Buscar

Puro sangue ingles

Prévia do material em texto

Introdução
Origem
A raça Puro sangue inglês (P.S.I.) também e conhecida como Puro Sangue de Carreira, Inglês de Corrida e Thoroughred, teve sua origem na Inglaterra como seu próprio nome diz, com o objetivo carregar um soldado armado e ao mesmo tempo realizar trabalhos pesados. Em 1791, essa raça teve o seu primeiro registro genealógico no General Stud Book, declarado pela família Weatherby. Registros antigos mostra essa raça vem sendo aperfeiçoada desde o século XVI, mas o batismo do nome ocorreu apenas no século XIX. (MARQUES, 2010)
No século XVII, identificaram três reprodutores de origem árabe na procura de um perfil físico e aptidão com um objetivo, como vencer corridas. Esses reprodutores são os fundadores, que pelo o segmento paterno, estabeleceu as estripes que hoje originou a raça, sendo realizado o cruzamento com matrizes nativas da Inglaterra, que eram conhecidas como Royal Mares. Byerley Turk (1689), Darley Ara Bian (1700) e Godolphin Arabian/ Barb (1724) foram os fundadores, outros reprodutores, vindos do Eastern Blood (sague do leste), participaram dessa genética, porem apenas esses três foram utilizados ao longo de tempo e até hoje. (LIMA, 2009) 
A raça no Brasil
Na América do sul, o Brasil ocupa o segundo lugar em criação de cavalo da raça Puro sangue inglês, perdendo apenas para a Argentina. Devido a qualidade do animais brasileiros, a cada ano aumenta o número de exportação dessa raça, sendo os principais países que importam são o Mercosul, os Estados Unidos, a África do Sul e os Emirados Árabes. (CARNEIRO, 2015)
	 Em 1950 apenas, que houve uma preocupação com o melhoramento genético da raça no pais, pois nos anos anteriores o mesmo cavalos que corriam no turfe eram utilizados para reprodução. O primeiro Jockey Club do Brasil se chamava Fluminense, residido no Rio de Janeiro, onde, em 1871 iniciou a criação da raça com a égua “Primavera”. (CARNEIRO, 2015)
Especificações
	Local
	Especificações
	Peso
	400 a 500 kg
	Estatura
	155 a 173m, com média de 1,60
	
Pelagem
	Castanho queimado, alazão, castanho simples, tordilho e o negro, na ordem decrescente. Com pele é fina e sensível, deixando ver o sistema vascular subcutâneo. Os pelos são ralos, sedosos e finos, e as crinas, também finas, escassas e brilhantes.
	
Cabeça
	Pequena, larga, seca, expressiva, de perfil direito, levemente ondulado, levemente convexo nos garanhões e côncavo nas éguas. A fronte é plana e larga e a face estreita. As orelhas são médias, delgadas, afiladas, móveis e implantadas baixo. Os olhos são grandes, vivos e proeminentes. As narinas são largas, finas, dilatadas, rosadas e úmidas internamente. Os maxilares afastados, musculosos, revelando energia e a garganta é leve e limpa.
	Pescoço
	Comprido, direito, piramidal e bem ligado ao tronco.
	
Corpo
	Corpo é longo. A cernelha é alta, seca e longa. O dorso é comprido, largo, direito e musculosos. A garupa é comprida, poderosa, não muito larga, horizontal, porém há bons corredores de garupa inclinada. As ancas são bem musculosas. A cauda é fina, alta, acompanhando a linha da garupa e balança-se durante a marcha. O peito é um pouco estreito, ainda que musculoso. O tórax é alto e profundo, com as costelas um pouco arcadas, às vezes estreitas, dando costado plano. Flanco curto, e ventre cilíndrico, pouco desenvolvido, ou esgalgado no cavalo em exercício.
	
Membro
	Alongados e finos, revelando adaptação à velocidade. Os quartos traseiros são compridos. As espáduas são longas, bem oblíquas e secas. O braço é musculoso, relativamente curto e o antebraço muito longo. O joelho é forte e largo na frente. O fêmur é longo e direito. As coxas e as patas são compridas. Os jarretes são altos e direitos. Os tendões são muito fortes e assinalados, e as articulações largas e incisivas. As quartelas são longas e medianamente inclinadas e os cascos médios e duros.
	Andadura
	Trote
	Temperamento
	Corajoso, altivo e valente
Fonte: BECALLE, 2014; JOCKEY CLUB, 2011 
Aptidão
Devido a ser uma raça veloz e com capacidade atlética, é utilizado para corridas, já que e um esporte popular na Inglaterra. As principais habilidades se relacionam às corridas planas ou com obstáculos de média distância, salto, adestramento e curso completo de equitação. (DIAS, 2010)
Curiosidades
É considerado um dos cavalos mais valorizados e veloz, que chega a atingir 80 quilômetros por hora. (FLORIOS, 2017)
Considerações finais
Referências bibliográficas
BECALLE, A. S. O Puro Sangue Inglês. Guia de raças. 2014. Acesso em: 18/05/2018
CARNEIRO, N. O. Manejo de criação de potros de soberano (1-2 anos) da raca Puro sangue inglês. Curitiba, 2015. Acesso em: 18/05/2018
DIAS, G. Puro sangue inglês. Revista bichos do Brasil. 2010. Acesso em: 18/05/2018
FLORIOS, D. Tudo sobre cavalos – curiosidades, racas e muito mais. Vedovati. 2017. Acesso em: 18/05/2018
JOCKEY CLUB. O cavalo PSI e algumas de suas características. Rio Grande do Sul, 2011. Acesso em: 18/05/2018
LIMA, O. O puro sangue inglês (PSI) – Parte 1. 2009. Acesso em: 18/05/2018
MARQUES, G. Raças de cavalos – Puro Sangue Inglês (PSI), 2010. Acesso em: 18/05/2018

Continue navegando