Buscar

IMPACTOS DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPACTOS DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS
Acadêmicos
Catiane Fernandes
Daiane Macedo
Márcia Vieira
Professor (a) externo (a) MS Marcia Rosane Juppen Fogaça
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI- UNIASSELVE
Curso GFI0066- Seminário interdisciplinar III
Resumo
Os preços de venda de produtos de uma empresa podem ser fixados com base nos custos, no mercado ou em uma combinação de ambos. Neste trabalho tem-se por objetivo geral, identificar as diferenças entre os preços baseados na estrutura de custos das empresas e as vantagens de se comprar uma motocicleta. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em um comércio de motocicletas que trabalha com compra e venda de motos. À empresa atua no ramo há três anos na cidade de Guaíba-RS.
PALAVRA CHAVE: Gestão de custos, Preço de venda, comércio de motos, vantagens de adquirir uma moto.
1 INTRODUÇAO
 	O presente trabalho tem por objetivo falar sobre custos, preço de venda, as diferenças entre os valores baseados na estrutura de custos da empresa e a vantagem de se adquirir uma moto, e uma pesquisa realizada em uma empresa que atua no ramo de compra e venda de motos em Guaíba nos mostra seus custos e suas despesas e como funciona seu processo na área de vendas. 
2 DESENVOLVIMENTO
 	Com o trânsito cada dia mais caótico, comprar uma moto tem sido a decisão de muitos consumidores ao escolher o seu meio de transporte pessoal, com base nisso pesquisamos uma empresa que trabalha neste ramo. 
 	Dez motivos para ir trabalhar de moto: 
1- Deixando o carro em casa, você estará poluindo menos e contribuirá para um ar mais puro.
2- Trocando o carro pela moto haveria menos automóveis, menos trânsito e, consequentemente, o nível de estresse de todo mundo seria bem menor
3- Se você for trabalhar de moto chegará antes…ou à mesma hora, se você aproveitar alguns minutos a mais na cama ou fazendo qualquer outra coisa.
4- É possível que seja fácil estacionar no teu trabalho, mas você sabe que, invariavelmente, encontrar uma vaga nos grandes centros é um martírio; ou custa uma fortuna por mês. Você não terá esse problema com uma moto.
5- O gasto com combustível de uma moto é irrisório perto do de um carro, e, se ainda por cima você optar por uma pequena urbana 125/150 ou Scooter, é melhor nem falar.
6- Também é infinitamente menor o gasto com manutenção. Na média, as revisões são mais baratas e realizadas mais rapidamente.
7- Se para você o dinheiro não faz diferença, com certeza, o tempo e a pontualidade você preza. De moto, você chega pontualmente a qualquer compromisso do outro lado da cidade e nunca mais dirá “fiquei preso no trânsito”. Isso não tem preço.
8- Quanto mais motos nas ruas, tudo o que esta a elas relacionado (seguro, peças e serviços) tende a ficar mais barato. Teoricamente, também deveriam surgir mais políticas a favor das motocicletas, no entanto, no Brasil, esse raciocínio é inverso. Não é Jooji Hato?
9- Quase ninguém dá carona quando vai trabalhar. Em São Paulo, por exemplo, a taxa média de ocupação é de 1,7 pessoa por carro. De moto dá para manter essa média.
10- Apesar de todas as razões acima, você deve deixar o carro e ir trabalhar de moto porque, acima de tudo, é muito mais divertido. Com a quantidade de equipamentos, baús e bagageiros que há hoje, nem a chuva e nem a necessidade de carregar algum material são empecilhos.
Pode-se afirmar que, a fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independentemente de seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Esta dificuldade de formar preço de venda pode atingir toda uma cadeia produtiva, desde o fornecedor da matéria-prima, passando pelo fabricante, distribuidores, varejistas até o consumidor final. (SANTOS, 1995)
A empresa pesquisada localiza-se em Guaíba, trabalha no ramo de compra e venda de motocicletas, sua metodologia de venda é baseada no preço FIPE (fundação instituto de pesquisas econômicas), precisam ser cautelosos na compra de motocicleta para revender, para terem sua margem de lucro
As motocicletas têm despesas com documentação, transporte, impostos. 
A empresa trabalha pedindo 40% de entrada e parcela o restante em até doze vezes na promissória, facilitando à entrada ainda no cartão de crédito, sendo que nas parcelas contém juros de 4,5% ao mês sobre o valor parcelado, totalizando 54% ao ano. 
É feito um contrato de compra e venda com cláusula de Reserva de Domínio — regulada pelo Código Civil brasileiro em seus artigos 521 a 528 — é uma operação efetuada diretamente entre o comprador e o vendedor. A reserva se faz por meio de um contrato escrito, em que ambas as partes acertam o valor total da venda, da entrada, a quantidade de parcelas e as datas de vencimento.
