Buscar

AV de didática 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0304_AV_201401374051 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401374051 - ADRIANA DIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9013/AB
	Nota da Prova: 6,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 11/11/2014 18:16:21
	
	 1a Questão (Ref.: 201401584427)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando o currículo não é visto como algo a ser questionado, analisado, negociado e articulado ao significado humano é porque a ênfase se dá:
		
	 
	no currículo oculto
	
	no currículo real
	
	na pluralidade cultural
	 
	na disciplinarização do conhecimento
	
	no multiculturalismo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401501295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Refletindo sobre as funções de um bom Planejamento de Ensino, marque as afirmativas verdadeiras:
I - prever os procedimentos do professor e organizar as atividades para a construção de conhecimentos.
II - refletir sobre os recursos necessários e a forma de consegui-los se não forem disponíveis naquele espaço escolar, considerando que os recursos são insubstituíveis.
III - definir os objetivos educacionais considerados mais adequados de acordo com as características e necessidades dos alunos
		
	
	Apenas a afirmativa II não é falsa
	
	A afirmativa III não é verdadeira pois objetivos não são significativos para os procedimentos.
	 
	As afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas II e III são as verdadeira , e a afirmativa I é falsa.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401675733)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Nesse sentido, responder sobre o conceito de educação não é tarefa fácil, pois:
		
	
	será determinado exclusivamente pelo saber da prática docente;
	 
	vai depender da concepção de sociedade, de mundo, de educação que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória acadêmica e profissional;
	
	há apenas um conceito único que deverá ser aprendido pelos professores;
	
	é determinado pelas instâncias superiores, tais como no Ministério da Educação;
	
	envolve apenas o processo de aprendizagem que ocorre na sala de aula;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401442294)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Planejamento, fundamentado na perspectiva progressista da educação, envolve:
		
	
	transmissão linear do ensino.
	
	padronização das ações.
	 
	indissociabilidade teoria e prática.
	
	uma educação antidialógica.
	
	apriorismo e determinismo técnico.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401480161)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir de uma concepção crítica acerca dos processos educacionais, mais que uma visão universalizante sobre os processos ensino-aprendizagem, é preciso considerar os contextos onde eles se dão, as cotidianidades e sentidos que eles constroem. Assim, a Didática passa a ser vista como "Uma reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica" (CANDAU, 2004). Nesse sentido, está em destaque:
		
	
	o conhecimento técnico
	
	o resultado
	 
	a informação
	
	a reprodução
	 
	a formação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401584412)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. É um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica . Diz respeito a processos individuais de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Logo, quando a concepção de educação por parte do professor é exclusivamente pautada na ideia de que o conhecimento científico não deve ser questionado e, portanto, repassado como verdade absoluta, estamos tratando de um modelo didático:
		
	
	Libertador
	
	Dialógico
	
	Problematizador
	 
	Conservador
	
	Transformador
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401441892)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A seguir, são apresentadas quatro grandes tendências pedagógicas. Dentre elas, assinale aquela que NÃO está apresentada corretamente:
		
	
	A Pedagogia Renovada inclui várias correntes que, de alguma forma, estão ligadas ao movimento da Escola Nova, que tem por princípio norteador a valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.
	
	A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos compreende que o conteúdo escolar não pode se restringir a questões sociais atuais, ou seja, questões do senso comum. Defende que o aluno precisa do domínio de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa interpretar as experiências de sua vida e defender seus interesses de classe.
	 
	A Pedagogia Tradicional é uma proposta de educação centrada no aluno. Cabe ao aluno apresentar seus interesses e dúvidas para que o professor possa planejar a partir desta demanda.
	
	A Pedagogia Libertadora tem em sua proposta a atividade escolar pautada em discussões de temas sociais e políticos e em ações sobre a realidade social imediata na busca de uma atuação para que se possa transformar a realidade social e política.
	
	A Pedagogia Tecnicista tem como finalidade preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, valorizando resultado, sendo fundamentada na psicologia behaviorista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401451125)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Numa prática educativo-crítico, a relação professor-aluno deve firmar-se:
I- No respeito mútuo
II- Na autoridade
III- Na licenciosidade
IV- No autoritarismo
Estão CORRETAS, apenas, os itens
		
	 
	I e II
	
	II e IV
	
	I e IV
	
	II e III
	 
	I e III
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401459222)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem-feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação dos alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: 'só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque, se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas", explica a professora. A partir do exposto, mencione qual a corrente pedagógica que respalda a ação docente e justifique:
		
	
Resposta: Corrente pedagógica liberal tradicional. Mediante ao exposto no enunciado, podemos perceber que os alunos são avaliados por questões quantitativas( maiores notas) e não qualitativas, a exposição dos móveis em fileira não promove a interação do grupo no geral, o professor ao se manter no tablado nos demonstra a ostentação de que ele é o soberano em sala de aula, ou seja, o único detentor do saber e ao exibir vídeos que reforçam somente o que a professora ensinou não estímula a curiosidade dos alunos. Resumindo, esta professora tem os costumes de quem trabalha com uma educação "bancária", onde o professor trabalha massificando seus alunos com conteúdos.
	
Gabarito: A professora respalda sua ação na pedagogia tradicional, uma vez que o espaço físico é organizadohierarquicamente, os alunos sentados isoladamente, não sendo incentivada a interação, tendo em vista a distribuição das carteiras; a valorização predominantemente dos conteúdos escolares previamente determinados, além da professora estimular a competição entre os alunos, classificando-os e enfatizando o desempenho nas prova, o resultado em detrimento do processo.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401659483)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A situação relatada a seguir responda: Fala de uma professora em reunião da equipe: "Tive muita dificuldade em lidar com essa turma porque eram frequentes piadinhas racistas e preconceituosas sofridas pelos alunos negros. Percebi que eu não poderia fechar os olhos para aquela situação e aproveitei para incluir no programa da disciplina, conversas e atividades que visassem à valorização da cultura negra em nosso cotidiano. Falamos sobre a capoeira, sobre o samba, sobre a presença negra na literatura, na ciência brasileira. Acho que dessa forma, consegui modificar o olhar dos alunos sobre as questões raciais". Nesse sentido, podemos dizer que a professora respaldou a sua prática na pedagogia liberal tradicional ou pedagogia progressista? Justifique:
		
	
Resposta: A professora respaldou sua prática na pedagogia progressista, pois a mesma abriu uma discussão sobre a realidade retratada de seus alunos propondo que os mesmos conhecessem , pesquisassem sobre a cultura negra, o planejamento desta professora foi flexível ou seja ela não ficou "presa" no que foi planejado para a turma no decorrer do ano. Na pedagogia liberal tradicional o professor fica somente na dissertação de conteúdos que são massantes e cansativos.
	
Gabarito: Progressista na medida em que assumiu seu papel de mediadora, administrando os conflitos e não negando-os, desvelando fatos, realidades sociais, valorizando a pluralidade cultural, sem encerrar a discussão, partindo do óbvio, da realidade dos educandos e devolvendo de forma científica ao incluir a temática ao programa da disciplina, adotando também a prática da inclusão social.

Outros materiais