Buscar

EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO DA MATÉRIA(1)

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO DA MATÉRIA
2º BIMESTRE
Orientações: Responder de acordo com legislação trabalhista e constitucional, Súmulas TST, STF ou OJ do TST. O importante é a discussão das questões em grupo. Máximo 05.
ACADÊMICOS:_________________________________________________
O TST tem autorizado a formalização de acordo diretamente entre as partes interessadas — empregados e empresa — no caso de o sindicato representativo da categoria, instado a participar da negociação coletiva, não tomar nenhuma medida negocial. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Nos dissídios a respeito da estipulação de salários, são estabelecidas condições que, assegurando justos salários aos trabalhadores, permitem também justa retribuição às empresas interessadas. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
É juridicamente possível o dissídio coletivo de natureza econômica envolvendo ente da administração pública direta, inclusive para majoração salarial, desde que não abranja os servidores estatutários. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
A comissão de conciliação prévia é órgão extrajudicial cuja atribuição legal é conciliar os conflitos individuais de trabalho, não podendo ela exercer a função de órgão de assistência e homologação de rescisão de contrato de trabalho. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Os acordos realizados no âmbito da comissão de conciliação prévia terão eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
É vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros das comissões de conciliação prévia, titulares e suplentes, até um ano após o final do mandato, salvo se cometerem falta grave. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
As comissões de conciliação prévia apenas podem ser instituídas com a intervenção do sindicato da categoria profissional. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Em determinada convenção coletiva de trabalho, ajustaram as partes convenentes a criação de comissões de conciliação prévia, com composição paritária, responsáveis pela mediação dos conflitos individuais surgidos no âmbito das categorias envolvidas. Nessa situação, a convenção coletiva deve prever, necessariamente, a estabilidade no emprego dos representantes dos trabalhadores, integrantes das referidas comissões, durante o prazo em que estiverem investidos e ainda por dois anos após o término dos mandatos. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Para o TST, a greve realizada com motivação política explícita, ainda que seja de curta duração, é abusiva. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
A legitimidade para a instauração de greve pertence à organização sindical dos trabalhadores por ela representados, e não ao trabalhador. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Os empregados de determinada categoria funcional entraram em greve por melhores salários; contudo, uma decisão judicial determinou que trinta por cento dos empregados permanecessem em atividade para dar continuidade à produção da empresa, o que não foi cumprido pelos empregados grevistas. Nessa situação, não se aplica a estabilidade provisória aos grevistas. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
O empregador poderá adotar meios capazes de frustrar a divulgação do movimento grevista. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
O exercício do direito de greve em serviços essenciais exige da entidade sindical ou dos trabalhadores, conforme o caso, a prévia comunicação da paralisação dos trabalhos ao empregador e, ainda, aos usuários dos serviços, no prazo mínimo de setenta e duas horas, sob pena de o movimento grevista ser considerado abusivo. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Parte superior do formulário Tendo em vista a frustação da negociação entre a entidade sindical econômica e a profissional e a impossibilidade de utilização da via arbitral, os diretores do sindicato profissional devem, obrigatoriamente, definir as reivindicações da categoria e deliberar entre si sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
A greve de empregados de uma empresa responsável pelo tratamento e abastecimento de água deve ser precedida de comunicação, com antecedência mínima de vinte e quatro horas, à empresa e aos usuários sobre a decisão de paralisar suas atividades. Além disso, deve ser assegurado o atendimento básico das necessidades inadiáveis dos usuários do serviço.Parte superior do formulário Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Um empregado ajuizou uma reclamação trabalhista em que pedia horas extras e aviso prévio, mas, por não ter comparecido à audiência inaugural, a demanda foi arquivada. Proposta nova ação, dois meses depois do arquivamento, no mesmo juízo, o mesmo reclamante requereu apenas as horas extras.  Nessa hipótese, o TST entende que a prescrição deve ser interrompida, mas apenas em relação às horas extras. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Com base na orientação jurisprudencial formada no TST a respeito da prescrição e da decadência no direito do trabalho, julgue o próximo item. O prazo prescricional para um empregado ingressar com reclamação trabalhista é de dois anos, contados da data da sua dispensa. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Segundo decisão recente do STF, o prazo prescricional relativo aos valores não depositados no FGTS é quinquenal, haja vista esse fundo ser crédito de natureza trabalhista; entretanto, caso o prazo prescricional já esteja em curso, deverá ser aplicado o que ocorrer primeiro: trinta anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir do referido julgado. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
No que concerne às férias, a prescrição quinquenal, durante o vínculo empregatício, se inicia a partir do período aquisitivo. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
O direito de ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em cinco anos, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho, para todos os trabalhadores, à exceção dos rurais. Certo ou errado? Justifique sua resposta com fundamento legal.
Bom trabalho!!!
Parte superior do formulário

Continue navegando