Buscar

SIMULADO SAUDE COLETIVA 01

Prévia do material em texto

SIMULADO SAÚDE COLETIVA
O bócio passou a ser considerado como doença carencial no final do século XIX. Sua maior incidência ocorre em:
(X) PRÉ-ADOLESCENTES FEMININOS, GESTANTES E ESCOLARES 
A adição de iodo ao sal de cozinha é uma medida de prevenção de:
R = BÓCIO
A anemia persiste como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis à carência de ferro, que sã o as crianças e gestantes. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir com o verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) No último trimestre da gestação ocorre o maior armazenamento de ferro pelo feto, e tanto crianças prematuras como os recém-nascidos a termo terão acumulado quantidades semelhantes desse micronutriente. 
( ) Alguns fatores, como a amamentação prolongada e a introdução precoce do leite de vaca, estão associados à anemia. 
( ) Nas gestantes adolescentes, a anemia tem seus efeitos menos pronunciados, pois a interrupção da menstruação constitui um fator de proteção, uma vez que não há perdas contínua s de ferro. 
( ) No Brasil, a anemia em crianças causada por parasitoses é preponderante em r elação à anemia de origem dietética. 
( ) Os elevados requerimentos fisiológicos de ferro na primeira infância tornam a criança especialmente vulnerável à anemia durante o segundo semestre do primeiro ano de vida e o segundo ano de vida. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
R= F - V - F - F - V 
A alimentação é fator de proteção - ou de risco - para a ocorrência de grande parte das doenças e causas de morte atuais. Por essa razão, considera -se que a inserção universa l, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde, integrada à s demais ações já garantidas pelo Sistema Único de Saúde (S US), poderá ter importante impacto na saúde das pessoas, famílias e comunidades. 
Organização Pan-Americana da Saúde. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes. Brasília, 2010 (adaptado). 
Nesse contexto, avalie as ações/estratégias que o nutricionista deverá adotar. 
I. Planejar, programar e realizar ações que envolvem a atenção à saúde da pessoa idosa, em sua área de abrangência. 
II. Orientar gestantes com inapetência a realizar refeições com maior quantidade de alimentos nos horários em que o apetite está presente. 
III. Orientar o consumo diário de três porções de frutas e três porções de legumes nas refeições diárias para todas as famílias. 
IV. Avaliar a re solubilidade das ações de alimentação e nutrição assistida realizadas pelas equipes de Saúde da Família, no âmbito federal. 
F - V - F - F - V 
V - F - F - F - V 
V - V - F - F - V 
F - V - V - V - F 
2a Questão (Ref.: 201301262501) 
A alimentação é fator de proteção - ou de risco - para a ocorrência de grande part e das doenças e causas de morte atuais. Por essa razão, considera -se que a inserção universa l, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde, integrada à s demais ações já garantidas pelo Sistema 
Único de Saúde (S US) poderá ter importante im pacto na saúde das pessoas, famí lias e comunidades. 
Organização Pan-Americana da Saúde. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes. Brasília, 2010 (adaptado). 
Nesse contexto, avalie as ações/estratégias que o nutricionista deverá adotar. 
I. Planejar, programar e realizar ações que envolvem a atenção à saúde da pessoa idosa, em sua área de abrangência. 
II. Orientar gestantes com inapetência a realizar refeições com maior quantidade de alimentos nos horários em que o apetite está presente. 
III. Orientar o consumo diário de três porções de frutas e três porções de legumes nas refeições diárias para todas as famílias. 
IV. Avaliar a re solubilidade das ações de alimentação e nutrição assistida realizadas pelas equipes de Saúde da Família, no âmbito federal. 
É correto apenas o que se afirma em 
I e III
Atualmente, sabe-se que a deficiência de vitamina A pode provocar quadros de imuno deficiência de origem exclusivamente nutricional. Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: 
I. Os dados dos últimos 20 anos indicam que a deficiência de vitamina A (DVA) é um problema com magnitude de saúde pública em todo o país. 
II. A deficiência de vitamina A é considerada um dos problemas de saúde pública de fácil prevenção. 
III.As intervenções para o controle de DVA são: distribuição de megadoses de vitamina A durante campanhas de multivacinação e ações educativas, ambas implementadas em todo o território nacional, como parte do Programa N acional de Deficiência de vitamina A 
(X) As alternativas I, II e III estão corretas
A prevenção específica da endemia bocígena no Brasil é feita por meio da:
IODATAÇÃO DO SAL DE COZINHA
Atualmente, sabe-se que a deficiência de vitamina A pode provocar quadros de imunodeficiência de origem exclusivamente nutricional. Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: 
I. Os dados dos últimos 20 anos indicam que a deficiência de vitamina A (DVA) é um problema com magnitude de saúde pública em todo o país;
 II. As intervenções para o controle de DVA são: distribuição de megadoses de vitamina A e ações educativas, como parte do Programa Nacional de Suplementação de vitamina A;
 III O público alvo do programa é crianças de 06 a 59 meses, puérperas e idosos;
 IV O Ministério da Saúde estabelece um sistema de monitoramento que permita a avaliação do processo e impacto da suplementação; 
V O profissional responsável pelo programa dentro da Unidade de Saúde é o enfermeiro da sala de vacina. 
