Buscar

Prova II de Antropologia-Autores Americanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova II de Antropologia
Geertz defende uma análise etnográfica que trata a cultura como uma teia de significados que o próprio homem teceu e as quais eles está amarrado, ele assume, portanto, a cultura como sendo o conjunto dessas teias e a sua análise. O autor admite a cultura como sendo pública. A etnografia deve ser densa, com uma grande gama de informações pequenas que se entrelaçam. Compreender a cultura do povo, sem retirar as suas particularidades .
A crítica pós-moderna sobre o texto etnográfico trata-se de um conjunto de críticas relacionadas principalmente, ao modo de construção textual e o tipo de interlocução cultural estabelecidos pelas etnografias clássicas e contemporâneas. O que quer dizer, que os críticos pós-modernos fazem uma avaliação sobre o modo como os textos etnográficos são costumeiramente escritos, na forma discursiva, entre outros exemplos, com o pressuposto da autoridade do etnógrafo. Essa forma de escrita tende a privilegiar a voz do antropólogo, e anular as outras vozes que a compõem e que vez ou outra aparecem.
 Resposta D. A mediação via negociação de realidades, pois é preciso buscar um ponto de vista em relação aos significados do “outro” nos seus próprios termos; Em um mundo de colagens, onde as maneiras distintas de se viver se misturam, precisamos situar os elementos diversos, o que demanda um exercício discriminatório constante.
Resposta D. Pela minha compreensão do texto creio que, a presunção da cultura seria esta idéia de evidenciar a totalidade da sociedade a partir do contraponto entre os conceitos nativos e os antropológicos. Isto por que Wagner discorre que a cultura ficou conhecida como um modo de falar do homem ou de certos grupos, sob certa perspectiva, “de modo geral, porém, o conceito de cultura veio a ser tão completamente associado ao pensamento antropológico que, ...”. Assim, podemos compreender que está seria a presunção da cultura, embora seu significado seja muito mais amplo e diverso, incluindo o estudo das singularidades dos homens e o estudo das relativizações das sociedades.

Continue navegando