com isso, sabemos que as proteínas possuem um tempo de meia vida, a hemoglobina é uma proteína de transporte, quando ela sofre catabolismo, os seus aminoácidos, não irão formar outra hemoglobina, e sim outra proteína como a fibrina que participa da coagulação, já outra proteína como a insulina sofrer dgradação, os seus aminoácidos poderam formar a hemoglobina que foi degradada. Ou seja, independente da função, todas as proteínas que forem degradas irão ser sintetizadas, mantendo assim o turnover proteico.
 	
Quando o quimo chega no estomago, a gastrina é estimulada a liberar acido clorídrico para diminuir o PH para formar um meio adequado para digestão proteica, a pepsinogênio em ph acido se transforma em pepsina, a qual ira realizar a digestão das proteínas. A CCK também ira controlar os movimentos peristálticos para o quimo que esta em meio acido não chegar em tanta quantidade e tão rápido no intestino. No intestino a Secretina ira estimular a formação de suco pancreático e de bicarbonato de sódio, a CCK por sua vez ira estimular a liberação desse suco contento enzimas,bicarbonato, etc na luz intestinal, o tripsionogênio é convertido em tripsina pela enteropeptidase e então a própria tripsina ira ativar as outras proteases, PRO elastase em elastase, PRO quimiotripsina em quimiotripsina..
A digestão dos polipeptideos irão ocorrer na luz intestinal com enzimas especificas dessa região, que são as carboxipoluptidades A e B, as quais irão agir hidrolisando o aminoácido com a carboxila terminal livre, a carboxipolipeptidade B irá agir em aa arginina e lisina com a carboxila terminal livre, e a carboxipolipeptidade A em leucina,alanina,valina e isoleucina, a tripsina, quimiotripsina, elastase também vão estar presente na lus intestinal, hidrolisando proteínas. 
A principo a transdesaminação ocorre para formar um novo aminoácido e um novo cetoaciado que serão utilizado para determinada situação junto com a liberação de amônia para ser excretada. Diante de uma proteólise muscular por conta de uma hipoglicemia por exemplo, no musculo o aminoácido (ex: glutamato) irá transaminar com o piruvado proveniente da via glicolítica e formar a alanina, a alanina então sai do musculo para ser desanaminada no fígado, a sua parte nitrogenada seguirá para o ciclo da ureia para ser excetada e a cadeia carbônica, que no caso da alanina é o piruvato, ira para via de formação da glicose e então corrigir a glicemia.
 Em condições excessivas nos temos a garantia a síntese proteica, porem o fígado absorve muito mais aminoaciados para excretar o composto nitrogenado e seu alfa cetoacido ir para outra via metabólica ( em uma dieta hipercalórica, os alfa cetoacidos entram no ciclo de formação de energia, mas principalmente entram no ciclo da liponeognese) . Ocorrendo assim uma serie de transdesaminação e formação de ureia.
 Em condição de uma hipoglicemia pos prandial, os aminoácidos irão transdesaminar no fígado, a parte nitrogenada sera excretada e a cadeia carbônica ira pra via de produção de glicose para corrigir a glicemia

Mais conteúdos dessa disciplina