Contratos de Reserva de Domínio são realizados a prazo — valor acordado, dividido em prestações. Isso proporciona segurança ao vendedor, uma vez que tem o poder de retomar a posse do objeto caso haja inadimplência por parte do comprador.
A compra e venda é aplicada somente a coisas móveis, como carros e motos, não podendo serem utilizadas nas vendas imobiliárias, já que são bens imóveis. Uma vez com a posse do bem, a lei brasileira determina que o comprador passa a ser responsável pelo mesmo. Segue abaixo:
Art. 524. A transferência de propriedade ao comprador dá-se no momento em que o preço esteja integralmente pago. Todavia, pelos riscos do bem responde o comprador, a partir de quando lhe foi entregue.
Os direitos do comprador e do vendedor
O comprador possui o direito de uso do objeto, tendo como obrigação o pagamento do valor acordado em prestações. Caso o comprador não pague a prestação pontualmente, as parcelas que irão vencer são consideradas vencidas.
A partir desse momento, o vendedor tem o direito de exigir judicialmente o pagamento das prestações, vencidas e a vencer, ou a restituição do bem vendido, por meio de apreensão e de depósito judicial. Além disso, na venda com Reserva de Domínio, o vendedor pode penhorar o bem vendido, já que o comprador é apenas o usuário do bem.
Conforme artigo 521 do Código Civil brasileiro, a propriedade passa a ser do comprador apenas após o pagamento da última prestação. A transferência é feira automaticamente.
Lere (1979, p. 58 apud SANTOS 1995, p.191) sugere um conjunto de regras necessárias para o estabelecimento de preço com base nos custos, e diz que quem fixa os preços deve:
 1. Determinar o custo do produto;
 2. Determinar o percentual de margem a ser usado;
 3. Multiplicar o percentual de margem pelo custo do produto para obter a margem em unidade monetária; e
 4. Somar a margem monetária ao custo do produto para determinar o preço.
 	Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas evoluíram significativamente quanto à gestão econômico-financeiro nas últimas décadas. No entanto, uma das áreas de extrema importância e que estão em permanente desafio é a formação de preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.
 	Entre outros aspectos que devem ser considerados, para definir o preço de venda é imprescindível observar o valor do custo dos produtos/ mercadorias/ serviços adquiridos e /ou colocados à disposição dos clientes.
 	É fundamental que a empresa tenha o conhecimento desses valores já que interferem diretamente no resultado da empresa, pois o valor de venda deve ser superior ao custo adquirido para evitar um resultado negativo em suas atividades.
Na formação de compra de venda as empresas necessitam considerar diversos aspectos importantes para defini-las de acordo com o mercado em que se inserem. Além do custo de aquisição existem diversos fatores que influenciam na determinação dos preços de venda. Segundo Bruni e Fama (2012) a noção ampliada de produtos e valores em marketing, microeconomia, preços e custos, associações entre receitas, custos e lucros; desenvolvimento e criação de valor, ou seja, não é considerado apenas o custo doproduto para definir seu preço, mas deve-se analisar as condições apresentadas pelo mercado em que a empresa atua. Um bom planejamento é imprescindível para que o preço que o produto vendido pela empresa resulte em lucros. Para isso a contabilidade de custos é a responsável pelo repasse de informações muito precisas para que o gestor possa tomar decisões importante para o futuro de sua empresa. Contudo é necessário que ela atenda a três razoes primarias, conforme Bruni e Famá (a determinação do lucro; o controle; a tomada de decisões. Por conseguinte, para calcular o preço de venda é indispensável conhecer o custo do produto, porem não é o único fator de influencia. “Além do custo é preciso saber o grau de elasticidade da demanda, os preços do produto do concorrente...” (Martins, 2010, p218) 
3 CONSIDERAÇOES FINAIS
 	Conforme estudo apresentado acima, o custo beneficio de se obter uma moto é muito boa, com o aumento da gasolina, o congestionamento da cidade, associado a correria do dia a dia, tem aumentado a procura de motos. Muitas são as pessoas que se cultuam as suas motocicletas, dedicando tempo em sua manutenção e embelezamento. O constante crescimento do mercado de motocicletas no Brasil conforme FENABRAVE (Federação Nacional da distribuição de veículos) informa que as vendas têm um crescimento constante, ocasionado pela capacidade de o brasileiro comprar. Com a facilidade ao acesso de credito como a ampliação dos prazos de pagamento e que agrega um número cada vez maior de consumidores nesta linha de produtos.

Continue navegando