Assinale a opção CORRETA:
II e IV
As diretrizes da Política Nacional de Alimentação e nutrição , promulgada através promulgada através da portaria do MS no 710 de 10/06/1 999, teve, como u m dos objetivos, criar a área técnica de alimentação e nutrição, inserida no organograma de Saúde do município. Marque a alternativa que cita uma das atribuições 
desta área técnica:
R = Prestar cooperação técnica a todos os municípios do território brasileiro na implementação das ações de alimentação e nutrição
Sobre a PNAN, com suas características peculiares de intersetorialidade e de vinculação à Política de Segurança Alimentar e Nutricional, é correto afirmar : 
R= Caberá aos gestores do SUS, em suas respectivas áreas de abrangência, promover a implementação e a avaliação dessa política.
Muitos foram os avanços n o campo da segurança alimentar e nutricional no Brasil, em decorrência da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. 
I O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SI SAN) foi criado co m o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA). 
II De acordo com a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, são deveres do poder público a promoção, o monitora mento e a avaliação do DHAA. 
III Participam do SISAN, entre outros, os conselhos de segurança alimenta r e nutricional, nas três esferas de governo: federal, esta dual e municipal
 
TODOS OS ITENS ESTÃO CERTOS
Princípio do SUS que rompeu com o modelo de saúde excludente, em que somente os contribuintes da previdência social tinham direito à assistência à saúde:
 EQUIDADE
Leia esta notícia: "Expansão agrícola impulsiona comércio de agrotóxicos no Brasil " O comércio de agrotóxicos no Brasil cresceu 190% entre 2000 e 2 010, mais que o dobro da média mundial, de 93%. A informação é resultado de um estudo sobre o mercado do produto no Brasil divulgado em 11/04/2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, esse crescimento foi impulsionado em grande parte pela expansão agrícola no país, o que faz do Brasil o maior mercado doméstico de agrotóxicos do mundo, à frente dos Estados Unidos. Em 2010, o mercado nacional movimentou US$ 7,3 bilhões,o que representa 14,25% do total mundial, que chegou a U S$ 51,2 bilhões. O mercado de agrotóxicos no Brasil é altamente concentrado, assim como no restante do mundo. As dez maiores empresas do se tor são responsáveis por 65% da produção nacional e por 75% das vendas. Em termos globais, as 13 maiores empresas dominam 8 3% do mercado mundial e a penas seis (Basf, Bayer, Dow, Dupont, Monsanto e Syngenta) detêm 66% (Eco debate, 2012). As empresas que produzem agrotóxicos possuem forte influência financeira, desta forma, devemos eliminar 
de nossas refeições todos os alimentos que estão contaminados com agrotóxicos PORQUE as produções de alimentos orgânicos jamais darão conta de suprir o mercado interno de frutas, ver duras e legumes, além disso, são produtos car os e não tem o mesmo aspecto dos que são produzido em larga escala. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
AS DUAS ASSERÇÕES SÃO PROPOSIÇÕES FALSAS
Para o alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição são definidas como diretrizes: 
Estímulo às ações intersetoriais com vistas a o acesso universal aos alimentos.
II. Monitoramento da situação alimentar e nutricional. 
III.Promoção de prá ticas alimentares e estilos de vida saudáveis. 
Está (ão) COR RETA (s) a (s) afirmação (ões)
R = I, II e III 
Estudo acerca da tendência histórica de redução da desnutrição no Brasil, entre 1974 e 2007, conclui que o desenvolvimento socioeconômico, unido a políticas públicas favoráveis à equidade, encaminharam para um quadro de melhorias na condição de vida e na redução da desnutrição infantil. (MONTEIRO, C.A.M; BE NICIO, M.H.D.; CONDE, W.L. ; KONNO,S. et.al., 2010). 
Avalie as seguintes a firmações:
 
I. Promover a saúde e a alimentação adequada e saudável; fortalecer os instrumentos de controle social, de vigilância nutricional e de fiscalização de alimentos ; monitorar a propaganda e rotulagem são medida s capazes de contribuir para a continuação da evolução favorável do cenário apresentado no texto acima . 
II. Entende-se por alimentação saudável aquela que é de fácil acesso, em quantidade suficiente e de modo permanente, conforme explicitado no direito humano à alimentação adequada segundo o qual todas as 
pessoas devem estar livres da fome. 
