Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 2018 Sendo assim, a produção acadêmica exposta neste desafio é a Elaboração de uma situação de aprendizagem interdisciplinar, indicada para uma turma de terceiro ano do Ensino Fu

Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: PEDAGOGIA SÉRIE: 5ª
SANTO ANDRÉ
2018
DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: PEDAGOGIA SÉRIE: 5ª
Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Didática da História e Geografia; Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Avaliação e Currículo; Educação aplicada aos Cuidados da criança; Expressões Artísticas na Educação Infantil.
SANTO ANDRÉ
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este desafio demonstra a situação-problema onde a professora Antônia está desenvolvendo seu planejamento. Ela pretende desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Arte, História e Geografia. Sua prática deve atender aos conteúdos e a faixa etária de crianças que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, articulando o eixo temático: história local e do cotidiano área de História, com estudos relacionados à paisagem local – área de Geografia e utilizando as representações da Arte.
A professora realizou uma revisão dos conteúdos que havia trabalhado anteriormente com sua turma para dar continuidade. Ela havia realizado uma investigação com a turma para verificar quantos deles moravam no mesmo bairro em que a escola estava localizada. Constatou-se que apenas três crianças moravam em bairros diferentes. Então enviou duas perguntas para serem respondidas pelos pais de seus alunos como tarefa: Há quanto tempo moravam no bairro? Por que escolheram esse bairro para morar?
No dia seguinte as respostas foram trazidas e entregues à professora, que organizou os dados dividindo-os em categorias: um grupo morava no bairro desde que nasceram, enquanto o outro morava no bairro há menos de cinco anos. Agiu do mesmo modo em relação à segunda questão: um grupo respondeu morar no bairro porque ali nasceram e decidiram permanecer e outro grupo respondeu ter escolhido esse bairro por ser tranquilo e próximo a escolas, mercados e hospitais. As respostas foram apresentadas e discutidas com a turma. Os alunos que não moram no bairro também trouxeram suas respostas, baseados no bairro onde moram, e também tiveram suas respostas comentadas pela professora. Durante a conversa, a professora apresentou a relação entre o bairro onde moram e a construção da história pessoal de cada um deles.
O intuito principal deste desafio de aprendizagem é refletir sobre as possibilidades do desenvolvimento de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
	Sendo assim, a produção acadêmica exposta neste desafio é a Elaboração de uma situação de aprendizagem interdisciplinar, indicada para uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, contemplando conteúdos das áreas de História, Geografia e Arte.
DESENVOLVIMENTO
A fragmentação do saber nas situações de ensino no Ensino Fundamental dificulta a obtenção de uma visão mais global da realidade já que nessa fase escolar o conhecimento é apresentado para os alunos de forma desintegrada pelas disciplinas que compõem a grade curricular.
Nesse sentido a interdisciplinaridade pode facilitar a formulação de projetos educacionais que ajudem a minorar esse fracionamento do saber, pois possibilitam o envolvimento dos educadores com várias outras formações profissionais.
Além disso, o trabalho com a interdisciplinaridade reúne os temas com facilidade, abre o diálogo entre eles, une os docentes e sua atuação conjunta não apenas como educadores, mas também, em vista a contribuição da comunidade. Por exemplo, um assunto pertinente à geografia exige a construção de uma visão globalizada por parte dos alunos. Portanto, é necessário que cada profissional do ensino mesmo que seja especialista em determinada área se posicione em comum aos agentes da interdisciplinaridade na abordagem que tal tema exige.
Uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos do meio ambiente, por exemplo, pode ser adotada de modo que impregne toda a prática educativa considerando não apenas os aspectos biológicos, mas também geográficos e histórico-sociais, assim como as articulações entre o local e a paisagem.
Trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar exige a explicitação de valores e inclusão de procedimentos sempre vinculados a realidade do aluno para que ele se posicione como protagonista nesse processo.
É importante também que o educando perceba o ambiente como parte do contexto geral das relações entre seres humanos e a natureza em todas as áreas do ensino.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR
	SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: O BAIRRO, SUA HISTORICIDADE E PAISAGEM NATURAL
Turma: 3º ANO- CICLO 1- ENSINO FUNDAMENTAL
	Objetivos
	Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
Organizar alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar acontecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para algumas questões do presente e do passado;
Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
Relacionar-se com as interferências da sociedade – questões culturais, econômicas e políticas – no meio em que ele encontra-se.
Compreender através da arquitetura, da distribuição da população, dos hábitos alimentares, da divisão e constituição do trabalho, das formas de lazer e inclusive através de suas próprias características biofísicas a presença da natureza e sua relação com a vida dos homens em sociedade.
Reconhecer a importância das artes visuais na sociedade e na vida dos indivíduos.
Identificação de produtores em artes visuais como agentes sociais de diferentes épocas e culturas: aspectos das vidas e alguns produtos artísticos.
	
