Buscar

REDAÇÃO INSTRUMENTAL

Prévia do material em texto

REDAÇÃO INSTRUMENTAL
	Avaliando Aprend.: CCJ0267_SM_201704011698 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201704011698
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	09/05/2018 17:36:35 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201706561066)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Othon Garcia (2012) define narrativa como o relato de um episódio real ou fictício que implica a interferência de elementos como: fato, personagens, o modo como o fato é desenvolvido, o momento e o lugar do ocorrido. Sobre a narrativa jurídica, é falso afirmar:
		
	 
	Deve-se evitar o pretérito perfeito
	
	Emprego do tempo cronológico
	
	Emprego da 3ª pessoa
	
	Prioriza-se sempre a sequência lógica
	
	Tem estrutura que oscila entre a narração e a descrição
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706561182)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	I) Marcelo e Camila são casados há 10 anos. Em 01 de novembro de 2015, quando Camila digitava um trabalho da faculdade no computador utilizado pelo casal, encontrou uma série de e-mails comprometedores armazenados pelo marido, na máquina da família. II) Todos conversavam animadamente; o jantar foi agradável e havia muita amizade e alegria. Mas nada de anormal ou grave aconteceu e, por volta das 11h da noite, todos já estavam recolhidos. III) De outra banda, encontram-se contradições nos depoimentos dos agentes de polícia responsável pela prisão do acusado, no que diz respeito ao fato de o réu ter mostrado ou não a eles o local onde foi escondida a arma de fogo apreendida e supostamente utilizada na perpetração do crime: embora tendo participado da diligência juntos, um afirmou que o próprio réu lhe entregara a arma utilizada no crime, enquanto o outro nada sabia a esse respeito. Quanto ao tipo de texto, pode(m) ser classificado(s) como predominantemente dissertativo(s) o(s) fragmento(s):
		
	
	b) apenas o fragmento II
	 
	e)os fragmentos II e III.
	
	d)os fragmentos I e II
	
	a) apenas o fragmento I
	 
	c) somente o fragmento III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706833205)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	observe o fragmento que se segue: O Zé Pereira chegou de caravela/ E perguntou pro guarani da mata virgem/- Sois cristão?/- Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte. Com base no fragmento que se segue. Assinale qual recurso abaixo origina o processo de polifonia
		
	
	A ausência de operadores argumentativos
	
	O emprego de vírgulas seguido
	
	Emprego de interrogações
	
	A presença de verbo transitivo como perguntar por ex.
	 
	Emprego do diálogo direto
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706561545)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O que não se deve fazer na narrativa jurídica?
		
	
	Extrair um pedido a partir de fatos
	
	Analisar e selecionar os fatos sob o foco jurídico
	 
	Defender uma tese
	
	Contar os fatos em ordem cronológica e linear
	
	Selecionar os fatos que justificarão o pedido
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706560890)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise a narrativa abaixo e identifique a opção errada: O caso ocorreu em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, no ano de 2005. Uma mulher de 36 anos, desempregada, estava casada com um mecânico, também desempregado. Os dois moravam em um barraco de 10 metros quadrados, junto com seus três filhos. O mais velho tinha seis anos de idade; o filho do meio, quatro; o caçula, um ano e meio. É importante mencionar que essa mulher, Marcela, estava gestando o quarto filho. No mês de fevereiro daquele ano, em decorrência das fortes chuvas, um deslizamento de terra arrastou, ladeira abaixo, o lar em que vivia essa família. A mãe conseguiu salvar os dois filhos mais velhos, entretanto o caçula, ainda aprendendo a andar, não conseguiu sair a tempo. Morreu soterrado. Por tudo o que aconteceu, Marcela entrou em trabalho de parto. Chegou ao hospital público mais próximo e foi submetida a uma cesariana. Assim que ouviu o choro do bebê, prematuro, pediu para segurá-lo um pouco no colo. A enfermeira o permitiu. Marcela beijou a criança e jogou-a para trás. O menino caiu no chão, sofreu traumatismo craniano e morreu.
		
	
	O texto trata de uma narrativa valorada.
	
	A narrativa se apresenta em ordem alinear.
	
	A sequência cronológica dos fatos não é observada.
	 
	Trata-se de uma narrativa simples.
	
	O texto apresenta uma argumentação em defesa dos direitos de Marcela.

Continue navegando