III. A vulnerabilidade à fome ou a exposição à insegurança alimentar e nutricional torna-se mais aguda quando a análise se baseia nos indicadores indiretos d o estado nutricional, uma vez que assim se abrange um contingente mais amplo e diversificado da população em situação de risco.
 IV. Aquilo que se come e bebe não é somente uma questão de escol ha individual. A pobreza, a exclusão social e a qualidade da informação disponível frustram, ou pelo menos restringem, a escolha de uma alimentação adequada e saudável. 
É correto apenas o que se afirma em
I, III e IV
De acordo com a Portaria no 2.24 6/GM, de 18 de outubro de 2004, é CORRETO afirmar que o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN): 
I. Identifica áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais sob o risco dos agravos nutricionais. 
II. Promove o dia gnóstico precoce dos agravos nutricionais, se ja de baixo peso ou sobre peso e/ou obesidade, possibilitando ações preventivas. 
III. Estabelece que as ações do SISV AN possam ser ofertadas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por estabelecimentos de assistência à saúde. 
IV. Possibilita o acompanhamento e a avaliação do estado nutricional de famílias beneficiadas de programas sociais. 
Assinale a opção correta: 
TODOS OS ITENS ESTÃO CERTOS
Segundo a Portaria nº 6 48/GM, de 28 de março de 2 006, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, o SISVAN é um dos sistemas que deve ter uma alimentação de dados regular para evitar a suspensão do repasse de recursos do Piso da Atenção Básica/PAB . De acordo com essa porta ria e segundo os proto colos do SISVAN, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V ) ou falsas (F): 
( ) Considera-se alimentação regular dos dados quando o registro é feito com periodicidade ininterrupta, ou seja, todos os meses do a no. 
( ) Considera-se alimentação irregular dos dado s a ausência de envio de in formações por 2 meses consecutivos. 
( ) Considera-se alimentação regular dos dados quando a cada dois meses eles são la nçados no sistema. 
( ) Considera-se alimentação irregular dos dado s a ausência de envio de in formações por 3 meses alternados no período de um ano. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
R= V - V - F - V 
Observe os sistema s de in formação listados e aponte o que se constitui em base de dados relacionados à alimentação e nutrição:
(X) SISVAN
As seguintes doença s nutricionais são problema s de saúde pública no Brasil:
ANEMIAS NUTRICIONAIS, HIPOVITAMINOS E A, BÓCIO ENDÊMICO E CÁRIE DENTAL
A doença carencial que mais atinge pessoas em todo mundo é: 
ANEMIA FERROPRIVA 
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNS F) se destina à suplementação preventiva de todas as crianças de 6 a 18 meses com sulfato ferroso e prevê a orientação adequada da alimentação complementar, pelo seu importante papel no suprimento de ferro durante a infância. 
Sobre essa suplementação, identifique as afirmativas a seguir com o verdadeiras ( V) ou falsas (F): 
( ) A biodisponibilidade de ferro permite a absorção de 50% do mineral presente no leite materno, enquanto a absorção do ferro no leite de vaca, que possui quantidade s semelhantes, é de 10%. 
( ) O ferro heme, presente nas carnes e víscera s, tem maior biodisponibilidade, embora esteja exposto a fatores inibidores, como fitatos e taninos, que diminuem sua absorção. 
( ) O ferro não- heme, contido nos cereais, leguminosas e hortaliças, é absorvido de 2 a 10% pelo organismo e pode ter suas taxa s de absorção aumentadas ou diminuídas na presença de determinados alimentos . 
( ) A recomendação de ferro para crianças de seis a 12 meses é de 11 mg/dia, daí a necessidade de oferecer alimentos à criança com maior quantidade de ferro heme e suco de fruta natural, a pós o almoço e jantar, para aumentar a absorção de ferro não -heme. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
Os principais grupos biológicos afetados pelas anemias são:
GESTANTES E CRIANÇAS MENORES DE 6 ANOS DE IDADE
As seguintes doenças nutricionais são problemas de saúde pública no Brasil
ANEMIAS NUTRICIONAIS, HIPOVITAMINOSE A, BÓCIO ENDÊMICO E CÁRIE DENTAL 
O objetivo da atuação do nutricionista em saúde pública é:
PROMOVER PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COM VISTA S À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E À PREVENÇÃO DE MORBIDADE
Algumas deficiências d e micronutrientes são relativamente comuns em países em desenvolvimento e se destacam na agenda de vigilância alimentar e nutricional do Brasil. A respeito dessa agenda destacam-se, em ordem decrescente de prevalência, as deficiências de:
 FERRO, VITAMINA A E IODO
Em relação aos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA 
A SUA BASE JURÍDICO-LEGAL DEFENDE UMA CONCEPÇÃO DE SAÚDE RELACIONADA À AUSÊNCIA DE DOENÇAS E À HIGIDEZ FÍSICA E MENTAL, EMBORA O MOVIMENTO SANITÁRIO ENTENDA A SAÚDE NUMA CONCEPÇÃO AMPLIADA ESSES PRINCÍPIOS SÃO UM PRODUTO DA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA ORIGINADO DO MOVIMENTO SANITÁRIO, PROCESSO POLÍTICO QUE MOBILIZOU A SOCIEDADE BRASILEIRA PARA PROPOR NOVAS POLÍTICAS E NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS, SERVIÇOS E PRÁTICAS DE SAÚDE
Algumas questões relacionadas à alimentação e nutrição no Brasil são bastante complexas, pois, de um lado, observam-se situações de extrema carência nutricional e, de outro, a evolução epidêmica da obesidade. 
