Buscar

Aula de psicologia gestão e responsabilidade social em.docx completo .docx pronto

Prévia do material em texto

Aula de psicologia gestão e responsabilidade social em -28/03/2018
Tema: O que é processo de liderança. Estilos de liderança e as principais teorias de liderança .
O conceito de liderança vem por varias transformações ao longo do tempo, para Jacobs e Jaques, segundo Yukl, 1998:2-3. “Liderança é o processo de dar propósito (direção significativa) ao esforço coletivo e provocar o desejo de despender este esforço para se atingir o objetivo”. O líder tem um papel de : 
-influenciar; -comandar; -direcionar; -Motivar; -Estimular; -Oportunizar;
Em geral a construção da liderança é um processo ignorado pela maioria das organizações. Ninguém nasce líder , nem todos os lideres levam a resultados e nem todos os que chegam ao topo são lideres.
A liderança passa por varias transformações e quando falamos de liderança citamos as primeiras definições que nos leva a teoria dos traços que se define de como primeira abordagem vê a liderança como resultado de uma combinação de traços, enfatizando especialmente as qualidades pessoais do líder, aonde para essa teoria os lideres deveria possuir certas características de personalidades especiais que seriam facilitadores no desempenho da liderança, nessa teoria são enfatizados qualidades intrínsecas da pessoa, e ainda conclui que os lideres já nascem como tal, não havendo probabilidade de fazê-los posteriormente por meio do uso de técnicas de desenvolvimento pessoal.
Passamos agora para a teoria comportamental, que vem com a pergunta : qual afinal o comportamento dos lideres?, como se comporta os lideres? 
Após muitos estudos realizados, acerca dos traços e suas comparações, onde não ficou comprovado que os lideres eficazes não apresentavam nenhuma relação entre traços ou características que o fizessem desta forma, os pesquisadores procuram enfatizar os comportamentos que diferenciavam os lideres eficazes, em outras palavras em vez de tentar descobrir o que os lideres eficazes eram, os pesquisadores procuraram determinar o que eles faziam. Essa teoria diferentes dos traços, defende que os comportamentos podem ser aprendidos e portanto as pessoas treinadas nos comportamentos de liderança apropriados, poderiam liderar eficazmente.
Podemos ainda destacar os estudos de Michigan e Ohio. Veremos abaixo algumas características dos dois estudos :
Estudos de Michigan​
Lideranças centradas no FUNCIONÁRIO dão grande importância ao bem-estar dos seus subordinados​
Lideranças centradas na PRODUÇÃO tendem a colocar uma ênfase maior na conclusão do trabalho.​
Em geral revelou-se que os grupos centrados no FUNCIONÁRIO são mais produtivos...​
Estudos de Ohio​
Um líder que tem CONSIDERAÇÃO é sensível aos sentimentos das pessoas.​
Líder que tem alto nível de ESTRUTURA DE INICIAÇÃO está mais interessado em definir os requisitos da tarefa e em esclarecer os outros aspectos da agenda do trabalho. 
Destacamos tambem sobre algumas teorias abaixo : 
Teoria de Contingência da Liderança de Fiedler​
Teoria que afirma que a eficácia do grupo depende de uma combinação adequada entre o estilo do líder e as exigências da situação.​
Teoria da Liderança de Caminho-Meta de House​
Ênfase ao modo pelo qual o líder influencia as percepções dos subordinados, tanto nas metas de trabalho quanto nas metas pessoais.​
Teoria de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard​
Focaliza em especial a Contingência Situacional da Maturidade ou “Prontidão” dos liderados​
= Capacidade ou disposição de realizar uma tarefa.​
Não há uma única forma melhor de Liderar:​
Requer que o líder ajuste sua ênfase sobre os comportamentos da tarefa e sobre os comportamentos do relacionamento, de acordo com a maturidade dos liderados em desempenhar suas tarefas.​
 Não podemos ainda esquecer os três estilos. São eles: autocrática, democrática e liberal !
Conquistar um cargo de liderança é fácil. Manter-se integro sob pressão depende de um processo longo e doloroso de construção da liderança baseada em princípios e valores sólidos que transcendem a figura do próprio líder.( administradores.com).

Continue navegando