Buscar

COMUNIC. E EXP. DESAFIO COLABORATIVO

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO 
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
“No fundo, o preconceito linguístico é um preconceito social. É uma discriminação sem fundamento que atinge falantes inferiorizados por alguma razão e por algum fato histórico. Nós o compreendemos melhor se nos déssemos conta de que ‘falar bem’ é uma regra da mesma natureza de etiqueta, das regras de comportamento social. Os que dizemos que falam errado são apenas cidadãos que seguem outras regras e que não têm poder para ditar quais são as elegantes.” (POSSENTI, 2011).
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfruoAI/resumo-preconceito-linguistico
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200017
http://periodicos.uesb.br/index.php/cmp/article/viewFile/6965/pdf_657
 A língua portuguesa brasileira possui uma diversidade incrível de regras e conceitos, tornando a sua perfeita utilização um tanto quanto difícil para maioria de nós, até aquelas pessoas que poderiam ser modelos, na questão da linguagem verbal, não possuem domínio suficiente para tal. Conseguimos identificar erros graves de português quando assistimos a programas de entretenimento, apresentados por pessoas graduadas em sua área de atuação, e até mesmo nos telejornais de grande renome e alcance nacional.
 Um fato importante é referente a vasta extensão geográfica do Brasil, isto acaba trazendo alterações na linguagem, falada e até mesmo a escrita, conforme a região analisada. também temos a influência da formação escolar-acadêmica, idade, sexo, situação socioeconômica, miscigenação, colonização, imigração e tantos outros fatores que ocasionam as variações linguísticas, tão presentes em nosso país.
 Para muitas pessoas dominar a norma culta é uma questão de ascensão social e assim nasce uma questão de preconceito linguístico, impondo uma regra errônea de que: quem fala errado é inferior. O caso não se trata de falar certo ou errado, a análise deve partir de que a língua de um povo é sujeita a variações ocasionadas pela própria sociedade e pelos indivíduos que a utilizam, essa ideia preconceituosa e lamentável, precisa ser combatida, Leite (2012): ”preconceito é a ideia, a opinião ou sentimento que pode conduzir o indivíduo à intolerância.”
 Assim verificamos que classificar alguém pelo uso, correto ou incorreto, da língua é inadequado, precisamos garantir ao povo sua identidade através das variações linguísticas presentes em nosso dia a dia, é uma questão que ainda tem muito a ser discutida, e o fim dos preconceitos, sejam eles quais forem, ainda está a ser conquistado. Para isto contamos com as mudanças das atitudes de uma sociedade e de seus estudiosos, que ainda se encontram presos a conceitos antigos, que apesar de válidos, precisam ser reavaliados e traduzidos para uma nova realidade.
Fonte consultada:
RESUMO–PRECONCEITO LINGUÍSTICO, Preconceito linguístico o que é, como se faz. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfruoAI/resumo-preconceito-linguistico> Acesso em: 10 de março de 2018.

Continue navegando