Avaliações recentes demonstram que a obesidade na população brasileira está se tornando mais frequente do que a própria desnutrição infantil. Esse processo de mudançaé conhecido como: 
TRANSIÇÃO NUTRICIONAL
As características da transição nutricional brasileira a partir das análises dos estudos de avaliação nutricional de maior cobertura revelam que:
houve modificações no perfil nutricional da população, caracterizadas p ela redução da prevalência de desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade.
Com relação à aquisição dos gêneros alimentícios com recursos do FNDE, no âmbito do PNAE, leia e analise as afirmações abaixo:
É proibida a aquisição de bebidas com baixo teor nutricional tais como refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas similares. 
II. É restrita (no máximo 30% dos recursos) a aquisição de alimentos enlatados, embutidos, doces, alimentos compostos, preparações semiprontas (ou prontas) para o consumo, ou alimentos concentrados com quantidade elevada de sódio ou de gordura saturada. 
III. Como forma de evitar o desperdício, o cardápio deverá ser planejado a partir dos gêneros adquiridos.
 IV. No mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE, deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios, diretamente, da Agricultura Familiar e do 
Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações. 
V. Toda a aquisição de gêneros alimentícios deverá ser realizada 
por processo licitatório, assim como ocorre nas demais instituições públicas do país. Assinale a alternativa correta
CORRETAS APENAS AS AFIRMAÇÕES I, II E IV.
Segundo recomendação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, o primeiro passo considerado necessário para haver atitude de vigilância nutricional é:
valorização do estado nutricional dos indivíduos como fator de importância para a saúde e para a ausência de doenças monitorar exclusivamente o grupo de crianças de zero a dois anos de idade 
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) estabelece as seguintes diretrizes, entre outras.
prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação e nutrição, e a garantia de atenção a todos os pacientes, com sensibilidade para aspectos culturais e desejos pessoais, na visão de cuidado integral centrado na pessoa. 
"A alimentação adequada é um direito humano básico reconhecido pelo Pacto Internacional de Direitos Humanos" e a segurança alimentar e nutricional trata de como este direito pode e deve ser garantido. Em relação a esses dois pontos, é CORRETO afirmar que: 
O BRASIL PRODUZ ALIMENTOS EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA ALIMENTAR TODA A SUA POPULAÇÃO.
Em relação à Atenção Básica, considere as seguintes afirmativas: 
1. É responsabilidade do município organiza r os seus serviços de saúde, considerando a intersetorialidade , com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde com outros ser viços que não atuam no âmbito do SUS. 
2. É tarefa da Atenção Básica realizar escuta qualificada da s necessidades dos usuários internados na unidade hospitalar, promovendo ações curativas e participando da prevenção das infecções hospitalares. 
3. É tarefa da Atenção Básica realizar o primeiro atendimento às urgências odontológicas. 
Assinale a alternativa correta
SOMENTE AS AFIRMATIVAS 1 E 3 SÃO VERDADEIRAS
Na avaliação do estado nutricional, utilizamos um índice que é a combinação entre duas medidas antropométricas ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica. O MS/SISVAN recomenda índices específicos para as diferentes faixas etárias. Acerca disso, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 
1. 0 a 5 anos. ( ) E/I, IMC/idade. 
2. 5 a 10 anos. ( ) IMC, CC. 
3. 10 a 19 anos. ( ) E/I, P/I, IMC/idade. 
4. 20 a 60 anos. ( ) IMC. 
5. > 60 anos. ( ) E/I, P/I, P/E, IMC/idade. 
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
3 - 4 - 2 - 5 – 1
O conceito de saúde construído na VIII Conferência Nacional de Saúde ( 1986), cujos pressupostos ainda hoje são considerados a base de discussão para as práticas neste campo no Brasil, é assim definido: 
"Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviço s de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das forma s de organização social, de produção, as quais pode m gerar grandes desigualdades nos níveis de vida." 
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório Final da 8a Conferência Nacional de Saúde. 17 a 21 de março de 1986.
Considerando os pressupostos desse conceito e a s políticas e os programas deles decorrentes, avalie a afirmações a seguir. 
I. A orientação ao paciente para a modificação de comportamentos inadequados e a adoção de um estilo d e vida saudável é uma estratégia no campo da promoção da saúde. 
II. A prevenção da obesidade por meio da reeducação alimenta r é uma medida de redução de danos e tem relação com a promoção da saúde. 
III. A amplitude dos benefícios do aleitamento materno permite que este seja considerado uma medida de prevenção primária, secundária e terciária. 
IV. O monitoramento d o teor de sódio dos produtos processados, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVIS A) em parceria com os órgãos de Vigilância Sanitária em Estados e Municípios, é uma ação de vigilância alimentar e nutricional. 
É correto apenas o que se afirma em
I, II e IV
Avalie as afirmativas abaixo e classifique c omo Verdadeira (V) ou Falsa (F), assinalando a seqüência correta. 
São objetivos do Sistema Único de Saúde (S US):
( ) a identificação dos fatores condicionantes e de terminantes da saúde; 
( ) a divulgação dos fatores condicionantes e de terminantes da saúde; 
( ) a formulação de políticas de saúde destinadas a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos; 
( ) execução de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, integrando as ações assistenciais com as preventivas, de modo a garantir à s pessoas a assistência integral à sua saúde. 
V, V, V, V
De acordo com o Guia alimentar para a população brasileira, assinale a alternativa que contempla os atributos básicos para que se tenha uma alimentação saudável.
ACESSIBILIDADE FÍSICA E FINANCEIRA, SABOR, COR, VARIEDADE , HARMONIA E SEGURANÇA SANITÁRIA.
O objetivo da atuação do nutricionista em saúde pública é: 
PROMOVER PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS COM VISTAS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E À PREVENÇÃO DE MORBIDADES 
Segundo recomendação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, o primeiro passo considerado necessário para ha ver atitude de vigilância nutricional é
VALORIZAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS COMO FATOR DE IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE E PARA A AUSÊNCIA DE DOENÇAS 
Considere as afirmativas a seguir: 
I. Na rede de saúde, o SIS VAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) constitui um instrumento de resposta aos agravos nutricionais da população, porém suas limitaçõe s são norteada s pelos programas preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). 
II. O êxito na realização de ações preventivas e curativas na rede de saúde independe de atividade educativas. 
É correto afirmar que 
A AFIRMATIVA I É VERDADEIRA E A II É FALSA
Numa ação de caráter interministerial "Ministérios da Saúde e Educação" , contando com a contribuição do SISVAN, foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE) . Trata -se de um programa que tem como principal objetivo "promover a saúde e a cultura da paz, re forçando a prevenção de agravo s à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação ". O programa vis a prevenir e promover a 
saúde por meio de avaliações do estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, controle de cárie, acuidade visual e auditiva e também psicológica do estudante. 
Sobre o PSE, considere as seguintes afirmativas: 
1. Para efeito de cadastro e monitoramento no SISVAN,os escola res atendidos pelo PSE deverão ser mensurados a cada dois a nos. 
2. Ao registrar o acompanhamento no sistema informatizado, os escolares devem ser vinculados ao "Saúde na Escola" mediante o preenchimento no sistema no campo Tipo de Acompanhamento. 
3. Os dados que alimenta m o SISVAN devem servir de subsídio para as ações de prevenção de doenças crônicas e agravos nutricionais dos estudantes. 
4. Para atender ao PSE, a avaliação do estado nutricional e alimentar de crianças e m fase escolar, realizada pelas equipes de Saúde da Família, poderá ser registrada no SISVA N Web. Assinale a alternativa correta
SOMENTE AS AFIRMATIVAS 2, 3 E 4 SÃO VERDADEIRAS
O Brasil adotou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde- PACS (1991) e o Programa de Saúde da Família-PSF (1994) como estratégias para contribuir na construção de um novo modelo de atenção integral à saúde das famílias. Logo, são estratégias voltadas para a reorganização das ações de ABS, que se fundamentam em uma nova ética política institucional. Os princípios e bases organizativas revelam-se nos seguintes objetivos: 
Prestar, na unidade de saúde e no domicílio, assistência integral, contínua, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita; 
II- Prestar, na unidade hospitalar, assistência integral, com resolubilidade e boa qualidade às necessidades de saúde da população adstrita;
 III- Intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta; IV- Eleger o indivíduo como núcleo básico de abordagem no atendimento à saúde; 
V- Humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população. Estão corretos apenas os itens: 
I, III e V
O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira foram definidos como objetivos do SUS os seguintes:
 I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; 
II - O controle de bens de consumo que não têm relação com a saúde; 
III - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos; 
IV - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas; 
V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar. 
Estão corretos apenas os itens: 
I, III e IV
De acordo com a Portaria no 2.246/GM, de 18 de outubro de 2004, é CORRETO afirmar que o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN): 
Identifica áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais sob o risco dos agravos nutricionais. 
II. Promove o diagnóstico precoce dos agravos nutricionais, seja de baixo peso ou sobrepeso e/ou obesidade, possibilitando ações preventivas. 
III. Estabelece que as ações do SISVAN possam ser ofertadas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por estabelecimentos de assistência à saúde.
 IV. Possibilita o acompanhamento e a avaliação do estado nutricional de famílias beneficiadas de programas sociais.
 V. Identifica áreas prioritárias para a implantação do Programa Saúde da Família. Assinale a opção CORRETA: 
 I, II, III e IV 
Considerando as determinações da Resolução/CD/FNDE N° 26/2013, os alunos que estudam em período parcial, realizando apenas uma refeição na escola e que a escola não está localizada em comunidades indígenas, nem em áreas remanescentes de quilombos, complete o texto abaixo: Os cardápios da alimentação escolar deverão 
ser planejados, de modo, a atender, em média, no mínimo _________ das necessidades nutricionais dos alunos. Deverão oferecer alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, tradições e hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do ________________. Devem oferecer ainda, pelo menos, _________ porções de frutas e hortaliças por semana. 
Recomenda-se também, dentre outras questões, que em média, a alimentação tenha no máximo: ________ da energia total proveniente de gordura trans e ________ de sódio. 
20%, rendimento escolar, três, 1%, 600mg. 
30%, rendimento nutricional, três, 1%, 600mg. 
20%, estado nutricional, três, 1%, 400mg. 
30%, estado nutricional, três, 1%, 400mg. 
20%, RENDIMENTO ESCOLAR, TRÊS, 1%, 400MG. 
Em 15 de setembro de 2006, a promulgação da Lei nº 11.346 (LOSAN), que criou o SISAN, reforçou o direito à alimentação como um direito humano e social básico (Art. 2º), além de fortalecer as condições para a exigibilidade e a justiciabilidade do direito humano à alimentação adequada (DHAA). Acerca do assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
A LOSAN define que cabe ao indivíduo o exercício de respeitar, proteger e prover o seu DHAA 
A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável (Decreto 6.040/07) prevê sua articulação e integração com o SISAN. 
O SISAN deve contar com CONSEA´s legitimados em todas as três esferas de governo. 
A LOSAN prevê a integração e a articulação dos diferentes níveis de governos e a sociedade civil na formulação e no monitoramento das políticas públicas que promovam a segurança alimentar e nutricional (SAN). 
No âmbito do SISAN, são contempladas ações de educação alimentar e nutricional. 
Com relação à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) uma das prioridades será o mapeamento das endemias carenciais. Um ponto prioritário da questão alimentar e nutricional está relacionado às deficiências de micronutrientes, centralizadas no trinômio: 
VITAMINA A, FERRO E IODO 
Considere os seguintes fatores: 
I. Data de nascimento, sexo , peso, altura 
II. Peso ao nascer, aleitamento ma terno, peso pré -gestacional 
III. Data da última menstruação, condições socioeconômicas, dobras cutâneas 
IV. Escolaridade, condições de moradia, saneamento básico 
As informações re levantes que devem ser coletadas para produzir os indicadores da Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) estão contempladas nos fatores: 
I e II 
Considere as afirmações abaixo sobre a Atenção primaria à Saúde. 
A Atenção Primária à Saúde, primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, pode ser considerada como o primeiro elemento de um continuado processo de assistência à saúde.
 II. A relação e o estabelecimento de vínculo entre a equipe de saúde de família e o usuário de um serviço de saúde de Atenção Básica são essenciais para um bom cuidado em saúde. 
III. O conceito de "Porta de entrada", muito utilizado no Sistema de Saúde brasileiro, refere-se ao formato de acesso dos usuários em cada nível do sistema. Esses níveis possuem entrada própria, sendo permitido ao usuário o acesso livre e opcional a cada nível de atenção, pelo fato do sistema ser universal. Está (ão) correta (s): 
I e II 
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, integra os esforços do Estado Brasileiro que, por meio de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) A garantia da Segurança Alimentar e Nutricional - SAN é um dos propósitos da 
PNAN;
 ( ) A PNAN tem como um dos princípios o respeito à diversidade e à cultura alimentar; ( ) Um outro princípio da PNAN é a determinação social e a natureza interdisciplinar e intersetorial da alimentação e nutrição; 
( ) A cooperação e articulação para SAN é uma das diretrizes da PNAN
 ( ) A PNAN cumprindo seu papel de zelar pela melhoria da condição nutricional da população brasileira, pode ignorar a desnutrição infantilque ocorre em alguns municípios brasileiros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
V, V, V, V, F
A prevenção específica da endemia bocígena no Brasil é feita por meio da:
IODATAÇÃO DO SAL DE COZINHA 
Sobre a PNAN, com suas características peculiares de intersetorialidade e de vinculação à Política de Segurança Alimentar e Nutricional, é correto afirmar : 
CABERÁ AOS GESTORES DO SUS, EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ABRANGÊNCIA, PROMOVER A IMPLEMENTAÇÃO E A AVALIAÇÃO DESSA POLÍTICA
Princípio do SUS que rompeu com o modelo de saúde excludente, em que somente os contribuintes da previdência social tinham direito à assistência à saúde:
EQUIDADE
Leia esta notícia: "Expansão agrícola impulsiona comércio de agrotóxicos no Brasil " O comércio de agrotóxicos no Brasil cresceu 190% entre 2000 e 2 010, mais que o dobro da média mundial, de 93%. A informação é resultado de um estudo sobre o mercado do produto no Brasil divulgado em 11/04/2012 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). De acordo com o diretor da ANVISA, Agenor Álvares, esse crescimento foi impulsionado em grande parte pela expansão agrícola no país, o que faz do Brasil o maior mercado doméstico de agrotóxicos do mundo, à frente dos Estados Unidos. Em 2010, o mercado nacional movimentou US$ 7,3 bilhões, o que representa 14,25% do total mundial, que chegou a U S$ 51,2 bilhões. O mercado de agrotóxicos no Brasil é altamente concentrado, assim como no restante do mundo. As dez maiores empresas do setor são responsáveis por 65% da produção nacional e por 75% das vendas. Em termos globais, as 13 maiores empresas dominam 8 3% do mercado mundial e a penas seis (Basf, Bayer, Dow, Dupont, Monsanto e Syngenta) detêm 66% (Eco debate, 2012). As empresas que produzem agrotóxicos possuem forte influência financeira, desta forma, devemos eliminar de nossas refeições todos os alimentos que estão contaminados com agrotóxicos PORQUE as produções de alimentos orgânicos jamais darão conta de suprir o mercado interno de frutas, ver duras e legumes, além disso, são produtos caros e não tem o mesmo aspecto dos que são produzido em larga escala. Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições falsas
Para o alcance do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição são definidas como diretrizes:
I. Estímulo às ações interse toriais com vistas a o acesso universal aos alimentos.
II. Monitoramento da situação alimentar e nutricional. 
III.Promoção de prá ticas alimentares e estilos de vida saudáveis. 
Está (ão) COR RETA (s) a (s) afirmação (ões): 
I, II e III
Observe os sistemas de informação listados e aponte o que se constitui em base de dados relacionados à alimentação e nutrição:
SISVAN
O ferro é um nutriente essencial e vital para muitas atividades celulares, porém, representa um problema para milhões de pessoas, pois não consomem alimentos ricos deste mineral. De acordo com as alternativas abaixo, assinale a que contém grupos menos vulneráveis a esta deficiência:
ADULTOS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POFs com intuito principal de disponibilizar informações sobre a composição orçamentária doméstica e sobre as condições de vida da população. Em relação aos resultados sobre o consumo/aquisição alimentar encontrados na pesquisa 2008/2009, identifique a alternativa INCORRETA
O CONSUMO DE GORDURA FOI MENOR NAS FAMÍLIAS DE MAIS ALTA RENDA.
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (P NAN), homologada pelo Conselho Nacional de Saúde, em 1999, foi construída de forma democrática e participativa, tendo como pilares o direito humano à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. Para sua consolidação estão previstas sete diretrizes, dentre elas o monitoramento da situação alimentar
E NUTRICIONAL, PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS, ESTÍMULO A AÇÕES QUE AMPLIEM O ACESSO AOS ALIMENTOS;
Leia a s afirmativas a seguir com relação à procedência das fontes de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (S ISVAN):
I. O objetivo das pesquisas populacionais é fornecer informação para o estabelecimento e a avaliação de políticas e programas públicos. 
II. Nos serviços de saúde, o SISVAN representa o processo de identificação do risco nutricional, propiciando a intervenção no ato do diagnóstico. 
III. Os dados gerados nas pesquisas populacionais identificam e individualizam os problemas nutricionais. 
IV. Os dados gerados nas pesquisas populacionais propiciam intervenção nutricional rápida e com menor 
custo em relação aos dos dados gerados nos serviços de saúde; 
APENAS AS AFIRMATIVAS I E II ESTÃO CORRETAS
No Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISV AN) uma das atribuições dos serviços de saúde é:
A ASSISTÊNCIA, EM NÍVEL INDIVIDUAL, DOS INDIVÍDUOS EM RISCO NUTRICIONAIS
O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira foram definidos como objetivos do SUS os seguintes:
 I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; 
II - O controle de bens de consumo que não têm relação com a saúde; 
III - A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a redução de riscos de doenças e de outros agravos; 
IV - A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas; 
V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar. 
