Buscar

AV AGOSTO 2014 EDUCAÇAO ESPECIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201304089657 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: - RAFAELA LIMA
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 900.
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/08/2014 11:02:46 
	
	 1a Questão (Ref.: 201304160715)
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países em ocasião de uma reunião na Espanha que se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência como cidadão. 
Qual foi a principal premissa a ser defendida por essa declaração em relação ao sistema de ensino? 
	
		
	
	
Resposta: A principal premissa a ser defendida por esse declaração foi que toda e qualquer pessoa com qualquer tipo de deficiencia motora e/ou intelectual pode ter acesso a qualquer escola regular , que toda escola deve matricular alunos com deficiencias , fazer parte de turmas regulares conviver com alunos sem deficiencia e no turno inverso ter um atendimento especializado voltado para ajudar aquele aluno com deficiencia, com recursos e profissionais adequados para o melhor desenvolvimento do aluno.
	
	
Gabarito: 
RESPOSTA
A educação deve se organizar de forma a atender a todos os alunos na rede regular. 
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.: 201304160712)
	9a sem.: ALTAS HABILIDADES
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Qual o papel do educador , quando necessário, no processo de construção de uma proposta de educação inclusiva para o aluno com deficiência física?
		
	
Resposta: O educador ao construir uma proposta de educação inclusiva , deve primeiramente conhecer os tipos de deficiencias intelectuais e motoras , assim podendo desenvolver um melhor planejamento voltado para aquele aluno, a escola precisa está adaptada as necessidades desse aluno com deficiencia na sua estrutura e mobiliario , a escola também deve oferecer recursos e profissionais qualificados para o melhor aprendizado e desenvolvimento desse aluno. E sem esqueçer que o educador deve tabalhar com as diferenças com os outros alunos , para uma melhor recepção desse aluno e a socialização do mesmo com a turma e vice-versa.
	
Gabarito: 
Resposta Oferecer recursos de tecnologia assistiva para o educando e criar adaptações no currículo e de acesso ao currículo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304330994)
	1a sem.: Educação Especial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304331030)
	2a sem.: Educação Especial
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos,  realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um  atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para  o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo  educacional ?
		
	
	Paradigma regular.
	
	Paradigma de suportes.
	
	Paradigma médico-assistencialista.
	
	Paradigma de serviços.
	
	Paradigma integrador.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304139948)
	3a sem.: Legislação da Educação Especial
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Várias leis foram criadas com o objetivo de incluir as pessoas com necessidades especiais nos sistemas de ensino brasileiro. Dentre essas leis, temos a LDB 9.394/96 que preconiza:
		
	
	Passe livre para pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte interestadual.
	
	Um crime punível com reclusão de 1(um) a 4(quatro) anos, e multa: recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de alunos em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta.
	
	Matrícula gratuita em escolas religiosas particulares.
	
	Educação Especial como uma modalidade de educação escolar, integrante do sistema educacional brasileiro.
	
	O encaminhamento dos alunos com deficiências para as classes/escolas especiais particulares financiadas pelo Estado. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304272819)
	4a sem.: Tecnologia Assistiva.
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência. O item que melhor define Tecnologia Assistiva é :
		
	
	Equipamentos motores para facilitar a locomoção de deficientes visuais.
	
	Vários equipamentos, serviços, estratégias e práticas elaboradas e aplicadas para minimizar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.
	
	Adaptações estruturais em escolas, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.
	
	Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc, para auxiliar cegos ou pessoas com visão subnormal.
	
	Aparelhos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304140490)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em relação ao processo de aprendizagem dos alunos cegos e com baixa visão, muitas fantasias e conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas. 
( ) Os alunos com baixa visão ou cegos têm as mesmas potencialidades que os demais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, pois essa deficiência não afeta a cognição. 
( ) A deficiência visual limita a capacidade de aprender do aluno cego, pois ele perde um importante sentido de orientação que é a visão. Sem ela, se torna efetivamente difícil se orientar no espaço e isso dificulta o raciocínio. 
( ) Geralmente, os alunos cegos e com baixa visão têm necessidade de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização. 
A ordem correta é: 
		
	
	V V V 
	
	V F F 
	
	F F F 
	
	V F V 
	
	F F V 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304139990)
	6a sem.: Deficiência auditiva
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Maria possui um filho surdo e está em dúvida quanto à escolha da escola para ele. Atualmente, segundo a resolução nº 4 da Câmara de Educação Básica de novembro de 2009, a melhor orientação é:
		
	
	Frequentar somente a escola regular com as adaptações curriculares necessárias. 
	
	Frequentar somente as sala de recursos multifuncionais de uma escola pública.
	
	A inclusão de seu filho em turma de uma escola regular com o acompanhamento peloprofessor especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, no turno inverso.
	
	Matrícula em escolas católicas voltadas para a campanha da fraternidade.
	
	Matrícula na Escola Especial para surdos, com garantia de transporte para seu filho. 
	
	
		Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado. Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem: 
		
	
	e o desenvolvimento do processo de condicionamento em uma única linguagem artística, valorizando a reprodução de modelos.
	
	O desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, favorecendo momentos de reflexão individual para aprendizagem.
	
	o exercício de adestramento motor, a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal, sem lugar para a livre expressão e o desenvolvimento do processo de criação nas diferentes linguagens artísticas. 
	
	a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
	
	a inclusão em espaço educacional que favorece o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e do condicionamento do aluno aos valores culturais necessários para vida em sociedade.
	
 9a Questão (Ref.: 201304139966)
	7a sem.: Deficiência Intelectual / Mental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Para identificarmos que uma criança é portadora de deficiência mental é necessário levar em consideração 3 aspectos. Quais são eles? 
		
	
	Aumento de peso na primeira semana e insônia.
	
	Funcionamento intelectual, baixo peso e aparência física disforme.
	
	Funcionamento intelectual, comportamento adaptativo e idade do aparecimento do déficit cognitivo.
	
	Baixo peso ao nascer, hipotonia e atraso no desenvolvimento psicomotor.
	
	Aparência física disforme, síndrome de Down e baixo peso ao nascer.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304339552)
	10a sem.: Educação Especial
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	
	Período de não visualização da prova: desde 19/08/2014 até 04/09/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais