Buscar

Relatório IES

Prévia do material em texto

6 RELATÓRIO IES
	A Uninorte Laureate Universities, vem proporcionando aos seus alunos nos semestres finais para a conclusão do curso (no que compete ao curso de Licenciatura Plena em Língua Inglesa), a oportunidade de ampliar seus horizontes e aplicar na prática, toda a teoria que nos foi ensinada. À vista disso, sermos bem orientados nesta fase final do estágio supervisionado – Regência, se torna de suma importância para nós, discentes finalistas que pretendem seguir a profissão. Durante todo o semestre, eu fui acompanhada e orientada pelo prof. Me. Adelson Florêncio de Barros, um excelente professor que tem se empenhado em nos guiar na reta final, rumo a conclusão desta graduação, que há três anos tem sido a priori em minha vida.
22/02 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Fomos apresentados ao professor-orientador Adelson Florêncio de Barros que nos apresentou uma síntese do seu vasto currículo acadêmico, expondo para nós, seus atributos enquanto Prof. Me. não somente da instituição, todavia de outros estabelecimentos de ensino, mostrando ter uma gama de conhecimento, adquiridos ao longo de sua docência. Professor Adelson nos expressou um excelente resumo de todas as disciplinas importantes ao longo do curso, criando um debate interativo na classe. A seguir, ele discorreu sobre as possibilidades acadêmicas a partir da conclusão do curso, explicando a diferença entre a pós-graduação Lato e Estricto Sensu, incentivando-nos a busca pelo conhecimento para além da graduação. Por fim, o professor Adelson dispôs a documentação e as fichas para darmos entrada ao processo de estágio na escola escolhida, fazendo a entrega individualmente para que dessa forma, ao pegarmos os documentos, assinássemos a folha de recebimento dos documentos, bem como a lista de frequência. Logo após todos termos recebido a documentação parcial, fomos liberados.
01/03 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, o professor-orientador explicou passo a passo acerca das documentações necessárias para composição do relatório de campo, inclusive sobre a documentação que ainda não recebemos por causa das alterações necessárias. Em relação a um dos documentos ainda a ser entregue, o termo de compromisso, o professor explicou que este ainda não estaria disponível para nós, porque o referido documento sofreu algumas alterações que necessitam de uma elaboração mais detalhada e depende de aprovação da coordenação do curso. Dando continuidade a orientação, o professor-orientador, através de recursos midiáticos, nos apresentou alguns exemplos de artigo, trabalhando o visual para uma melhor compreensão, detalhando as etapas para elaboração de um artigo. Uma vez que o professor Adelson não foi o nosso orientador de estágio durante a elaboração do projeto de pesquisa, foi-nos solicitado que entregássemos uma cópia do projeto, para que ele pudesse nos orientar de forma mais precisa. Ao fim da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
15/03 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Em anuência ao que foi-nos solicitado na orientação da semana anterior, a maioria dos alunos entregou a cópia do projeto de pesquisa para o professor-orientador, salvo aqueles que porventura não puderam comparecer. Em continuidade a orientação, o professor Adelson, nos apresentou mais vários modelos de artigos, alguns inclusive, enviados pelo sicanet, para uma maior assimilação da estrutura do artigo. O orientador, procurou detalhar da forma mais direta possível, cada etapa necessária para construção do artigo, apontando que, caso queiramos publica-lo, devemos nos ater as normas da instituição, onde pretende-se publicar, evitando assim, que o nosso artigo seja desclassificado. Este dia foi voltado principalmente, para tirarmos dúvidas sobre a organização do artigo, mas também para questionarmos em relação as horas do estágio de campo, uma vez que a maioria dos estudantes faz estágio em estabelecimento público e os professores da rede estadual de ensino, decretaram greve. O professor Adelson orientou-nos a esperar um pouco, para termos uma noção de como essa greve poderá nos afetar a longo prazo. Ao fim da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
22/03 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, o professor Adelson prosseguiu com as orientações pertinentes acerca das etapas necessárias para a construção de um bom artigo, citando a importância das normas ABNT e dando dicas sobre o formato do artigo pronto, pontuando os diversos aspectos necessários para a criação do mesmo, tais como: análise dos argumentos apresentados, checagem do valor científico atribuído ao texto em questão, verificação da possibilidade de se tornar público (estar disponível a outras pessoas), confirmação da possibilidade de abertura a possíveis reavaliações em função de novas descobertas e, consequentemente, apresentação de melhores resultados. Ao final da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
19/04 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Este dia, foi dedicado a orientação sobre a elaboração do plano de aula, em consonância com a regência que devemos apresentar durante o período de estágio supervisionado. Por ser um item obrigatório, o professor-orientador, optou que apresentássemos uma das aulas de regência na instituição também e para uma melhor avaliação de desempenho, designou que os alunos formassem trios, determinando o assunto para cada grupo e estipulando a ordem e a data de apresentação de cada um, a começar no próximo dia reservado a orientação do estágio supervisionado. Em contrapartida, nós questionamos sobre o termo de compromisso, documento este, ainda pendente, já que a coordenação da instituição ainda não o liberou. O professor Adelson ficou de nos dar um parecer. Ao final da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
26/04 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, começaram as apresentações referentes as aulas de regência obrigatórias. Todos os assuntos abordaram temáticas vistas em algum momento da graduação e cada equipe teve um tempo médio para apresentação de sua regência. O professor-orientador estava atento a todos os detalhes e avaliando o desempenho de cada equipe, a partir de uma série de pré-requisitos. Ao todo, neste dia foram 08 apresentações, onde cada equipe procurou transmitir da melhor forma o que foi proposto em seu plano de aula. Ao final das apresentações, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
10/05 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, continuamos com a ordem de apresentação e finalmente chegou a minha vez de apresentar o plano de aula e a regência. O tema designado, foi o Ensino da Língua Inglesa através da Música. Relativamente era um tema fácil, com diversas abordagens e possibilidades proveitosas. Eu a minha equipe, montamos nossa estratégia e a partir do plano de aula, determinamos nosso público-alvo e sua faixa etária, bem como a situação socioeconômica. Delimitamos a infraestrutura escolar, escolhemos o assunto a ser exposto e montamos o plano de aula com base nessas informações. Começamos a apresentação simulando uma sala de aula desde a entrada em classe. Distribuímos flashcards com um resumo dos pronomes-sujeito e pronomes-objeto e fizemos revisão dos “Personal Pronouns” na lousa para auxiliar na compreensão. Com auxílio dos recursos midiáticos, nós fizemos a apresentação áudio-visual para a turma. Ao final de todas as apresentações, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
17/05 – Quinta-feira – 
18:00 às 22:10h – Neste dia, o professor-orientador apresentou alguns exemplos de estruturação do artigo, frisando o que não deveríamos fazer ao elabora-lo. Aproveitou também para reforçar a importância do carimbo em todos os documentos referentes a escola onde estamos realizando o estágio, bem como as assinaturas. O professor Adelson orientou-nostambém sobre a ordem de importância das pessoas que poderiam se responsabilizar quanto a assinatura dos documentos da escola, frisando durante toda a orientação, que evitássemos ao máximo rasuras nos documentos. Após essa abordagem, o professor no deu um feedback das regências, apresentando de modo geral, os erros mais comuns até os mais graves, cometidos durante as apresentações. Por fim, o professor-orientador fez diversas críticas construtivas, para que melhorássemos o nosso desempenho, oferecendo diversas dicas para que não perpetrássemos a mesma falha. 
24/05 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, o professor-orientador, dispôs esse dia, para atendimento aos estudantes, revendo toda a documentação que temos em mãos antes da entrega oficial. Atendendo aos alunos um por um, o professor Adelson devolveu-nos o plano de aula usado durante as apresentações, apontando as falhas contida nele e sugerindo as devidas correções, inclusive estendendo tais sugestões para o plano de aula de campo. Ele deliberou individualmente com cada um, acerca das dúvidas em relação a elaboração do artigo, bem como a documentação referente aos itens que compõem o estágio supervisionado III e que precisam ser entregues, principalmente em relação aos que necessitam de carimbo da escola onde realizamos o estágio. Após verificar superficialmente o relatório e o artigo, o professor-orientador sugeriu algumas mudanças para uma melhor apresentação. O professor Adelson solicitou também o desenvolvimento do relatório da IES, explicando sobre a sua composição e sugerindo formas para incorpora-lo ao relatório de campo. A princípio, ficamos surpreendidos com esta informação, porque tal documento não havia sido disposto na relação proposta no início do semestre, mas por ser um dos itens obrigatórios não poderíamos deixar de elabora-lo. Também questionamos o professor em relação ao termo de compromisso, que em vias de entrega de toda a documentação, tal documento não nos foi entregue. Fomos informados pelo o professor-orientador que não nos preocupássemos porque o documento é de responsabilidade da instituição. Ademais, ao final da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
07/06 – Quinta-feira
18:00 às 22:10h – Neste dia, o professor Adelson, informou as últimas tratativas em relação a documentação do estágio supervisionado III, definindo a data de entrega dos mesmos. Por sermos uma turma composta por mais de cinquenta alunos, o professor dividiu-nos em dois grandes grupos para que possa atender a todos individualmente e voltou a frisar a importância da documentação sem rasura e com os devidos carimbos. Alguns alunos questionaram o professor sobre o Termo de compromisso, que até o presente momento, não nos foi entregue, argumentando que a escola onde realizam o estágio, estão solicitando tal documento. O professor Adelson, continuou com a mesma tratativa de que devemos aguardar o posicionamento da instituição, visto que é um assunto de alçada institucional e que não compete a ele (ou a nós) o atraso na entrega. Ao final da orientação, o professor pediu que assinássemos a lista de frequência antes de liberar-nos.
	E assim, encerramos também o estágio supervisionado III no que compete a Regência, onde fomos apresentados a diversos modelos de artigos e orientados tanto em relação as documentações que precisam ser entregues, quanto ao que concerne a melhoria da performance na sala de aula. O professor-orientador foi muito perceptivo e de grande valia durante as orientações, buscando nos orientar de maneira concisa. No mais, a única falha a ser considerada, foi o termo de compromisso, que ressalto, ainda não foi entregue.
	
	BIBLIOGRAFIA BÁSICA
	BRENNER, Eliana de Moraes. Manual de planejamento e apresentação de trabalhos acadêmicos: projetos de pesquisa, monografia e artigo.
MORAIS, Maria do Perpétuo Socorro. Estágio supervisionado: diferentes olhares do context pedagógica emergente.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. São Paulo. 
		BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
	FREITAS, Alice Cunha de; CASTRO, Maria de Fátima F. Guilherme de. (orgs.). Língua e Literatura: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto.
MASCARENHAS, Josiene de Lima. Josiene de Lima. Estágio e Pesquisa: construindo saberes e (re) significando.
MORAIS, Maria do Perpetuo Socorro. Estágio Supervisionado: diferentes olhares do contexto emergente. 
NEVES, Maria Helena de Moura. Ensino de Língua e vivência de linguagem: temas em confronto. São Paulo: Contexto.
OLIVEIRA, Jorge Leite de.Texto acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica conforme normas atuais da ABNT. São Paulo: .

Continue navegando