Estão corretos apenas os itens: 
I, III e IV
O PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR é o programa social mais antigo no Brasil, criado em 1954 e implementado em 1955, através do Decreto nº 37.106/55, com o objetivo de atender a alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) 
matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio de transferência de recursos financeiros. Em relação ao PNAE é CORRETO afirmar que: 
I O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento;
 II O programa é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs);
 III O PNAE tem como um dos princípios a Integralidade; 
IV O PNAE tem como uma das diretrizes inclusão da Educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem; 
V O objetivo das ações educativas no PNAE é incorporar o tema da alimentação e nutrição no contexto escolar, 
com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde. Assinale a opção CORRETA
SOMENTE AS AFIRMATIVAS 2, 3 E 4 SÃO VERDADEIRAS.
Assinale a alternativa correta, em relação ao Programa Saúde da Família (PSF).
Os princípios do SUS relacionados à integralidade, universalidade, descentralização e participação da comunidade servem de base para o PSF. 
Doenças carenciais, como a anemia ferropriva, a desnutrição energético-proteica e o bócio, que ocorrem com uma frequência regular e praticamente constante, são definidas pela Política Nacional de Alimentação e ]Nutrição como
ENDEMIAS CARENCIAIS
A alimentação é fator de proteção - ou de risco - para a ocorrência de grande part e das doenças e causas de morte atuais. Por essa razão, considera -se que a inserção universa l, sistemática e qualificada de ações de alimentação e nutrição na atenção primária à saúde, integrada à s demais ações já garantidas pelo Sistema Único de Saúde (S US), poderá ter importante impacto na saúde das pessoas, famílias e comunidades. 
OrganizaçãoPan-Americana da Saúde. Linhas de cuidado: hipertensão arterial e diabetes. Brasília, 2010 (adaptado). 
Nesse contexto, avalie as ações/estratégias que o nutricionista deverá adotar. 
I. Planejar, programar e realizarações que envolvem a atenção à saúde da pessoa idosa, em sua área de abrangência. 
II. Orientar gestantes com inapetencia a realizar refeições com maior quantidade de alimentos nos horários em que o apetite está presente. 
III. Orientar o consumo diário de três porções de frutas e três porções de leg umes nas refeições diárias para todas as famílias. 
IV. Avaliar a re solubilidade das ações de alimenta ção e nutrição assistida re alizadas pelas equipes de Saúde da Família, no âmbito federal. 
É correto apenas o q ue se afirma em
I e III.
Estudo acerca da tendência histórica de redução da desnutrição no Brasil, entre 1974 e 2007, conclui que o desenvolvimento socioeconômico, unido a políticas públicas favoráveis à equidade, encaminharam para um quadro de melhorias na condição de vida e na redução da desnutrição infantil. (MONTEIRO, C.A.M; BE NICIO, 
M.H.D.; CONDE, W.L. ; KONNO,S. et.al., 2010). 
Avalie as seguintes a firmações: 
I. Promover a saúde e a alimentação adequada e saudável; fortalecer os instrumentos de controle social, de vigilância nutricional e de fiscalização de alimentos ; monitorar a propaganda e rotulagem são medida s capazes de contribuir para a continuação da evolução favorável do cenário apresentado no texto acima . 
II. Entende-se por alimentação saudável aquela que é de fácil acesso, em quantidade suficiente e de modo permanente, conforme explicitado no direito humano à alimentação adequada segundo o qual todas as pessoas devem estar livres da fome. 
A vulnerabilidade à fome ou a exposição à insegurança alimentar e nutricional torna-se mais aguda quando a análise se baseia nos indicadores indiretos d o estado nutricional, uma vez que assim se abrange um contingente mais amplo e diversificado da população em situação de risco.
 IV. Aquilo que se come e bebe não é somente uma questão de escol ha individual. A pobreza, a exclusão social e a qualidade da informação disponível frustram, ou pelo menos restringem, a escolha de uma alimentação adequada e saudável. 
É correto apenas o que se afirma em:
Segundo recomendação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, o primeiro passo considerado necessário para haver ¿atitude de vigilância nutricional¿ é:
valorização do estado nutricional dos indivíduos como fator de importância para a saúde e para a ausência de doenças monitorar exclusivamente o grupo de crianças de zero a dois anos de idade 
"A alimentação adequada é um direito humano básico reconhecido pelo Pacto Internacional de Direitos Humanos" e a segurança alimentar e nutricional trata de como este direito pode e deve ser garantido. Em relação a esses dois pontos, é CORRETO afirmar que
O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda a sua população.
Em relação à Atenção Básica, considere as seguintes afirmativas: 
1. É responsabilidade do município organiza r os seus serviços de saúde, considerando a intersetorialidade, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde com outros ser viços que não atuam no âmbito do SU S. 
2. É tarefa da Atenção Básica realizar escuta qualificada da s necessidades dos usuários internados na unidade hospitalar, promovendo ações curativas e participando da prevenção das infecções hospitalares. 
3. É tarefa da Atenção Básica realizar o primeiro atendimento às urgências odontológicas. 
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

Continue navegando