Buscar

AD2 de Filosofia e Educação (Respostas) em 15 10 2014

Prévia do material em texto

Resposta questão 1
A atitude ética é includente, tolerante e solidária: não apenas aceita, mas também valoriza e reforça a pluralidade e a diversidade, porque plural e diversa é a condição humana. A falta de ética instaura um estado de guerra e de desagregação, pela exclusão. A falta de ética ameaça à humanidade. Dois exemplos de falta de ética e moral:
O professor orientador que empresta o trabalho de monografia sem a autorização do autor, para facilitar a vida dos seus orientandos. Acho mais justo que cada um construa o seu trabalho gradativamente já que todos somos capazes de aprender e desenvolver um bom trabalho. – Ação: Chamar a atenção do professor, se o fato repetir aplicação uma punição por escrito.
O aluno que cola, tira nota boa fica de vangloriando da nota mesmo sabendo que essa nota não é real foi fruto de cola. E que quando o trabalha é em grupo não participa fica envolvido em brincadeiras, outras atividades ou mesmo diz estar passando mal, porém recebe a mesma nota dos que fizeram o trabalho. Em alguns caso o trabalho em grupo de 5 ou 6 pessoas, chega a ser feito por um ou dois alunos e a distribuição da nota e a mesmo para todos do grupo. – Ação: aplicar nova prova para o aluno que colou para que ele tenha uma nota justa. E quando ao trabalho em grupo investigar a participação de cada membro e distribuição às notas de acordo com a contribuição que cada um dos alunos deu ao trabalho, isso fica mais fácil de observar se o trabalho acontecer em sala de aula.
Reposta questão 2
A ausência dos pais na vida da criança, em virtude da carga horária dedicada ao trabalho, deixando a convivência educacional aos cuidados da escola, desde os primeiros momentos, nas creches e nas instituições educacionais, do governo ou particulares. Esta necessidade familiar gerou um sentimento de culpa nos pais, que, para compensar tais circunstâncias, acabam sendo permissivos em demasia com os seus filhos, impedindo, por conseguinte, momentos de se educar e proporcionar os valores que devem ser seguidos; derivados dos próprios valores existentes nos pais e na constituição da personalidade da criança. Contudo, abre-se nova polêmica neste rastro de educação sem limites, muitos pais com filhos hoje adolescentes e outros adultos vem de uma geração na qual pregou por muitos anos a ideia de que a liberdade total era a melhor saída, contrapondo à ideia de repressão sócio histórico vivido por eles em sua juventude, o que acarretou em juízo de valores distorcido, vindo de um radicalismo social para outro. Não houve ponderação e consequentemente faltou um plano mediano que fosse sendo ajustado à medida que as demandas surgissem. Simplesmente foi-se estabelecendo este modelo de educação até o momento em que se evidenciaram os desastrosos resultados. Atualmente, a existência de projetos, de conscientização dos pais sobre a presença paterna e materna na vida dos filhos, sobre qualidade de tempo, estímulo à leitura etc. tem sido executados por escolas e associações de pais e responsáveis. Um número crescente e expressivo de terapeutas familiares tem tomado parte nesse trabalho. Muitos deles tem sido requisitados para palestrarem e também para acompanharem famílias em suas questões. O importante é que as necessidades estão sendo identificadas e trabalhadas, mas tal necessidade ainda é latente e precisa-se continuar o trabalho informativo e de conscientização. Cabe aos pais refletirem sobre como mudar suas posturas perante sua família. O diálogo é uma ferramenta muito importante nesse processo de mudança, nessa antiga forma de ver as relações e papéis que deve ser resgatada com urgência. Na verdade, todos precisam contribuir para melhorias nas relações pais e filhos, pais e escola, escola e alunos. Se tomarmos consciência de nosso papel nessa interação, com certeza veremos mudanças positivas. 
Resposta questão 3
A participação da família no ambiente escolar. A instituição familiar é assim considerada, formando da personalidade, transmitindo os valores essências da convivência civil, como a dignidade da pessoa humana, a confiança mútua, o bom uso da liberdade, o dialogo, a solidariedade, a obediência e o respeito as autoridades. Assim sendo, todas as escolhas que o individuo fizer no decorrer de sua vida, tanto no âmbito profissional quanto nos demais ramos de sua vida, estarão diretamente ligadas a formação que este recebeu em seu convívio familiar.
Todos os funcionários agirem com ética e profissionalismo no exercício da função para dar bons exemplos aos alunos e tratando com respeito e educação os alunos, professores e demais funcionários da escola. Os coordenadores devem orientar de forma positiva e eficiente os professores e alunos. Os diretores devem criar as condições físicas e pedagógicas para que o processo educacional ocorra da melhor forma possível. Os diretores e coordenadores não devem expor os erros ou deficiências de um professor na frente dos outros profissionais e sim conversar com o professor em particular.
A escola estabelecer regras claras e aplica-las sem distinção; Buscar a qualidade no processo educacional. Cumprir prazos na entrega de documentações, diários, avaliações, notas e etc. Seguir a proposta educacional da escola, assim como seus métodos de avaliação.
Sempre que surgir um problema novo, levar para ser discutido em reunião, pois uma equipe vai chegar a uma conclusão mais assertiva para soluciona-lo e também ouvir e respeitar as opiniões dos alunos;
Um lar saudável, uma criança amada sente-se mais segura e confiante o que proporciona uma facilidade de convívio e aprendizagem. As emoções e os sentimentos fazem parte da vida e interferem em todo o ser, até mesmo no conhecimento e na aprendizagem. A família tem a responsabilidade de levar a criança para a vida em comunidade, onde a cada momento e em toda a circunstância ela possa se recordar com carinho, do cheiro da infância, do cheiro do pai, do cheiro da mãe, do cheiro do afeto. A afetividade traz consigo a capacidade de ampliação da interação social, solidificando as relações de amizade, promovendo a qualidade dos relacionamentos, proporcionando uma educação com propósitos claros, que por sua vez confere aos objetos do conhecimento um sentido afetivo e significativo.
Resposta questão 4
O momento atual é de insegurança e falta de zelo pela coisa pública, os governantes devem gerir os recursos públicos sejam eles humanos ou financeiros de forma a proporcionar uma vida mais digna e melhor. Incentivar que as pessoas trabalhem e consiga o seu sustento através do seu próprio esforço. A falta de uma política pública na área social de controle de natalidade ao contrario do que vem acontecendo, incentivo para que as famílias menos favorecidas tenham mais e mais filhos em buscar de um pequeno benefício financeiro. Essas famílias sem estrutura acham que toda a responsabilidade em educar e torna-los bons cidadãos e da escola, porém as escolas não conseguem impor as regras, como eles não tem limites em casa como vão ter limites dentro da escola. Com a aprovação automática, nasce o analfabetismo funcional, o governo quer qualificar e profissionalizar alunos que em sua maioria são quase analfabetos. E o ciclo permanece a aluna engravida cedo tem vários filhos, o pai às vezes abandona escola para trabalhar e não consegue permanecer em uma jornada dupla de trabalho e estudo.

Continue navegando