Buscar

Atividade Pessoa Jurídica

Prévia do material em texto

Explique o conceito de pessoa jurídica:
	Denominam-se pessoas jurídicas os entes formados pela coletividade de bens ou de pessoas a quem a lei atribui personalidade jurídica, com o objetivo de que esteja sendo autorizada ou não proibida por lei.
Quais os tipos de pessoas jurídicas? Explique:
	Com base no parágrafo único do Artº 40 do CC as pessoas jurídicas podem ser de dois tipos, de direito público externo ou interno e de direito privado.
Quais os pressupostos existenciais da PJ?
	São pressupostos existenciais da pessoa Jurídica: a) A vontade humana criadora; b) A observância das condições legais para sua instituição; c) Licitude do seu objetivo.
A pessoa Jurídica exerce direitos da personalidade?
	A personalidade jurídica é o atributo reconhecido a toda pessoa (natural ou jurídica) para que possa atuar no plano jurídico (titularizando as mais diversas relações) e reclamar uma proteção jurídica, mínima, básica, reconhecida pelos direitos da personalidade. A pessoa jurídica, é, portanto, detentora de personalidade jurídica, por conseguinte, como corolário de sua personalidade, uma capacidade jurídica para relações patrimoniais, no entanto, não é titular de direitos da personalidade, o que não impede que seja alcançada por eles, naquilo que couber e que sua falta de estrutura bioppsicológica lhe permitir. Nesse sentido: Enunciado da súmula do STJ: 227: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. 
	Desta forma, em apertada síntese, concluímos que a pessoa jurídica não é titular de direitos da personalidade, não obstante, a teor do art. 52 do Código Civil, a proteção dos direitos da personalidade alcança as pessoas jurídicas naquilo que couber, ou seja, naquilo que for compatível com sua falta de estrutura biopsicológica e devido a um atributo de elasticidade dos direitos da personalidade.
Quando é o início da personalidade da PJ?
	É a partir da inscrição do ato constitutivo em registro competente, que a sociedade adquire personalidade jurídica. Podem ter tal personalidade, qualquer tipo societário previstos na legislação, exceto as sociedades comuns e as de conta participação.
Dê exemplos de pessoas jurídicas:
	Exs: associações, sociedades, fundações, partidos políticos e as organizações religiosas.
Explique o que é desconsideração da pessoa jurídica, quais seus efeitos?
	Desconsideração da personalidade jurídica é uma prática no direito civil e no direito do consumidor e no direito falimentar de que, em certos casos, desconsiderar a separação existente entre o patrimônio da Empresa e o patrimônio de seus sócios, para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma a evitar a utilização de forma indevida, ou quando este obstáculo for ao ressarcimento de dano causado a terceiros.
ATIVIDADE 02 GOOGLE SALA DE AULA
1 - QUAIS SÃO AS PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO?
		São pessoas jurídicas de direito público interno: I - a União, II - os Estados, o Distrito Federal e os Territórios; III - os Municípios; IV - as autarquias, inclusive as associações públicas; V - as demais entidades de caráter público criadas por lei. Existem ainda as pessoas jurídicas de direito público externo que são: os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
		Já no Direito Privado o Art.º 44 do CC prevê cinco tipos de pessoas jurídicas: são elas, associações, sociedades, fundações, partidos políticos e as organizações religiosas.
2 - QUAL O INÍCIO DA PERSONALIDADE DA PESSOA JURÍDICA PÚBLICA E A PRIVADA?
		Podemos afirmar que a partir da inscrição do ato constitutivo em registro competente, que a sociedade adquire personalidade jurídica. Podem ter tal personalidade, qualquer tipo societário previstos na legislação, exceto as sociedades comuns e as de conta participação.
3 - EXPLIQUE O QUE É A DESCONSIDERAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA E SEUS EFEITOS.
		Desconsideração da personalidade jurídica é uma prática no direito civil e no direito do consumidor e no direito falimentar de que, em certos casos, desconsiderar a separação existente entre o patrimônio da Empresa e o patrimônio de seus sócios, para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma a evitar a utilização de forma indevida, ou quando este obstáculo for ao ressarcimento de dano causado a terceiros.
4 - O QUE É A DESCONSIDERAÇÃO INVERSA DA PESSOA JURÍDICA?
		
	
		Podemos resumir como o afastamento do princípio da autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizar a sociedade por obrigação do sócio
		A desconsideração inversa da personalidade jurídica é o contrário da desconsideração da personalidade jurídica, ela se caracteriza pelo afastamento da autonomia patrimonial da sociedade, para contrariamente ao que ocorre na desconsideração da personalidade propriamente dita, atingir o ente coletivo e seu patrimônio social de modo a responsabilizar a pessoa jurídica por obrigações do sócio controlador.
		Com efeito é possível que o sócio use uma pessoa jurídica para esconder o seu patrimônio pessoal dos credores, transferindo-o por inteiro à pessoa jurídica e evitando com isso o acesso dos credores a seus bens
5 - A PESSOA JURÍDICA EXERCE DIREITOS DA PERSONALIDADE?
		A personalidade jurídica é o atributo reconhecido a toda pessoa (natural ou jurídica) para que possa atuar no plano jurídico (titularizando as mais diversas relações) e reclamar uma proteção jurídica, mínima, básica, reconhecida pelos direitos da personalidade. A pessoa jurídica, é, portanto, detentora de personalidade jurídica, por conseguinte, como corolário de sua personalidade, uma capacidade jurídica para relações patrimoniais, no entanto, não é titular de direitos da personalidade, o que não impede que seja alcançada por eles, naquilo que couber e que sua falta de estrutura biopsicológica lhe permitir. Nesse sentido: Enunciado da súmula do STJ: 227: A pessoa jurídica pode sofrer dano moral. 
		A partir disso, podemos chegar a conclusão em apertada síntese, que a pessoa jurídica é titular de direitos da personalidade, não obstante, fundamentado no teor do art. 52 do CC, a proteção dos direitos da personalidade alcança as pessoas jurídicas naquilo que couber, ou seja, naquilo que for compatível com sua falta de estrutura biopsicológica e devido a um atributo de elasticidade dos direitos da personalidade.
6- O código Civil, afasta o caráter individualista da lei primando pelo interesse público em detrimento do interesse individual. Qual o princípio? Dê um exemplo:
Principio da Sociabilidade, ex: construção de uma avenida em local que existem casas e moradores. 
7- Fábia tem 30 anos, está grávida de sua filha Maria, que veio a falecer dois dias após o seu nascimento. Daniel pai de Maria faleceu dois dias antes do seu nascimento. Os pais de Maria não se casaram. Com base nas regras de personalidade e capacidade responda:
8- A pessoa com síndrome de down é considerada em regra uma pessoa incapaz, devendo ser assistida por seus pais?
9- A pessoa com deficiência física é considera incapaz devendo exercer sozinha todos atos da vida civil.

Continue navegando