Buscar

APOL 100: PRÁTICA PROFISSIONAL – LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA.

Prévia do material em texto

PRÁTICA PROFISSIONAL – LABORATÓRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA:
Questão 1/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tupi, or not tupi that is the question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com os sustos da psicologia impressa. O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. 3ª ed. Petrópolis: Vozes; Brasília: INL, 1976.
O trecho acima é um excerto de um dos manifestos do movimento modernista que ocorreu no Brasil. Quanto ao contexto social do modernismo brasileiro, considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, assinale a alternativa correta:
(A)	A arte moderna brasileira foi inspirada por tendências estrangeiras, por isso seu início se deu tardiamente, na década de 1950. 
(B)	Durante a 1ª Guerra Mundial, em meados da década de 1910, surge o movimento modernista no Brasil como uma forma de expressão desse período.
(C)	Nas décadas de 30 e 40 a arte moderna consolida seu espaço, com o apoio do governo Vargas que se utilizou da arte e da cultura para manter a unidade social.
(D)	O modernismo brasileiro restringiu-se à literatura, deixando de fora as artes plásticas e a música, por exemplo. 
(E)	Houve alguns expoentes artistas do pensamento modernista que se constituíram enquanto agentes individuais, sem existir um movimento propriamente dito.
Questão 2/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Observe a imagem a seguir:
Após esta avaliação, caso queira examinar mais detidamente o quadro, ele está disponível em PORTINARI, Cândido Café (1935)  [http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=44. Acesso em: 09 jun. 16].
O artista Cândido Portinari é um dos grandes nomes da cultura brasileira. Considerando o artigo-base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil e a produção e trajetória desse pintor, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Temática comum nas pinturas era o retrato da vida das classes mais abastadas do país, sem a presença de uma crítica social.
( V ) Um dos destaques do conjunto de obras de Portinari são os inúmeros painéis decorativos, públicos e monumentais.
( V ) Portinari foi o primeiro artista modernista do Brasil a receber um prêmio no exterior pela sua produção artística.
( F ) Apesar do estilo arrojado e da inovação nas técnicas de pintura, características modernistas, as obras de Portinari são consideradas como clássicas.
	
	A
	F – F – V –F.
	
	B
	V – F –V –F.
	
	C
	V – V –F –V.
	
	D
	F – V – V – F. 
	
	E
	F – V – F – V.
Questão 3/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Leia o excerto a seguir:
“As fontes fotográficas são uma possibilidade de investigação e descoberta que promete frutos na medida em que se tentar sistematizar suas informações, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e análise para a decifração de seus conteúdos e, por consequência, da realidade que os originou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
A inserção de novas fontes dentro da História, como a fotografia, demanda o desenvolvimento de metodologias específicas. Considerando isso e tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, assinale a alternativa correta:
(A)	A importação de modelos prontos de outras áreas já foi suficiente para atender à demanda das especificidades dessas fontes. 
(B)	As metodologias utilizadas na História para as fontes escritas também podem ser utilizadas para as fontes visuais, o que descarta a necessidade de novas abordagens. 
(C)	No caso da fotografia, o desenvolvimento das novas metodologias foi realizado por fotógrafos profissionais a pedido dos historiadores. 
(D)	Essas novas fontes exigiram do historiador que houvesse uma superação das antigas fronteiras, a fim da criação e desenvolvimento de metodologias adequadas.
(E)	A existência de uma metodologia em específico foi considerada como dispensável, já que as imagens continuam a ser utilizadas como ilustrações.
Questão 4/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Analise o fragmento de texto a seguir:
“As imagens acompanham o processo de hominização e de socialização do homem desde a pré-história, elas perpassam a vida e a organização social, ordenando a relação entre os homens e desses com o visível e o invisível. A confecção de máscaras mortuárias e a produção de lápides, desde a Antiguidade, apontam para a relação entre imagem e morte, bem como para a necessidade do homem de afirmar e de prolongar a vida frente à perspectiva de sua finitude”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Charles (Org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 10.
Ao longo do tempo, as imagens foram utilizadas para diversos fins e interpretadas de maneiras variadas. Em relação a esse processo e a fotografia, tendo como base o texto Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas a seguir:
I – Uma das ideias mais criticadas por diversos campos do conhecimento é a de que o que está impresso na fotografia é a realidade pura.
II – A história da fotografia é por vezes confundida com as várias abordagens sobre a imagem fotográfica, feitas ao decorrer do desenvolvimento do pensamento ocidental.
III – A fotografia foi interpretada em todos os contextos como a materialização da realidade tal como ela é.
IV – A definição da história da fotografia pode ser resumida aos avanços técnicos das máquinas fotográficas e dos equipamentos.
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
	
	A
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas. 
	
	E
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Questão 5/5 - Prática Profissional - Laboratório de Ensino Aprendizagem de História
Observe a imagem a seguir: 
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem detidamente, ela está disponível em: Fotografia de lâmpadas criadas por Thomas Edison, Estados Unidos (1879) [http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1172&sid=9. Acesso em: 11 jun. 16].
A criação da energia elétrica no século XIX foi um marco significativo para a sociedade da época e um fato fundamental para o desenvolvimento das máquinas fotográficas. Sobre essa invenção, com base no artigo Através da imagem: fotografia e história, leia as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( V ) No século XIX, a diferença entre a técnica e a magia era pouco definida, o que podia conferir à eletricidade um caráter mágico.
( F ) A eletricidade foi desmistificada desde sua criação, por causa do predomínio do pensamento racionalista no século XIX.
( V ) A criação da fotografia causou grande comoção nos artistas do período, os quais consideravam que a pintura ficaria em segundo plano, em comparação à qualidade técnica daquela.
( F ) Depois do surgimento da fotografia, a tradicional pintura de retratos foi extinta.
Agora assinale a sequência correta: 
	
	A
	V – V – F –F.
	
	BF – V – F –F.
	
	C
	F – F – V – V.
	
	D
	V – V – F – V.
	
	E
	V – F – V –F.