Buscar

A cidade de Deus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caro(a) discente, 
Com base no material estudado, focando no pensamento de Santo Agostinho, em sua obra “A cidade de Deus”, elabore um texto analítico-dissertativo, destacando as concepções do autor sobre Política e Estado. 
Agostinho de Hipona foi um bispo cristão, teólogo e filósofo. Era filho de um pagão com uma cristã, de quem recebeu a primeira influencia cristã e onde seu amor por Deus e sua devoção à bíblia. Agostinho, como defensor da bíblia, sempre se utilizou de escrituras bíblicas em seus escritos.
Publicou vários escritos, mas, sem dúvida alguma, o mais famoso foi “A cidade de Deus”, fala sobre as das cidades, a de Deus e a dos homens. As duas se referem, respectivamente, ao bem e ao mal. A primeira se refere ao reino celeste, fundada pelo amor por Deus das pessoas e levando ao desprezo de si próprio. E a segunda se refere ao reino daqui da terra vindo do amor próprio e levando ao desprezo de Deus.
Para se chegar a ideia de Política e Estado na obra A cidade de Deus é necessário entender que Agostinho vivia em uma sociedade muito diferente da sociedade de hoje. Entretanto, existem alguns fatores semelhantes que devem ser levados em considerações. Agostinho viveu em uma época que Roma estava em ruínas, em plena destruição, o império tinha muita de corrupção, e esse mesmo império agora recém convertido ao catolicismo, que defendem seus próprios interesses em nome da religião.
Ele afirma que o Estado deveria incentivar a fé do seu povo e não reprimi-la, o Estado que reprimisse era um Estado dominador, pois acreditava que este não permitia um encontro com a verdade. Um Estado sem virtudes, para Agostinho, é um Estado sem justiça, pois, na verdade, a virtude é a prática da justiça. Logo, um Estado sem justiça é um Estado desordenado.
Deus é o criador de todas as coisas. No pensamento de Santo Agostinho, o Estado tende a desaparecer sem Ele (ausência do bem). O Estado deveria servir para o geral e não somente para as massas com acesso a uma boa condição financeira.
A separação das cidades acontece no juízo final. Aqueles que seguiram o caminho do bem, seguindo a palavra de Deus, irão para a cidade de Deus. Aquele que colocou o amor próprio em primeiro lugar e deixou a palavra divina de lado, será destinado à cidade dos homens.

Outros materiais