Conteúdos
	
História (História do bairro), Geografia (estudo da Paisagem e ações humanas que modificaram o bairro) e Arte ( Artes visuais/ desenhos e maquetes)
	Procedimentos
metodológicos
	
Etapa 1- Duração- 2 aulas
- Leitura do Livro “O bairro de Marcelo” de Ruth Rocha.
- Roda de conversa sobre o livro.
- Dividir a sala em 2 grupos (Grupo A e Grupo B) onde um grupo desenhará o bairro de Marcelo e o outro desenhará o bairro em que mora.
- Comparar os desenhos ao final da atividade.
Etapa 2- Duração- ( 2 aulas)
- Discussão com uso do livro didático com foco no eixo temático: “A História e a Geografia do seu bairro”. Neste momento os alunos realizarão leituras e posteriormente, em duplas, responderão questões de ordem objetivas e dissertativas sobre os textos informativos que leram.
Etapa 3- Duração- ( 2 aulas)
Aula de Geografia: Modificando a paisagem natural de seu bairro. (vídeo educativo sobre o assunto), confecção de cartazes sobre o vídeo.
Etapa 4- Duração- ( 2 aulas)
 Confecção de maquetes sobre o bairro com auxílio do professor de Arte que norteará os trabalhos a serem confeccionados.
 
Etapa 4- Duração- ( 2 aulas)
Produto final- Exposição aberta à comunidade escolar com apresentação em data show de rodas as etapas do projeto e apreciação das maquetes e cartazes onde as crianças estarão explicando o que realizaram e como realizaram.
	Avaliação
	Os procedimentos avaliativos serão: Usar as falas colhidas nas experiências e os desenhos para analisar o que as crianças aprenderam verificando especialmente se compreenderam que as mudanças da paisagem ocorreram devido as ações humanas e ao progresso.
	Recursos
	Papel sulfite, lápis, lápis de cor, tintas, palitos, caneta, DVD, vídeos, cartazes, revistas, câmeras, gravador de áudio, placas de isopor, objetos diversos, entre outros.
CONCLUSÃO
Este desafio possibilitou abordar que situações de aprendizagem interdisciplinares são enriquecedoras e permitem um ensino mais interativo e significativo, onde um assunto torna-se mais amplo e abrangente, abrindoum leque maior de oportunidades para o educando aprender. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Arte, Geografia E Ciências. Vídeos Educativos. TV Escola. Salto para o Futuro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5c4VLef3maM. Acesso em: 31 ago. 2017. 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acesso em: 25 ago. 2017. 
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf. Acesso em: 25 ago. 2017.
 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 25 ago. 2017. 
CASTANHEIRA, Maria Lúcia, MACIEL, Francisca Izabel Pereira e MARTINS. Alfabetização e Letramento na sala de aula. Ceale, São Paulo, 2009.
Como trabalhar história e geografia nos anos iniciais. Nova Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RwcxoMEb8TE. Acesso em: 31 ago. 2017. Interdisciplinaridade e Transversalidade. Univesp. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cNpTwye78Vk. Acesso em: 31 ago. 2017. 
Pensar e fazer arte: o que é interdisciplinaridade. TV PUC Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ByJpgesPzEQ. Acesso em: 31 ago. 2017. 10 
PROSCENCIO, Patrícia A. Desafio Profissional de Pedagogia – Licenciatura. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2018, p. 9. Disponível em: www.anhanguera.edu.br/cead. Acesso em: 3 set. 2017.

Continue navegando