Buscar

Aula 03 LIQUIDAÇÃO E CUMPRIMENTO PROVISÓRIO E DEFINITIVO DA SENTENÇA 2018 1

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 
Natália Rodrigues da Silva
FUNDAMENTO LEGAL: ARTIGOS 509 A 512 C.P. C
2- LIQUIDAÇÃO DOS TÍTULOS JUDICIAIS E CUMPRIMENTO PROVISÓRIO E DEFINITIVO DA SENTENÇA
2.1- Para que o Título Executivo seja válido e, portanto, executável, ele deve cumprir alguns requisitos: Artigo 523 C.P.C 
Certeza 
Liquidez 
Exigibilidade
forma escrita. 
 OBS: extrajudicial deve nascer com todos esses, judicial não precisa nascer liquido
 
2.2- Ausência de Liquidez dos títulos executivos Judiciais 
Entretanto, no que tange aos títulos executivos judiciais ( Artigo 515 C.P.C), estes podem “nascer” ilíquidos, mas jamais poderão ser executados pela modalidade competente enquanto permanecerem nesta condição. 
 
2.3- Liquidação: 
Por isto que surge a necessidade de fazer a liquidação dos títulos Judiciais para completá-lo e, assim, permitir a execução pela modalidade específica para este caso. 
2.3.1- Cabimento: 
Na ausência de liquidez dos títulos executivos judiciais. Os demais requisitos do título executivo e os títulos executivos extrajudiciais devem “nascer prontos”, sob pena de nulidade. 
Assim, os títulos executivos judicias devem ter certeza, exigibilidade e forma escrita, mas não precisa, inicialmente, ter a liquidez. Esta poderá ser adquirida posteriormente, pelo procedimento da liquidação. Já os títulos extrajudiciais precisa já nascer com todos os requisitos inclusive a liquidez. 
Cabível em título executivo provisório e definitivo
A iliquidez pode ser total ou parcial . 
Por iniciativa do vencedor ou do vencido
A liquidação NÃO é cabível no Juizado Especial Civil, artigo 38 da lei 9.099/1995. 
2.3.2- Conceito de Liquidação e Iliquidez: 
“Ilíquida é a sentença que não fixa o valor da condenação ou não lhe individua o objeto.”
(THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil- volume I . 58º dição. Forense. Rio de Janeiro. 2017, pág. 1174). 
“Liquidação é o incidente processual intermediário entre a fase de conhecimento e a fase de cumprimento de sentença para apuração de valores monetários específicos e ou individualização da coisa, objeto da prestação jurisdicional”. 
“Iliquidez pode dizer respeito à quantidade, à coisa ou ao fato devido” 
(THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil- volume I . 58º dição. Forense. Rio de Janeiro. 2017, pág. 1175). 
2.3.3- Liquidação e cálculos aritméticos
Artigo 786, P.U e 509 §2º CPC/2015
Calculo não é liquidação
2.3.4- O processamento da liquidação: 
 quando a ação transitou em julgados, se dá nos próprios autos da ação condenatória. 
Quando a execução é provisória liquida-se à sentença em autos apartados formados com cópias das peças processuais pertinentes. 
§
Quando a sentença tem parte líquida e parte ilíquida, o procedimento da liquidação também deve ser em autos apartados. (Artigo 509 § 1º C.P.C) 
§
§
2.3.5- Formas de liquidação: 
LIQUIDAÇÃO POR ARBITRAMENTO: Artigo 509, I e 510 CPC/2015. 
O novo Código simplificou e facilitou o procedimento da liquidação por arbitramento, na medida em que conferiu ao Juiz o poder de intimar as partes para apresentarem pareceres ou documentos elucidativos no prazo que fixar. (Artigo 510 C.P.C)
Somente na hipótese de não serem suficientes os documentos apresentados pelas partes é que o Juiz nomeará perito e o arbitramento se processará com observância das normas gerais da prova pericial. 
§
§
LIQUIDAÇÃO PELO PROCEDIMENTO COMUM: Artigo 509, II e 511 C.P.C/2015 
Apresentado o requerimento do credor será realizada a intimação do vencido, na pessoa de seu advogado ou da sociedade de advogados a que tiver vinculado. 
A intimação será para acompanhar a liquidação, apresentando contestação, no prazo de 15 dias (artigo 511 C.PC). Na sequência será observado, o disposto no Livro I da Parte Especial, ou seja, o procedimento comum especialmente os dispositivos que cuidam da fase postulatória, da audiência de conciliação, do saneamento e da instrução probatória. 
§
§
2.3.6- Natureza da decisão que julga a liquidação:
Muito embora a liquidação, na espécie, observe o procedimento contencioso completo das ações de conhecimento, o seu encerramento não se dá por meio de sentença, mas, de decisão interlocutória, desafiadora de agravo de instrumento, já que se forma e se resolve incidentalmente dentro do processo de cognição. 
(THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil- volume I . 58º dição. Forense. Rio de Janeiro. 2017, pág. 1174). 
2.4-CUMPRIMENTO PROVISÓRIO E DEFINITIVO DA SENTENÇA
2.4.1- Cumprimento provisório: Conceito 
Será provisório o cumprimento quando a sentença for impugnada por recurso desprovido de efeito suspensivo, ou seja, recebido recurso somente no efeito devolutivo. 
2.4.2) Hipóteses: Artigos 520 e 1.012 § 2º C.P.C
2.4.3) Regra geral: necessidade de caução:
 Artigo 520, IV C.P.C/2015
2.4.4) Exceção: Dispensa de caução: 
Artigo 521 C.P.C/2015
2.4.5) Cumprimento definitivo da Sentença: 
 
 
Considerações finais... 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
•CÂMARA, Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.
•MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz 
•MITIDIERO, Daniel . Novo código de processo civil comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
•MEDINA, José Miguel Garcia. Novo Código de Processo Civil Comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.
•WAMBIER, T.A.A; WAMBIER, L.R. Novo Código de Processo Civil Comparado. São Paulo. Revista dos Tribunais, 2016.
•THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil- Execução forçada, Processo nos Tribunais, Recursos e Direito Intertemporal- vol. III, 49ª ed. Rev. Atual e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

Continue navegando